10/04/2024 às 10h19min - Atualizada em 10/04/2024 às 10h19min

Deu o que todo mundo sabia que ia dar. Sem união nada vai mudar

Pesquisa publicada pelo jornal Primeira Página, aponta Newton Lima liderando disputa para a prefeitura

Pesquisa aponta Newton Lima na frente, seguido por Netto, Julio, Ferraz e Casale
E a tão aguardada pesquisa contratada pelo Jornal Primeira Página, foi divulgada nesta quarta-feira (10) e o resultado não foi surpresa nenhuma. O ex-prefeito Newton Lima (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de São Carlos com 36,57% das intenções de voto no cenário estimulado, ele aparece, seguido pelo Secretário de Governo, Netto Donato (PP), com 14,76% das intenções de voto.

A lista
A pesquisa ainda apresenta em terceiro lugar, o ex-vereador Julio Cesar (PL) com 11,52%, o vice-prefeito Edson Ferraz (MDB) com 7,05%, o empresário Mario Casale (Novo) com 2,95%, o empresário Italinho Cardinali (também do PL) aparece com 1,62% e Deonir Tofollo (outro filiado ao PL) com 0,57%. Outros 14,95% responderam que votariam em branco, nulo ou nenhum. Já 10,01% não sabem ou não responderam.

Espontânea
A pesquisa elaborado pela empresa Statsol também apresentou números da pesquisa espontânea, isto é, quando não são apresentadas opções de voto ao entrevistado, Newton Lima lidera com 12,48%; o atual prefeito, Airton Garcia, tem 5,81%; Netto Donato aparece com 2,48%; Mario Casale tem 1,05%; Julio Cesar aparece com 0,57%; Edson Ferraz tem 0,48%; os ex-prefeitos Oswaldo Barba e Dagnone de Melo aparecem com 0,29% cada.

Rejeição
O ex-prefeito Newton Lima também lidera na rejeição de votos, 20,58% dos entrevistados. Julio Cesar é rejeitado por 10,38% dos entrevistados. Netto Donato tem 8,84% de rejeição. Edson Ferraz aparece com 7,13%.

24,96%
Neste bolo todo ainda tem 24,96% de entrevistados que responderam que não votaria em ninguém ou deixaria em branco e 10,01% que estão indecisos.

1050 entrevistas
A pesquisa registrada no TSE, sob número SP-04663/2024 entrevistou 1050 eleitores nos dias 5 e 6 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Análise
Pois bem a média obtida pelo tratorzão Newton Lima é aquela que o PT já conhece desde o primeiro mandato do partido na cidade. Para ser sincero até surpreende um pouco pelo fato de Newton ter dado uma sumida da cidade nos anos anteriores. Mas essa é a fatia que o PT tem na cidade.

Análise II
Já os principais candidatos da “direita” (Netto, Julio e Ferraz) teriam juntos 33% das intenções de acordo com essa pesquisa, com uma faixa de 10% de indecisos, podemos concluir que as eleições deste ano não estão decididas.

Cabeçadas
O que não pode acontecer é as batidas de cabeça que os adversários de Newton tem dado nos bastidores político. Neste final de semana mesmo por exemplo, surgiu a notícia de que Netto queria trocar o seu candidato a vice até então acertado para ser Edson Ferraz.

Cabeçadas II
Essa “intenção” mexeu com os ânimos dos caciques do MDB de São Carlos. Reuniões ocorreram e muitas especulações circularam por aí. Por fim, nos eventos que ocorreram na cidade no final de semana, Netto e Ferraz foram vistos juntos e “aparentemente” bem.

Só que
E ainda tem outro ponto de interrogação nessa história toda. Quais seriam os motivos do vice-prefeito Edson Ferraz ter deixado a pasta de Esportes na última semana? Devido ao prazo de desincompatibilização, ele poderá “caso tudo de errado” sair candidato a vereador.

Se tiver o “Airton” da vez o PT ganha
Calma, sabemos que Airton não pode e nem tem condições de ser candidato. Mas é importante lembrar que as três vezes que o PT ganhou a prefeitura de São Carlos, foi graças a Airton.

Como assim
Airton sempre foi um nome forte, mas como a “direita” da época nunca se uniu, outros nomes como o de Altomani dividiam os votos dessa fatia de eleitores. Quando Barba perdeu a reeleição, Airton não saiu candidato e se uniu a Altomani para tirar o PT do poder. A tática deu certo.

Sem o “Airton” da vez o PT pode perder
O quadro atual mostra a direita com pelo menos três nomes fortes. Se não houver união Newton está eleito. Cabe a Netto saber administrar as confusões e as vaidades de cada “cacique” se quiser ganhar a eleição. Com a máquina na mão, mas sozinho, não vai levar.

Minha Casa impugnada
No fim de semana, a prefeitura de São Carlos congelou o processo licitatório para a construção de 400 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em São Carlos para a faixa 1. A paralisação momentânea se deu devido a um pedido de impugnação de um advogado de uma empresa de engenharia, onde foi questionada a exigência de capacidade técnica que estaria em desacordo com a nova lei de licitações. Agora, a prefeitura analisará o pedido do advogado.

Lamentável
Puxa vida, lamentável o que fazem em alguns prédios públicos da cidade. No final de semana furtaram toda a fiação da Unidade Básica de Saúde da Vila São José. Como consequência a população teve o atendimento prejudicado.

Lamentável II
A Secretaria de Saúde em nota informou que seriam necessários até 10 dias para o reestabelecimento do cabeamento da energia elétrica, telefonia e internet, bem como para fazer reparos necessários na estrutura do telhado que também foi danificado.

Zuzão também
A fiação do campo do Zuzão também teria sido subtraída. O pior que se a Guarda ou a PM pega o autor desses furtos, o mesmo vai para a delegacia e se ficar preso dois ou três dias é muito. Na próxima coluna vamos voltar a escrever sobre este campo.

Até sexta
A força nos faz grandes guerreiros, mas é a FÉ que nos transforma em grandes vencedores! Fale com a gente: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp