27/03/2024 às 10h52min - Atualizada em 27/03/2024 às 10h52min

Mais uma sessão com seus debates políticos ideológicos e “vazios”

Vereadores rejeitaram o projeto de lei que dispunha sobre a proibição do uso da linguagem neutra

Mais um sessão com seus debates políticos ideológicos e “vazios” (arte e foto SCDN)
Na sessão desta terça-feira (26) os vereadores rejeitaram o projeto de lei que dispunha sobre a proibição do uso da linguagem neutra pelos estabelecimentos municipais de ensino e pela a administração pública do município de São Carlos. O autor do projeto, que teve cinco votos a favor e seis contra, foi ele, advinha quem? Sim, o vereador Moisés Lazarine.

O propósito
Segundo ele o propósito do projeto seria assegurar a aplicação das normas legais de ensino da língua portuguesa visando protegidos direitos dos estudantes. Além disso o vereador ressaltou que a linguagem neutra não contribuía para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e que poderia na prática gerar discriminação.

Inconstitucional
A vereadora Raquel Auxiliadora chamou a atenção para a inconstitucionalidade do projeto e que já teria comunicado o Ministério Público sobre o mesmo. “A gente tem que ter muita responsabilidade ao fazer as leis”, disse a parlamentar.

Disparou
Raquel ainda disse que toda a discussão em cima do projeto era uma baboseira e desnecessária. “Faz a gente perder tempo já é 19h30 e a gente tá aqui discutindo uma baboseira, a gente tem mais coisa para fazer mas tem que ficar discutindo essas baboseiras”.

Sensato
Já o vereador Roselei Françoso foi sensato em seu posicionamento. Ele foi contrário ao projeto e explicou o motivo. “Eu particularmente não uso a linguagem neutra, mas eu não posso votar aqui a achar que a Câmara Municipal de São Carlos é superior a LDB a Lei de Base de Educação que prevê essas variantes no uso de palavras, a gente não pode ser maior do que isso”.

A favor e contra
Votaram a favor desse projeto proibindo o uso da linguagem os vereadores André Rebelo, Bira Lucão Fernandes, Moisés Lazarine e Sérgio Rocha. Contrário os vereadores Djalma Nery, Elton Carvalho, Raquel Auxiliadora, Roselei Françoso e Tiago de Jesus. O voto de minerva já que terminou empatado foi do presidente Marquinho Amaral que votou contra o projeto.

Vai embora
Falando em Moisés o mesmo deverá deixar a Câmara Municipal nos próximos dias, como é suplente, sua vaga será ocupada pelo titular do mandato, vereador Paraná Filho. Ufá!!!!!!!!

Religião
Ontem também os vereadores aprovaram o projeto que dispõe sobre a possibilidade de leitura de um trecho de livros sagrados de cada religião durante o início da sessão.


Bacana
Em contrapartida os vereadores aprovaram dois projetos bacanas. Um que obriga o plantio de árvores nativas em frente a todos os prédios públicos do município, próprio ou alugado e obrigatoriedade de disponibilizar informações completas e acessíveis em toda obra pública, com planilha de gastos e profundo detalhamento.

Casanova
O vereador Azuaite Martins de França (Cidadania)anunciou ontem um pedido de licença do mandato por 30 dias. Nesse período, quem irá assumir a vaga é a suplente e locutora Eliana Casanova.

Quem diria hein
Já que a sede nova da Câmara Municipal não desencanta, vamos de “Casa Nova” mesmo por um curto período de tempo. Foi só um trocadilho tá?

Não gostou
Segundo comentários dos bastidores da Câmara, quem não gostou muito dessa manobra do Cidadania teria sido a vereadora licenciada, a professora Neusa que se filiou recentemente ao MDB de Edson Ferraz.    

PRD
Após reunião com o presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, realizada na semana passada, a nominata do partido em São Carlos foi registrada no TSE, com Marcio Cinti na presidência da sigla na cidade.

Acordo Coletivo
A exemplo do que ocorre nos bastidores políticos de São Carlos, a discussão e a decisão do Acordo Coletivo dos servidores públicos municipais foi recheada de emoções e reviravoltas. No fim prevaleceu o bom senso. Aumento de 7% nos salários e elevação do tíquete para R$ 1005,00.

Pesquisa
O Jornal Primeira Página publicará, na primeira semana de abril, a primeira pesquisa eleitoral registrada sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos em 2024. O levantamento trará uma foto do atual momento eleitoral, com as intenções de votos dos principais concorrentes pelo Paço Municipal.

Pesquisa II
A divulgação da pesquisa já está criando uma grande expectativa nos bastidores políticos. Muitos vereadores estão esperando o resultado para decidir o futuro nas próximas eleições.

Condenação
O Tribunal Regional do Trabalho da 15º Região (TRT-15) condenou a Prefeitura de São Carlos a pagar R$ 407 mil em multa pelo descumprimento de obrigações impostas em sentença por excesso de jornada de funcionários municipais.

Outro lado
Em nota, a Prefeitura informou que não cabe mais recurso ao processo. A ação data de 2015, durante a gestão anterior e que o governo atual orientou os gestores a não incorrerem no erro, “com controle total de horas extras e do controle de jornada”.

Boa páscoa
Desejamos a todos os nossos internautas um bom feriadão e Feliz Páscoa. Embora se entrelacem e se completem, mas se não houver amor, paciência, tolerância e compreensão, sempre será difícil a convivência entre o cravo e a rosa. Geralmente os espinhos do orgulho são os culpados em ferir o bom relacionamento…aí, infelizmente é quando a ignorância se sobrepõe, o cravo sai ferido e a rosa despedaçada! Fale com a gente: [email protected]  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp