06/03/2024 às 10h31min - Atualizada em 06/03/2024 às 10h31min

O TAC do Palacete do Conde do Pinhal

Prefeitura se comprometeu de no prazo máximo de 60 dias em caráter emergencial, contratar uma empresa para realizar obras emergenciais

O TAC do Palacete do Conde do Pinhal (Divulgação)
Na semana passada aconteceu uma importante audiência no Ministério Público com representantes da Prefeitura Municipal a fim de realizar obras emergenciais no Palacete Conde do Pinhal no cruzamento da avenida São Carlos com rua Conde do Pinhal. Como é de conhecimento, o prédio atualmente se encontra vazio e com risco de até cair, tamanho o descaso com esse importante patrimônio do munícipio.

Presentes
Participaram da audiência o promotor Flávio Okamoto, a procuradora do município, Aretha Cristina Contin dos Santos, os secretários de Obras João Muller e de Educação Roselei Françoso e a diretora da Fundação Pró-Memória Maria Isabel Alves Lima.

TAC
Na ocasião foi assinado um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) onde a Prefeitura se comprometeu de no prazo máximo de 60 dias em caráter emergencial, contratar uma empresa para realizar obras emergenciais previstas no estudo “Diagnóstico das patologias estruturais do palacete Conde do Pinhal” que foi elaborado pela empresa “Forlight” em fevereiro do ano passado.

Emergenciais
Após essa contratação a empresa selecionada terá 150 dias para executar as obras emergenciais, visando manter o prédio. Importante destacar que não será feita uma reforma o prédio e sim obras emergenciais a fim de evitar futuros colapsos, em especial nos telhados do palacete.

Prédio Histórico
Esperamos que isso ocorra mesmo o mais rápido possível, dá uma dó ver esse prédio histórico, considerado um dos mais luxuosos palacetes ecléticos do século XIX, de tendência neoclássica, projeto atribuído a Pietro David Cassinelli (1854-1898), engenheiro-arquiteto italiano.     
 
200 mil
Dados estatísticos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o município de São Carlos, ganhou desde o início deste ano, 522 novos eleitores. Até fevereiro a cidade contabilizava 195.540 eleitores cadastrados. Para alcançar os 200 mil eleitores que levariam a cidade a ter eleições em dois turnos, faltam  4460 novos eleitores o que torna impossível um segundo turno em São Carlos. Pelo visto só em 2028 mesmo.

PRD
O diretório municipal do PRD (Partido da Renovação Democrática), presidida por Marcio Cinti, não perde tempo e já está reforçando sua chapa de candidatos a vereador. Na semana passada a ativista da causa animal Dora assinou sua filiação.

707 votos
A ativista que fortemente atua há anos na causa animal de São Carlos, agora figura entre os postulantes da sigla, na próxima eleição municipal que será realizada em Outubro. Dora foi candidata a vereadora nas Eleições 2020 pelo PSDB e obteve 707 votos.

Museu da TAM
O vereador Azuaite protocolou requerimento pedindo informações sobre protocolo de intenções assinado pelo prefeito Airton Garcia com o objetivo de reabrir o Museu Asas de Um Sonho, o Museu da TAM, em São Carlos.

Março de 2023
No dia 1º de março de 2023 foi assinado um protocolo de intenções pelo prefeito Airton Garcia e pelo presidente da Associação Asas de Um Sonho, João Amaro, o qual foi amplamente divulgado pela imprensa.

Ficou nos sonhos?
O protocolo de intenções era pela reabertura do Museu Asas de Um Sonho, ou Museu TAM, o maior acervo de aviação da América Latina e o maior acervo particular do mundo. Considerando que, de acordo com o divulgado à época, o objetivo era reabrir o Museu a partir de maio de 2023, especialmente para visitação de escolas públicas. Boa pergunta, quem fim levou essa intenção?

Respiradores
Já o vereador Djalma quer informações sobre a destinação dos equipamentos utilizados no Centro de Síndrome Gripal instalado no Ginásio Milton Olaio durante a pandemia da COVID-19.

Respiradores II
Ele questiona quantos e quais eram os modelos dos equipamentos utilizados no referido Centro de Triagem e qual foi a destinação destes equipamentos depois de concluídos os trabalhos do Centro de Triagem e onde se encontram atualmente.

Polêmico  
E não é que que a votação do projeto que concederia o título de Cidadão Honorário de São Carlos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), melou na sessão desta terça-feira. Com plenário esvaziado, a Câmara não obteve quórum suficiente para que a votação fosse terminada.

Lambança
Mesmo sem a presença de vários vereadores no plenário o sistema de votação registrou 18 votos, sendo que apenas 12 estavam na sala das sessões no momento da votação. O presidente Marquinho Amaral (Podemos) apareceu na lista como “presidindo” a sessão, porém ele havia se ausentado do prédio para um compromisso na Prefeitura. Outros membros deixaram registrado o voto antes, algo que não tem previsão no Regimento Interno. Até nisso o ex-presidente da república causa polêmica. A matéria passará por nova votação na próxima sessão.

Retorno
O suplente Thiago de Jesus (Cidadania) assumiu o mandato na sessão de ontem, na Câmara Municipal. Ele substitui a Professora Neusa, que pediu licença para tratar de assuntos particulares.

Até sexta
Tem descanso que acontece quando o corpo se deita, outros quando o joelho se dobra, e acredite, em ambos você nunca estará sozinho. Fale com a gente: [email protected]
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp