30/08/2023 às 08h55min - Atualizada em 30/08/2023 às 08h55min

Vereadores aprovam Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos por meio de aeronaves tripuladas

Se sancionado São Carlos será a primeira cidade do Estado de São Paulo (juntando-se à outras 15 do país e ao estado do Ceará) a mostrar seu compromisso com a natureza

Vereadores aprovam Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos por meio de aeronaves tripuladas
Por 13 votos favoráveis e um contrário, os vereadores de São Carlos, aprovaram na sessão desta terça-feira (30) o Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de pulverização aérea de  agrotóxicos por meio de aeronaves tripuladas no município. O projeto de autoria do vereador Djalma Nery (PSOL), agora aguarda a sanção do prefeito Airton Garcia para que ele se torne lei.

O vereador disse que se sancionado São Carlos será a primeira cidade do Estado de São Paulo (juntando-se à outras 15 do país e ao estado do Ceará) a mostrar seu compromisso com a natureza e com o combate à aplicação indiscriminada de veneno.

O projeto aprovado prevê que a pulverização aérea de agrotóxicos poderá ser realizada por meio de veículo aéreo não-tripulado (VANTs) ou drones, promovendo a aplicação local com baixo impacto ambiental no entorno e sem riscos à saúde do operador.

O descumprimento das normas estabelecidas na lei acarretará ao infrator multa de R$ 15 mil por hectare pulverizado e nas reincidências as multas serão aplicadas em dobro.

Em São Carlos há inúmeros relatos de moradores e trabalhadores rurais afetados pela pulverização aérea, como por exemplo na região do loteamento de chácaras Aporá de São Fernando. Na região do Jardim Araucária também há relatos da pulverização aérea. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp