25/04/2024 às 11h44min - Atualizada em 25/04/2024 às 11h44min

Larissa Camargo representa Deputada Leci Brandão na entrega de emenda para escola do Jardim Zavaglia

A Escola executa seu Projeto Político Pedagógico de forma prática, trabalhando em todo currículo escolar questões da ancestralidade e povos originários

Larissa Camargo representa Deputada Leci Brandão na entrega de emenda para escola do Jardim Zavaglia (Divulgação)
Na última sexta-feira (19/04), representantes do movimento Negro, Comissão da Igualdade Racial da OAB e do Conselho Municipal da Comunidade Negra, foram convidados pela ex conselheira tutelar Larissa Camargo para conhecer o projeto de Educação Antirracista da Escola Estadual João Batista Gasparin no Jardim Zavaglia. A apresentação foi feita pela Direção da Escola e pela Coordenação Pedagógica e contou com a presença da representante da Diretoria Municipal de Ensino.

A Escola executa seu Projeto Político Pedagógico de forma prática, trabalhando em todo currículo escolar questões da ancestralidade e povos originários como valorização e reconhecimento de indígenas e negros e suas culturas e contribuições para o Brasil.

Além do currículo, toda escola possui em sua decoração artigos da cultura afro-indígena para que os alunos reconheçam importantes elementos de ancestralidade, reconhecimento de suas culturas e passem a se reconhecer como agentes de transformação da sua escola e de sua comunidade no processo de educação antirracista.

A população negra (pretos e pardos) representa 56% dos habitantes do Brasil, porém ser maioria em quantidade não representa maioria em igualdade de direitos. A juventude negra ainda é a que mais sofre violação de direitos e violência de todos os tipos. Os estudantes negros são os que mais aparecem entre os 10 milhões que estão fora da Escola.

Por isso torna-se ainda mais importante a ação efetiva e comprometida da Escola João Batista Gasparin, situada em uma Comunidade Periférica.

Larissa destaca a importância desse trabalho para destacar e valorizar e orgulho dos adolescentes negros da comunidade escolar: “escolher trabalhar com juventude periférica em tempos de ressignificar a educação é desafiador, mas extremamente gratificante durante todo o processo na luta por uma sociedade antirracista”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp