14/04/2023 às 06h13min - Atualizada em 14/04/2023 às 06h13min

Segurança nas escolas foi discutido em audiência pública na Câmara

Neste momento, 530 câmeras já estão em funcionamento nas escolas municipais e interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal

Segurança nas escolas foi discutido em audiência pública na Câmara
A Câmara Municipal realizou na tarde desta quinta-feira (13/04) uma audiência pública para debater a segurança nas escolas de São Carlos. Aberta pelo presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, e presidida pelo vereador Lucão Fernandes, propositor, a audiência contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, que fez uma apresentação das ações desenvolvidas pela Prefeitura como a instalação, desde setembro do ano passado, de câmeras e novos alarmes nas unidades escolares municipais.

Das 61 unidades, 53 já receberam os novos equipamentos e em outras 8 os alarmes e câmeras estão instalados, porém em período de teste. Neste momento, 530 câmeras já estão em funcionamento nas escolas municipais e interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal. Até o final do processo de instalação e testagem, mais de 600 câmeras estarão interligadas ao sistema, um investimento de R$ 3,1 milhões.

Gardini também falou do 'SOS Escolar', sistema desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública juntamente com a UFSCar, também controlado pela Guarda Municipal e implantado em 2019 no âmbito das escolas municipais. Em caso de emergência, basta apertar um botão no celular para acionar os órgãos de segurança.

Além dessas ações já implantadas, foram apresentadas outras medidas que a Prefeitura pretende efetivar. “Estamos preparando reforço na infraestrutura física das escolas, como instalação de interfones, inclusive uma escola já adquiriu o equipamento com recurso do Programa 'Dinheiro Direto na Escola', mas estamos analisando todas as possibilidades, como a contratação de mais controladores”, afirmou Roselei Françoso, secretário de Educação.

Já o secretário de Governo, Netto Donato, falou em nome do prefeito Airton Garcia. “O prefeito pediu atenção especial para essa questão, dentro das possiblidades das finanças municipais,  para destinar mais recursos ao reforço da segurança nas escolas. Outra possibilidade que estamos finalizando é a abertura de concurso para reforçar o efetivo da Guarda Municipal”.

Também se manifestaram na tribuna da câmara o vice-prefeito Edson Ferraz, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o Tenente Coronel PM Luiz Sérgio Mussolini Filho, Comandante do 38º Batalhão da Policia Militar de São Carlos, Renato Cássio Sores de Barros, presidente da OAB São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco, dirigente regional de Ensino, e demais vereadores que participaram da audiência pública.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp