14/03/2024 às 11h21min - Atualizada em 14/03/2024 às 11h21min

Câmara Municipal instalou Parlamento Jovem 2024 nesta quarta-feira

A dirigente de Ensino, Débora Costa Blanco, cumprimentou os presentes e destacou os objetivos do projeto de desenvolver liderança, habilidades e competências

Plenário da Câmara Municipal de São Carlos durante a instalação do Parlamento Jovem, edição de 2024 nesta quarta feira
A Câmara Municipal de São Carlos realizou na tarde desta quarta-feira (13), na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha a instalação do Parlamento Jovem, edição de 2024. A cerimônia foi aberta pelo presidente do Legislativo, vereador Marquinho Amaral, e contou com as  presenças da dirigente regional de Ensino, Débora Costa Blanco, do vereador Gustavo Pozzi (propositor da Resolução No. 297, de 2017, que criou o programa), do vereador Bruno Zancheta, de integrantes da Diretoria Regional de Ensino, diretores de escolas e dos estudantes que participam do projeto.

Marquinho Amaral destacou a importância do Parlamento Jovem em sua quarta edição, lembrando que quando foi chefe de gabinete do ex-deputado federal Lobbe Neto, propositor do Parlamento Jovem Nacional, presenciou o trabalho que deu oportunidade de estudantes ingressarem na vida política. 

“Espero que nestes três dias de experiência parlamentar, vocês conheçam o Legislativo e no futuro coloquem seus nomes para ocupar cargos públicos, pois precisamos de pessoas idealistas que tenham a vontade de ajudar o próximo”, disse Marquinho ao se dirigir aos alunos.

Ele acrescentou uma saudação especial a cada estudante autor dos projetos selecionados para participar do Parlamento Jovem, representando as escolas Dona Aracy Leite Pereira Lopes, Professor Adail Malmegrim Gonçalves, Conde Do Pinhal, Professor João Batista Gasparin, Professora Maria Ramos, Professor Luiz Viviani Filho, Professor Aduar Kemell Dibo, Professor Ludgero Braga, Professor Marivaldo Carlos Degan, Professor João Jorge Marmorato, Esterina Placco (2), Professor Sebastião de Oliveira Rocha (2), Doutor Álvaro Guião, Attilia Prado Margarido, Jesuíno de Arruda, Professor José Juliano Neto, Professor Gabriel Felix do Amaral, Professor Arlindo Bittencourt e Professor Orlando Perez.

A dirigente de Ensino, Débora Costa Blanco, cumprimentou os presentes e destacou os objetivos do projeto de desenvolver liderança, habilidades e competências como se expressar, escrever, conhecer a política realizada em benefício da sociedade. Destacou a oportunidade dos alunos vivenciarem o dia a dia de um vereador, aprendendo no contexto real da Câmara Municipal.  A dirigente disse que há bons projetos na edição do Parlamento Jovem, os quais foram elaborados com apoio dos professores.

O vereador Gustavo Pozzi explicou que os projetos foram classificados conforme o tema da proposta (Educação, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e outros). Nesta quarta-feira os estudantes receberam kits e camisetas. A dinâmica incluiu a composição da Mesa Diretora dos trabalhos.

Nesta quinta-feira (14) os projetos serão apresentados em plenário das 14h às 16h, e na sexta-feira será realizada a votação das matérias, a entrega dos certificados e a conclusão dos trabalhos com a cerimônia de encerramento.

Composto em número igual à quantidade de vereadores que constituem a Câmara Municipal, o Parlamento Jovem é um programa de formação política, voltado aos estudantes do ensino médio e oferece a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal. Instituído em 2017, o projeto chega à sua quarta edição. Em edições anteriores, estudantes de São Carlos chegaram até a fase final do Parlamento Jovem em Brasília.

ACOMPANHE - O Parlamento Jovem tem transmissão ao vivo pelo canal 20 da NET, pela Rádio São Carlos AM 1450, pelo canal 49.3 - TV Aberta Digital, canal 31 da Desktop / C.Lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp