11/03/2024 às 19h06min - Atualizada em 11/03/2024 às 19h06min

Centro de Referência do Idoso comemora Dia Internacional da Mulher com peça de teatro sobre Cora Coralina

Nilva Rodrigues, supervisora do Centro de Referência do Idoso, destacou o brilhantismo da apresentação no Dia da Mulher

Centro de Referência do Idoso comemora Dia Internacional da Mulher com peça de teatro sobre Cora Coralina
A trupe CRI CRI apresentou na última sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, em duas sessões no Centro Municipal de Arte e Cultura (CEMAC), a peça de teatro “Nunca te vi e sempre te amei”, que fala sobre a vida de Cora Coralina, poetisa e uma das principais escritoras brasileiras.

A peça de teatro foi organizada pelo Centro de Referência do Idoso (CRI), com a direção de Márcio Antunes e surgiu a partir do clube de leitura sobre Cora Coralina, com sessões às 15h e às 18h horas e contou com a participação dos Centros Comunitários, do Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, da equipe do Centro de Referência do Idoso, do Centro de Convivência do Idoso (CCI Zavaglia) e da população.

Nilva Rodrigues, supervisora do Centro de Referência do Idoso, destacou o brilhantismo da apresentação no Dia da Mulher. “Hoje foi uma vitória poder apresentar essa peça no Dia Internacional da Mulher, porque muitas vezes quando a mulher chega aos 60 anos, deixa de ser mulher e passa ser “idosa”, então estar nesse dia falando de Cora que é uma mulher atemporal, onde a história da peça é a mesma de muitas mulheres que estão no palco e na plateia, é uma vitória. Foram 6 meses de ensaios e a cada dia estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais nossa apresentação”.

Márcio Antunes, professor de teatro, ressalta que a peça foi uma criação coletiva. “A peça foi escrita a partir de improvisações, eu trazia a proposta de cena, o elenco montava a cena eu aperfeiçoava e coloria, uma criação coletiva da peça, que contou com a identificação do elenco com a vida da Cora, fator determinante para o sucesso”.

“Artisticamente essa peça dá visibilidade para os idosos, nós temos teatro infantil, juvenil e teatro adulto, mas não temos uma categoria para idosos, feito por idosos, para idosos, então existe uma identificação muito forte o que é muito bonito nesse trabalho. Poder estar no palco, reinventando a vida é muito gratificante. A sociedade muitas vezes vê o envelhecimento como o fim da vida, você traz uma peça feita somente com idosos, quebra preconceitos, a gente mostra que o idoso não é fraco, que é possível envelhecer e continuar apreendendo, a peça é uma grande aliada nessa luta de mudar a nossa visão sobre o idoso no Brasil, finaliza o diretor”.

Eli França que assistiu à peça acreditada que os atores se transformam, não são mais os senhores e senhoras e sim meninos se apresentando. “Foi tudo maravilhoso”.
 
Confira a programação do mês da Mulher que segue com várias atrações:
 
13/03 - 9h - CRAS do bairro Cidade Aracy - Rua Orestes Mastrofrancisco, 430 - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
15/03 - 19h - CEMAC - peça de Teatro: Espetáculo “Cartas da Prisão” com a atriz Chica Portugal;
19/03 - 14h - no CRAS de Santa Eudóxia - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
21/03 - 9h - CRAS Pacaembu - rua Paraná, 720 - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
22/03 - 19h - Auditório do SENAC - rua Episcopal, 700 - Ciclo de palestras com mulheres empreendedoras com a participação de Paola Goulart Rosa – consultora do SEBRAE São Carlos; Empoderamento feminino nos negócios: desafios e conquistas, por Lívia Franciulli; Inovação e liderança feminina: transformando o mundo dos negócios, por Isabela Calijuri Hamara;
26/03 - 17h - Paço Municipal - 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher “Políticas Públicas para e com mulheres: sem violência e por direitos”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp