06/09/2023 às 10h23min - Atualizada em 06/09/2023 às 10h23min

O evento que agitou o campo político em São Carlos

O partido Progressistas que em São Carlos é presidido por Mariel Olmo, filiou o prefeito Airton Garcia e o secretário de Governo, Netto Donato.

O partido Progressistas que em São Carlos é presidido por Mariel Olmo, filiou o prefeito Airton Garcia e o secretário de Governo, Netto Donato.
Um badalado evento na última segunda-feira (04), movimentou e bastante os bastidores políticos em São Carlos. O partido Progressistas que em São Carlos é presidido por Mariel Olmo, filiou o prefeito Airton Garcia e o secretário de Governo, Netto Donato.

É o cara
Com a ida de Netto e Airton para o partido, o secretário de Governo praticamente se consolidou como candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, com apoio do prefeito Airton Garcia. Netto estava filiado ao PSDB, Airton era membro do União Brasil.

Cacique Estadual
O evento teve a presença de Maurício Neves, deputado federal e presidente do Progressistas em São Paulo, aconteceu no auditório do Hotel Anacã. Airton não pode comparecer ao evento devido aos seus problemas de saúde e assinou sua filiação em sua residência.

Isolado
Essa movimentação política praticamente isolou o vice-prefeito Edson Ferraz dentro da Administração e deverá isolá-lo ainda mais, pois a coluna apurou que poderá ocorrer uma debandada de políticos do seu partido, o MDB, para outras siglas.

Reunião com a base
Isso ficou claro na segunda-feira à tarde quando os secretários de Governo, Netto Donato, de Relações Legislativas e Institucionais, Mateus de Aquino e de Comunicação, Leandro Severo, se reuniu no Paço Municipal, com 16 dos 21 vereadores.

Quem estava presente
Participaram da reunião André Rebello (União Brasil), Bruno Zancheta (PL), Cidinha do Oncológico (PP), Dé Alvim (Solidariedade), Elton Carvalho (Republicanos), Fabio Zanchin (MDB), Gustavo Pozzi (PL), Laíde das Graças Simões (PSDB), Lucão Fernandes (MDB), Malabim (PTB), Marquinho Amaral (Podemos), Moisés Lazarine (União Brasil), Robertinho Mori (União Brasil), Sérgio Rocha (PTB), Tiago Parelli (PP) e Ubirajara Teixeira – Bira (PSD).

Ganhou força
Quem ganhou muita força com toda essa jogada, foi Mariel Olmo que hoje preside também o SAAE. De ator coadjuvante na primeira administração Airton, Olmo cresceu bastante, tanto é verdade que hoje o Progressistas em São Carlos conta com cerca de 2 mil filiados e que irá sim lançar candidatura própria para a disputa da Prefeitura no ano que vem.

Espaço próprio
Se na eleição passada a sigla serviu em São Carlos como um partido coadjuvante, na próxima ela poderá ser a grande surpresa.

Contra-ataque
O portal acidade on publicou esta semana, que um advogado de São Carlos protocolou um “pedido de providências” para que a Prefeitura de São Carlos ingresse com uma ação civil pública contra o vice-prefeito Edson Ferraz, por improbidade administrativa. O requerimento foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral (Podemos), e pede “providências” à Procuradoria-Geral do Município e à Controladoria-Geral do Município.

Caso Prohab
Segundo o portal a solicitação remete a um Termo de Acordo de Não Persecução Penal firmado entre Edson Ferraz e o promotor criminal Marcelo Buffulin Mizuno. No documento, ao qual o acidade on teve acesso, o vice-prefeito “confirmou a participação indireta nos fatos e atos administrativos que integraram os procedimentos que culminaram na celebração dos contratos firmados por terceiros, pessoas físicas e jurídicas privadas, sem licitação, perante a Prohab São Carlos”.

O que diz o vice-prefeito
Em entrevista ao acidade on, o vice-prefeito Edson Ferraz afirmou que o acordo com o Ministério Público do Estado, na esfera criminal, se refere “erros de formalidade” em “alguns processos (licitatórios)”.

Estão fazendo de tudo
A impressão deixada ao analisar a reportagem é que “forças não tão ocultas” não querem apenas isolar Ferraz no Paço, querem afastá-lo de vez. A mesma tática está sendo usada também para afastar Airton por causa do seu problema de saúde.

Mas...
Se afastar Airton, assume Edson Ferraz, mas ninguém quer Ferraz na cadeira do prefeito, então o jeito é achar pelo em ovo e tentar pegá-lo em alguma improbidade administrativa. Ele e Airton afastados, quem assumiria “a cadeira” seria o presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral o “pacificador” e provavelmente nada mudaria na Administração.

É muita ação
O enredo político de São Carlos está parecendo daqueles filmes de ação, você nunca sabe o que poderá acontecer na próxima cena. Com certeza, alguém que hoje está sendo deixado de lado, deve ter “a carta” na manga. Vamos aguardar.

Vetar PL
Mas voltando a reunião da segunda-feira no Paço Municipal a mesma serviu para discutir a base de apoio do governo Airton Garcia no poder legislativo, aprimorar as demandas e discutir os projetos encaminhados para a Câmara também fizeram parte da pauta. E ainda o veto ao projeto de lei Nº 513 que prevê a proibição de pulverização aérea de agrotóxicos por meio de aeronaves tripuladas foi outra questão discutida.

Banheiro do Mercado
A vereadora Raquel Auxiliadora protocolou requerimento solicitando informações da sobre banheiro público do Mercado Municipal, hoje administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Fecha mais cedo
A parlamentar salienta que recebeu denúncias de munícipes sobre a dificuldade de acesso ao banheiro municipal, visto que o mesmo está sendo fechado às 17hs, uma hora de antecedência ao encerramento das atividades comerciais do Mercado Municipal.

Final de semana não abre
Também informa consta que o banheiro está sendo fechado aos finais de semana, dificultando ainda mais a acessibilidade, sendo ainda mais prejudicial que o horário reduzido nos dias normais da semana, como foi citado acima.

Sem hora extra
Um ofício circular foi passado aos comerciantes do Mercado Municipal que de Municipal só tem o nome, de que o fechamento aos finais de semana, pontos facultativos e horários especiais passaria a vigorar a partir de 01 de setembro pelo motivo de corte das horas extras dos dois únicos servidores lotados naquela área comercial.

É cada uma
Existem coisas que só acontecem mesmo em São Carlos. Aqui até banheiro do Mercado Municipal que não é municipal causa impasse ou polêmica.

Existe?
Já o vereador Elton Carvalho protocolou requerimento pedindo informações acerca da produtividade e eficiência da Ouvidoria Geral do Município.

Bom feriadão a todos
Os dias difíceis não vêm pra ficar, eles chegam pra nos ensinar. No final você vai entender, tudo tem um propósito, nada é por acaso! Paciência e fé, o tempo resolve e tudo passa! Fale com a gente: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp