06/07/2022 às 14h40min - Atualizada em 06/07/2022 às 14h40min

O recesso parlamentar e a produção da Câmara no primeiro semestre

O presidente Roselei Françoso, divulgou nesta terça os números referentes à atividade do Legislativo São-Carlense Ácidas da Política

E com o recesso dos parlamentares da Câmara Municipal até o dia 31 de julho, as coisas, ficam mais calmas no campo político. Se a Tribuna para esbravejar, criticar ou simplesmente informar, alguns vereadores, principalmente aqueles que irão disputar as eleições deste ano, recorrem as suas redes sociais, já outros, simplesmente somem do mapa.

Números

Bom, o presidente Roselei Françoso, divulgou nesta terça os números referentes à atividade do Legislativo São-Carlense no primeiro semestre de 2022. No período, o Plenário aprovou 282 projetos de lei de iniciativa da Prefeitura, dos vereadores e da Mesa Diretora da Câmara. Foi ainda aprovada uma emenda à Lei Orgânica do Município, além de 7 projetos de resolução e 13 Decretos Legislativos.

Recorde de proposições

O semestre apresentou um recorde de proposições apresentadas pelos vereadores: foram aprovadas 2.105, sendo 1.701 requerimentos, 196 indicações e 208 moções. As proposições se referiram a questionamentos e pedidos de obras e serviços ao Executivo, agendamento de audiências públicas e manifestações com relação a assuntos diversos.

Outras atividades

No período foram realizadas 23 sessões ordinárias, 2 sessões extraordinárias e 11 solenes. A Câmara promoveu 33 audiências públicas, instaurou 2 comissões de estudos e recebeu 14 representantes da comunidade que se pronunciaram na Tribuna Livre. Foi realizada uma consulta pública e 17 atividades do Projeto Visite a Câmara, aberto a estudantes e grupos sociais do município para conhecer o Legislativo Municipal.

Sessão extra amanhã

E nesta quinta-feira (07) o presidente da Câmara Municipal Roselei Françoso, convocou uma sessão extraordinária para às 15hs. O objetivo é votar um “caminhão” de processos em regime de tramitação comum, enviado pela Prefeitura Municipal. Nada mais, nada menos que mais de 70 processos a serem analisados pelos nobres edis.

Relação

O vereador Djalma Nery apresentou requerimento pedido a relação completa dos servidores comissionados atestando competência técnica e formação de ensino compatíveis aos cargos que atuam hoje na Prefeitura Municipal.

Sem dormir

Djalma cita no documento que a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Comunicado SDG n° 32/2015) que preceitua que somente os formados em curso superior ocupem as vagas de assessoramento e direção, com as de chefia podendo ser atendidas por pessoas com formação técnica, não necessariamente universitária. Xiiii já tem gente que vai deixar de dormir à noite com medo de perder seu cargo.

Camelódromo no Aracy

Interessante a proposta apresentada pelo vereador Rodson de se construir um “novo camelódromo” no bairro Cidade Aracy. A ideia seria implantar no canteiro central da avenida Regit Arab.

Zaqueu Mendes

A edição do Dia da Bocha de 2022 será especial no próximo domingo, pois será realizado uma campanha beneficente em prol do radialista Zaqueu Mendes, que recentemente teve um sério problema de saúde. Será feito arrecadação de fraldas e leite especial para sonda, entre os participantes deste Dia que ocorrerá à partir das 8hs no Country Clube.

Sábia decisão

O vereador Marquinho Amaral após uma profunda análise e vendo o quadro atual da desunião dos políticos para eleger um candidato de São Carlos, decidiu não disputar as eleições deste ano. Marquinho foi responsável com essa medida.

Verdade seja dita

Com essa desunião já deflagrada, São Carlos, deve ficar novamente sem representante na esfera Estadual e Federal. Uma pena! Tem gente, inclusive vereador que sabe que não tem chances nenhuma, mas ainda assim já lançou seu nome para concorrer nas eleições deste ano.

Cobertura do CEME

A Secretaria Municipal de Obras comandada pelo João Muller está concluindo a troca da cobertura total do CEME - Centro Municipal de Especialidades. Com recursos próprios da Secretaria de Saúde o município está investindo R$ 85 mil reais, por meio da Construtora Fragalli. Uma demanda dos servidores e usuários do equipamentos público. Antes tarde do que nunca.  

Aleluia

A Prefeitura recapeou a ruas Inajá Guará e Icaraí na região do CDHU da Vila Isabel. Essa região depois do fechamento da passagem ferroviária que havia na rua da Paz, passou a ter alto fluxo de veículos e estava uma vergonha.

CNM

Medidas federais dos três poderes terão impacto potencial nas contas de São Carlos da ordem de R$ 227,3 milhões ao longo de um ano, foi o que mostrou levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira (4).

CNM II

Alterações nos pisos de categorias do funcionalismo, obrigatoriedade de oferta de creches e mudanças no ICMS podem aumentar os gastos da Prefeitura e diminuir importantes fontes de receitas. O impacto potencial é de 22,2% da Receita Corrente Líquida prevista para este ano.

Perigoso

O secretário Mário Luiz Duarte Antunes, em entrevista ao portal A Cidade ON disse que a combinação de redução de receitas imposta ao município com a abertura de possibilidade de mais gastos "é perigosa" e pode ser danosa aos serviços que já são ofertados pela Prefeitura.

Até a próxima

Uma das maiores conquista da vida adulta é o amadurecimento e conseguir entender que o que as pessoas pensam de você é problema delas e não seu! Viva pra ser feliz e não pra agradar a plateia! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp