04/05/2023 às 09h08min - Atualizada em 04/05/2023 às 09h08min

Panone sugere ao vice-presidente Geraldo Alckmin criação de CNAE para hubs de inovação

Hubs de inovação são ambientes físicos e online de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras, integram e estimulam a interação entre diversos atores de um ecossistema de inovação

Panone sugere ao vice-presidente Geraldo Alckmin criação de CNAE para hubs de inovação
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, Luís Antônio Panone, se reuniu com o vice-presidente e Ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, no último sábado (29/04), na capital paulista. Em pauta a criação, por meio da Secretaria da Receita Federal, de um CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) específico para hubs de inovação.

Hubs de inovação são ambientes físicos e online de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras, integram e estimulam a interação entre diversos atores de um ecossistema de inovação como startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de investidores. Todos em um ambiente que favorece o networking e as conexões para gerar negócios inovadores.

“Nós temos vários hubs de inovação em São Carlos como o Onovolab, o Wikilab Coworking e não temos um CNAE onde o hub de inovação possa ser enquadrado, sendo classificado como prestadores de serviço, dificultando dessa forma o acesso aos mecanismos de investimento dos governos estadual e federal como o BNDES e a Desenvolve SP”, justificou o secretário Luís Panone.

Panone lembrou, ainda, que quando o empresário vai à busca de investimentos ele não é visto como um hub de inovação que congrega diversas startups e empresas que estão desenvolvendo tecnologia, mas como um mero prestador de serviço.

“Isso dificulta o acesso ao crédito por isso é extremamente importante a criação do CNAE para os hubs de inovação. Geraldo Alckmin foi receptivo a essa sugestão e vai trabalhar para a criação desse CNAE”, disse Panone.

O secretário Luís Panone também comentou com Alckmin sobre as experiências do Uruguai e da Colômbia com a criação das zonas francas de prestação de serviços com tratamento tributário diferenciado e convidou o vice-presidente Geraldo Alckmin para visitar São Carlos no mês de outubro, quando serão realizados diversos eventos voltados a ciência, tecnologia e inovação.

“Também apresentei a Geraldo Alckmin os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Carlos como a implantação do Programa Diálogo Empreendedor, que tem como objetivo ouvir os empresários sobre as dificuldades e de que forma o poder público pode ajudar.

A agenda do secretário Panone na capital paulista foi finalizada com um encontro com o ex-deputado Silvio Torres, atual presidente da APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos). “Vamos compor uma agenda local para tratarmos dos interesses dos empresários que fazem exportação em São Carlos”, finalizou Panone o secretário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp