24/11/2023 às 15h32min - Atualizada em 24/11/2023 às 15h32min

Saresp 2023 vai avaliar desempenho de alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental

Pela primeira vez, provas também foram aplicadas a todos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Saresp 2023 vai avaliar desempenho de alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) definiu para 5 e 6 dezembro a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp, para estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Além dessas classes, de maneira inédita, todos os alunos dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) de turmas regulares participam das provas em novembro. Com as mudanças, será possível fazer um raio-x mais abrangente do desempenho escolar dos alunos da rede paulista.

Outra mudança do Saresp é a ampliação do conteúdo avaliado nos exames. Nas edições anteriores, as questões eram focadas nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. A partir de agora, as provas dos anos finais do Ensino Fundamental incluem as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista para cada etapa. No caso do Fundamental são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Em 2022, o Saresp registrou a participação de cerca de 1,3 milhão de estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Para este ano, a previsão é que consigamos mensurar as habilidades de um contingente muito maior de alunos e, assim, traçar melhor as estratégias de aprendizagem para o próximo ano letivo”, explica Renato Feder, secretário de Educação de São Paulo. “Para além do aumento do número de estudantes, as mudanças também incluem uma análise mais apurada do desempenho por área de conhecimento nos anos finais e Médio”, acrescenta.

Provas digitais e impressas

Em novembro, a Seduc-SP aplicou as provas dos estudantes do 6º ao 8º ano. Composta por questões de múltipla escolha, a novidade foi o formato 100% digital – em desktop, notebook e tablet – para o grupo, que também valerá para os do 9º ano. Já os estudantes do 2º e 5º do Ensino Fundamental seguem com o formato impresso. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia) e o horário é o mesmo em que o aluno está matriculado.

Provão Paulista

Para os estudantes do Ensino Médio, o Saresp será integrado ao Provão Paulista, nova forma de acesso ao ensino superior instituído pela Secretaria da Educação em parceira com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Para esse grupo, as provas também serão aplicadas em duas datas, de acordo com a série e área de conhecimento, e em formato impresso (veja quadro abaixo). Os participantes matriculados na 3ª série também deverão compor uma redação dissertativa-argumentativa. Para saber mais sobre o Provão Paulista, acesse aqui.

Participação de outras redes e Idesp

Além das escolas estaduais, sob administração da Seduc-SP, o Saresp é aberto a unidades do Centro Estadual Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), do Serviço Social da Indústria (Sesi), além de redes municipais e particulares. A adesão depende da manifestação prévia dessas instituições.

Os resultados das provas do Saresp, junto com os dados de fluxo escolar dos estudantes (taxas de aprovação, reprovação e abandono), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). O Idesp é divulgado todos os anos pela Seduc-SP e serve de termômetro para as políticas públicas e planejamento das unidades de ensino.

Confira as datas das provas deste ano:

Anos iniciais do Ensino Fundamental

Ano Data Prova
2º ano 5 de dezembro Língua Portuguesa e Matemática
5º ano 5 de dezembro Língua Portuguesa e Matemática

 

Anos finais do Ensino Fundamental

 

Ano Data Prova
9º ano 5 de dezembro Linguagens e Ciências da Natureza
6 de dezembro Matemática e Ciências Humanas

 

Ensino Médio

 

Série Data Prova
1ª série 30 de novembro Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
1º de dezembro Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
2ª série 30 de novembro Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
1º de dezembro Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
3ª série 28 de novembro Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
29 de novembro Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Redação

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp