01/12/2023 às 08h44min - Atualizada em 01/12/2023 às 08h44min

Eleições Municipais em dois turnos, vai ficar só para 2028

O eleitorado de São Carlos, somadas as duas zonas eleitorais, estava em 194.958 eleitores até o último dia 22

Eleições Municipais em dois turnos, vai ficar só para 2028 (Divulgação/TSE)
O sonho de eleições municipais em dois turnos em São Carlos, deverá ficar apenas para 2028. Apesar do esforço de algumas lideranças políticas e até da sociedade civil, São Carlos não conseguirá atingir a meta de 200 mil eleitores para as eleições de 2024.

Quase 195 mil
Reportagem publicada pelo Jornal Primeira Página, apontou que até o último dia 22 de novembro, o eleitorado de São Carlos, somadas as duas zonas eleitorais, chegava a 194.958 eleitores. Como o número de eleitores para o pleito de 2024 é contabilizado até o dia 9 de maio, data limite para quem deseja votar transferir seu domicílio eleitoral, é praticamente impossível que o Município chegue a 200 mil eleitores.

Falta 5 mil
Atualmente faltam 5.042 eleitores para alcançar os 200 mil, para isso a cidade teria que receber quase 1.000 eleitores/mês até Maio do ano que vem.

Novidade no PSD
O Partido Social Democrático (PSD) de São Carlos anunciou oficialmente esta semana o novo presidente municipal. Trata-se de Marcos Martinelli, cuja direção executiva foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 21 de novembro de 2023.

Aval
Martinelli teve o aval do presidente nacional do partido e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab e assume o comando do PSD local, destacando o apoio integral recebido do dirigente nacional.

Apoio
Martinelli também já manifestou interesse em apoiar o pré-candidato a prefeito Newton Lima para as eleições de 2024. Martinelli ressalta a trajetória de Newton Lima, que administrou a cidade por oito anos, obtendo indicadores destacados de desenvolvimento econômico e social, reconhecidos pela população local.

Melo caiu fora
Só lembrando que o PSD até no meio de novembro deste ano, estava sendo comandado em São Carlos pelo ex-prefeito Dagnone de Melo que insatisfeito com os rumos do partido que já declarou apoio ao PT a nível nacional, resolveu abandonar o barco. Melo por sinal estava presente na reunião liderada por Netto Donato.

Adote uma Escola
O vereador Malabim (PTB), protocolou esta semana um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa "Adote uma Escola" com o objetivo de incentivar parcerias de pessoas físicas e jurídicas com escolas públicas municipais no âmbito do município de São Carlos.  O programa também se destina à adoção de Centros Municipais de Educação Infantil e demais estabelecimentos de ensino público municipal.

Proposta
O projeto prevê a participação de pessoas físicas e jurídicas que poderão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública municipal com ações como, doação de recursos materiais às escolas municipais, tais como equipamentos e livros; patrocínio à construção, à manutenção, à conservação, à reforma e à ampliação da estrutura física das escolas municipais; disponibilização de sistemas de internet por banda larga, equipamentos de rede “wi-fi” e de informática, tais como computadores, notebooks, tablets, roteadores, antenas de “wi-fi”, entre outros. Sem dúvida é um projeto interessante!

Se lá está assim...
O vereador Djalma Nery (PSOL), esteve com sua equipe fiscalizando o ginásio municipal Milton Olaio Filho, o principal da cidade e lá verificou que a área necessita de manutenção e limpeza. Ele encontrou na vistoria lixo, restos de fiação e descartes ao longo dos corredores e escadarias; cadeiras encardidas, sujas, com bolor e manchas de tinta; banheiros depredados e sujos; placas sinalizadoras danificadas ou caídas; fiação elétrica exposta e rompida especialmente na quadra e corredores. Vai indo bem né...

Cobrança
Falta de conservação e de zeladoria urbana, pouca efetividade na segurança e nas ações antienchentes estão entre os principais problemas enfrentados por comerciantes de São Carlos e tudo isso foi apresentado esta semana pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio) e Fecomércio (Federação do Comércio do Estado) à Prefeitura de São Carlos.

Quem participou
O encontro entre dirigentes sindicais e administração local ocorreu na última terça-feira (28), no Paço Municipal. A comitiva do Sincomércio e do Fecomércio foi recebida pelo secretário de Relações Legislativas e Institucionais, Mateus de Aquino, e o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo Belonci.

Esperar
Quanto as enchentes os comerciantes terão de esperar mais um pouquinho, pois as obras que a RUMO e a Prefeitura vem realizando para amenizar essa situação, ainda não foram finalizadas.

Centro velho
Agora a questão de zeladoria e segurança, já não é tão difícil assim, concordam? Apesar também que o que ocorre em São Carlos, já ocorreu em outras cidades do mesmo porte. A deterioração do “velho centro”

Bom final de semana
As primeiras batidas de asas são sempre as mais difíceis, mas depois que você pega o jeito da coisa, você voa alto, longe e aí ninguém mais segura! Fale com a gente: [email protected]
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp