13/03/2024 às 11h16min - Atualizada em 13/03/2024 às 11h16min

O dia que o 13 foi comemorado pelos bolsonaristas!

A sessão desta terça-feira refletiu a polarização política do país, plenário da Câmara ficou dividido entre apoiadores e opositores

Plenário da Câmara ficou dividido entre apoiadores e opositores a Bolsonaro na tarde desta terça-feira (Crédito:SCDN)
Na tensa sessão da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (12), os vereadores acabaram aprovado por 13 votos favoráveis e quatro contrários ao projeto de decreto legislativo, proposto pelo vereador Moisés Lazarine, que concede o título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Polarização
A sessão refletiu a polarização política do país, o plenário da Câmara ficou dividido entre apoiadores e opositores a Bolsonaro e lógico reacendeu a disputa entre os dois lados, que por aqui em São Carlos, estava bem quieta desde a semana passada, quando projeto foi discutido pela primeira vez.

Questões de segurança
A Câmara restringiu a interação do público durante a sessão, gerando críticas sobre transparência e democracia no processo decisório. Apenas 50 pessoas foram autorizadas (mediante retirada de uma senha) a assistir a votação no plenário.

Do lado de fora
Porém do lado de fora da Câmara, apoiadores dos dois lados acompanhavam a sessão. Destaque ficou para o forte esquema de segurança planejado pela Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Controvérsias
Mesmo assim a votação não ocorreu sem controvérsias. A sessão foi marcada por tensão, com relatos de impedimento da fala da Associação dos Docentes da UFSCar (Adufscar). Apesar da tensão, a votação aconteceu sem novidades e a comemoração ocorreu de forma ordeira do lado de fora da sede do Legislativo. Teve uns empurrões? Teve sim, mas nada que fosse necessário o emprego da força policial presente.

Mas vamos pontuar algumas questões
No nosso ponto de vista a estratégia utilizada pela bancada oposicionista, foi um tiro no pé. Estava na cara que o projeto seria aprovado, pois a bancada governista “sempre ganhou”, mesmo sob protestos.

O começo dessa história
O projeto foi discutido na semana passada por mais de uma hora e terminou inconclusa com o plenário esvaziado, uma estratégia que foi utilizada pelos oposicionistas. Por essa razão a Câmara não obteve quórum suficiente para que a votação fosse terminada e por isso a votação ocorreu nesta terça.

Se organizaram
Uma semana foi o tempo suficiente para “os dois lados” se organizarem e levar para a Câmara os seus simpatizantes. E nessa quem levou vantagem foram os bolsonaristas são-carlenses que estavam meio que quietos, diante das investigações que envolvem o ex-presidente.

E deram voz
“A vitória” na Câmara reacendeu a chama bolsonarista na cidade, principalmente nas redes sociais, território que eles utilizam com maestria. Para piorar a situação da “Esquerda” foi o placar 13 a 4. Quem imaginava que os simpatizantes do ex-presidente iriam um dia comemorar o número “13”?

Foi muito barulho por nada
Não tinha motivo de fazer tanto barulho para esse projeto, afinal o homenageado é o ex-presidente da república. Tantas homenagens da mesma natureza foram concedidas a personalidades que sequer sabiam a localização de São Carlos.

Prudente
O melhor discurso da tarde ficou para o vereador Robertinho Mori que disse que existia muitos outros problemas para ser resolvido na cidade de São Carlos do que a respeito de um título. “Fica muito polarizado o que ele fez para a cidade? Tudo que ele fez por país, ele fez para nossa cidade. Ele não fez somente para Brasília. Ele não fez somente para São Paulo tudo que ele fez tudo que qualquer governante fez ele está fazendo para todos os municípios”.

Prudente II
O vereador Dimitri Sean também foi outro que mandou bem ao se pronunciar ele disse que o vereador Moisés (propositor da homenagem) acha que vai ganhar votos com isso e que a esquerda fica fazendo abaixo assinado para poder captá-lo politicamente em cima disso.

Disparou
Dimitri na tribuna declarou: “Eu não vou ficar no meio dessa palhaçada, tem muito problema para resolver, tem escorpião no cemitério, em toda cidade tem dengue, tem sujeira no cemitério. Tem praça desse jeito (abandonada), tem senhor de 96 anos dois dias na UPA com suspeita de AVC, eu que não vou ficar no meio dessa política nem da esquerda nem com a direita. Quem quer ganhar voto com historinha ganha, eu não tô no meio disso”. Eitaaaaaaa

Falando nisso
O ex-prefeito e candidato Newton Lima terá mais uma frente de oposição política na cidade. Além da atual Administração e de alguns ativistas, agora é a vez do ex-vereador e também pré-candidato Julio Cesar (PL).

Reforço
As críticas ao ex-prefeito foram feitas após Julio fazer o anúncio da filiação do empresário do ramo imobiliário Italinho Cardinali. Cabe reassaltar aqui que Julio no ano passado foi quem abonou a filiação ao PL do prefeito de Ibaté Zé Parella.

Ele voltou
Depois de um ano e dois meses na Secretaria Municipal da Educação, o vereador Roselei Françoso (MDB) reassumiu sua cadeira no Legislativo nesta semana. Ele afirmou que se sente bastante satisfeito e feliz com as várias conquistas que obteve durante este curto período na talvez principal pasta da Prefeitura de São Carlos.

Trabalho
Ele destacou que nesse período teve a oportunidade de cumprir um grande desafio que foi a reforma do Estatuto da Educação, aquisições dos uniformes e outras ações que fez neste curto espaço de tempo, “mas fizemos muitas coisas pelas Educação”, destacou.

Quem fiscaliza
Recebemos fotografias de uma sinalização de guia que foi feita “por alguém” na região da Praça Itália. Detalhe: Não tiveram o capricho nem de tirar o mato das guias, ficou lindo!

Parcerias
A nova presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Ivone Zanquim, participou na manhã desta terça-feira, 12, do Jornal da Manhã da Jovem Pan São Carlos (88,5 FM).

Parcerias II
Em um momento da entrevista ela foi questionada sobre a parceria da atual gestão da Prefeitura de São Carlos no trabalho de combate às enchentes. Ela destacou ver boa vontade em tentar resolver, ou pelo menos, mitigar esses problemas. “Recentemente, tivemos uma reunião na ACISC com representantes da prefeitura, onde nos foi apresentado o projeto executivo de microdrenagem para a região da rua José Bonifácio, que foi custeado por nossa entidade”, declarou.

Até sexta
Bendito seja o sorriso nosso de cada dia. Às vezes há uma dor por trás de um sorriso, mas mesmo assim sorria; faz bem pra alma. O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores! Fale com a gente: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp