23/11/2023 às 07h08min - Atualizada em 23/11/2023 às 07h08min

Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

Regramento sobre o tema será publicado nos próximos dias, mas com validade a partir de março de 2024. Medida quer valorizar negociações coletivas. Decisão foi tomada após reclamação do setor.

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados (© Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessidade de acordo coletivo como requisito para permitir o trabalho no comércio aos feriados. Segundo o ministro Luiz Marinho, uma nova portaria com o mesmo conteúdo será publicada nos próximos dias, mas com validade a partir de março de 2024. 

Até lá, um grupo de trabalho tripartite, formado por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados, irá debater a medida para construir um acordo nacional sobre o tema. Após esse debate, se for necessário, poderá haver mudanças na portaria do governo. 

O ministro explicou que a portaria publicada recentemente apenas revogou uma outra portaria de 2021, do governo anterior, que concedeu autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados em vários setores do comércio. Segundo Marinho, essa medida contrariava a lei 10.101, de 2000, que permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.  

“A portaria de 2021 deu entendimento que os feriados não precisariam de negociação, e que o patrão poderia, na véspera do feriado, a qualquer hora, falar para o trabalhador: amanhã você vem trabalhar”, disse o ministro. Segundo ele, o espírito da nova portaria do governo é valorizar as negociações coletivas e estabelecer que o funcionamento aos feriados precisa ser negociado. 

Nesta terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência de um projeto de decreto legislativo que cancela a portaria do Ministério do Trabalho. Segundo Marinho, revogação da portaria pelo Ministério do Trabalho não foi influenciada pela decisão dos parlamentares. “Nossa ação é por conta da reclamação do setor, que é natural e legítima”, diz.

Edição: Aline Leal

Conteúdos extras dos outros veículos de comunicação da EBC para lhe informar mais

Em outra partida atrasada, mas válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Vasco ficaram no empate de 2 a 2 no estádio do Mineirão.

Uma modalidade que colaborou muito para a jornada incrível da equipe brasileira foi o atletismo, com o total de 13 medalhas (quatro ouros, cinco pratas e quatro bronzes).

Em decisões recentes, Supremo Tribunal Federal também havia derrubado decisões que reconheceram vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma Cabify.

Ministra da Igualdade Racial concedeu entrevista ao Programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e destacou a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola.

Todos os indicados passaram por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tiveram os nomes aprovados pela maioria dos senadores em plenário.

Presidente do Supremo Tribunal Federal defendeu reparação de “injustiças históricas”. O 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) vai até sexta-feira (24). Juíza Adriana Melonio trata a Enajun como “nosso quilombo”.

Números foram apresentados nesta quarta-feira (22) pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Presidente do banco, Carlos Vieira, concedeu entrevista nesta quarta-feira (22) ao Repórter Brasil, da TV Brasil

Senadores retiraram do texto trecho que restringia os pedidos de vista a de caráter coletivo e a seis meses, podendo ser renovado por três meses. Atualmente, os ministro podem pedir vista, sem prazo específico. 

Entidade também afirmou que apoiará os sindicatos locais do setor na defesa “do acesso à informação e emprego”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp