20/12/2023 às 12h20min - Atualizada em 20/12/2023 às 12h20min

Marquinho Amaral declara luto oficial por três dias na Câmara pelo falecimento da ex-presidente Diana Cury

O velório será realizado amanhã (21) na Catedral Diocesana a partir das 7h, com missa de corpo presente às 12h e sepultamento às 14h30 no Cemitério Nossa Senhora do Carmo

Professora Diana Cury (1943-2023): Primeira mulher a presidir a Câmara de São Carlos em 158 anos de história
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, baixou portaria declarando luto oficial por três dias no Legislativo são-carlense em homenagem póstuma à ex-vereadora e ex-presidente da Casa, professora Diana Cury, falecida nesta quarta-feira (20) em São Carlos, aos 80 anos.

O velório será realizado amanhã (21) na Catedral Diocesana a partir das 7h, com missa de corpo presente às 12h e sepultamento às 14h30 no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

Nascida em São Paulo em 6 de setembro de 1943 em São Paulo, filha de Nahim Cury e Albertina Bonduki Cury, Diana era graduada em Biologia e Pedagogia, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, trabalhou na formação de crianças e adolescentes como diretora da Escola Estadual “Ludgero Braga” e foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Unicep.

Criada em São Carlos, onde seus pais se estabeleceram no ramo comercial, na juventude formou-se musicista no conservatório e orfeão são-carlense.  Casou-se em 1965 com Wilson Wady Cury, tendo os filhos  Cynthia, Cláudia e Wilsinho e os netos Giovanni, Paola, Gabriel e Lucas. Ao lado do marido, liderou o Coral dos Encontristas da Catedral, criado na década de 1970.

Diana elegeu-se vereadora em 1996  e foi reeleita em 2000 e 2004. No primeiro mandato foi 2ª Secretária da Mesa Diretora (1997-1998); em seguida 1a.Vice Presidente (2003-2004) e Presidente (2005-2006); presidiu a comissão que reelaborou o Regimento Interno da Câmara e a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Município e também a Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Marquinho Amaral destacou que Diana teve reconhecida por todos a sua eficiente atuação  como administradora pública. Lembrou que seu irmão Samuel Amaral, ex-presidente da Câmara, era o diretor da Casa e teve grande sintonia com ela no período em que a professora se tornou a primeira mulher a presidir o Legislativo. “Foi uma gestão de importante trabalho e esforços que alcançaram excelentes resultados”.

“A professora Diana Cury engrandeceu os meios social, educacional e político de São Carlos e sempre orgulhou todos que com ela tiveram o privilégio de conviver em diversas etapas da vida”, declarou Marquinho, ao expressar condolências a seus familiares, especialmente aos filhos Cynthia, Cláudia e Wilsinho.

 “Exemplo de mãe de família, musicista e cidadã dedicada às ações sociais e religiosas, a professora deixa um grande legado como educadora de tradição e, especialmente, pela maneira digna e honrada com que representou as mulheres na vereança e na presidência do Legislativo São-carlense”, completou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp