05/04/2023 às 10h10min - Atualizada em 05/04/2023 às 10h10min

Que dó: Os bens inservíveis da Educação

Que o poder público em diversas ocasiões desperdiçam dinheiro público, isso já não é novidade no Brasil. E em São Carlos não seria diferente.

Os bens inservíveis da Educação
Que o poder público em diversas ocasiões desperdiçam dinheiro público, isso já não é novidade no Brasil. E em São Carlos não seria diferente. Mas a partir do momento que você encontra matérias em bom estado de uso, alguns até embalados, jogados ao relento, aí é revoltante. Ainda mais quando se trata de bens inservíveis da Educação.

As fotos
Pois bem na segunda-feira (03), recebemos fotografias do antigo Fazenda Hotel, local esse que estaria servido de depósito de bens inservíveis da Secretaria Municipal de Educação. Algumas dessas fotografias chamou atenção, pois nelas haviam carteiras escolares novas, algumas ainda embaladas, misturadas com os inservíveis.

Secretaria
A coluna manteve contato com o atual secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, que ficou meio que assustado com a situação narrada. Transparente como sempre foi, Roselei, nos convidou para ir pessoalmente na área e verificar o tal de bens inservíveis.

Terça-feira de manhã e lá vamos nós
Encontramos, além das carteiras novas, armários, cadeiras, mesas, caldeiras, geladeiras, máquinas de lavar, impressoras, computadores, balanças, caixa da água, vários desses itens em boas condições jogados no mato, à mercê do sol, da chuva e dos furtos.

Visitas estranhas
O local que já está abandonado a algum tempo passou a receber “visitas” estranhas, afinal para os “nóias da vida”, muita coisa que foi depositado na área, tem valor no mercado paralelo. Essas visitas, lógico, vem incomodando os moradores vizinhos.

Dengue
Mas não é só essas visitas, a outra preocupação é com o mosquito da dengue. Cabe ressaltar aqui o cuidado que o pessoal da Educação está tendo em jogar cloro na piscina que existe no local. Mas e o restante da área? Mato alto, calhas empilhadas, vários desses inservíveis, “aptos em servir de criadouros do mosquito. Enfim, um relaxo só.

Chocado
Questionamos o atual secretário que ficou chocado com o que viu sobre aquela situação. A resposta foi de que a pasta no ano passado havia adquirido material novo para substituir aqueles que estavam jogados e que serão leiloados.

Os 25%
Mas a verdade é outra e insistimos aqui, não é culpa do secretário Roselei. Como bem lembrou a vereadora Raquel Auxiliadora o governo municipal até dezembro de 2022 não havia investido os 25% na Educação como prevê a constituição. “Aí, aos 45 do segundo tempo, sem conversar com nenhuma escola, fez as compra que não precisavam ser substituídos. O resultado está aí. Falta de planejamento, leviandade com o dinheiro e patrimônio público”, escreveu a parlamentar nas redes sociais.

Quer ficar ainda mais irritado com essa situação?
Compraram tanta coisa sem precisar que não é só o antigo Fazenda Hotel que está servindo de depósito. Existem ao menos mais três locais espalhados pela cidade. Não iremos aqui por questões de segurança, divulgar a localização.

Quer ficar ainda mais irritado com essa situação? II
E ainda tem muito mais para ser retirado das escolas. Isso que foi “descoberto” esta semana, só ilustra bem a bagunça que estava a Educação na gestão da Wanda Hoffmann. E olha que cansamos de escrever aqui. O resultado está aí!

Entidades
Roselei nos explicou que alguns itens foram repassados para algumas instituições da cidade que demonstraram interesse. Mas tem muita coisa, mas muita coisa mesmo. A Secretaria Municipal de Fazenda já prepara um leilão para se possa ser promovida a venda destes bens inservíveis (sucata). Foi triste ver tanta coisa boa ao relento e sem cuidado algum.

Uniformes
Esse episódio nos fez lembrar dos uniformes escolares novos que foram descartados na antiga escola do SESI lá na avenida Professor Luís Augusto de Oliveira. O motivo? Simbolos das administrações dos governos petistas (Newton Lima e Barba).

Emblemas
Relembrando essa questão de marcas, simbolos, logotipois de governos, nesse sentido está de parabéns o governo Airton Garcia que nunca ligou para isso. A cidade já tem o seu brasão que é bonito.

Lei Municipal
Além do prefeito Airton não ligar para essas questões, existe uma lei, de autoria do então vereador à época, Roselei, em que proíbe o gasto do dinheiro público com logomarcas, slogans e coisas do gênero. A Lei é a nº 17.579/2015


Legal
Foi bacana a homenagem que a Secretaria Municipal de Educação realizou na noite da segunda-feira (03), na sede da Associação dos Engenheiros de São Carlos (AEASC), em homenagem as 250 merendeiras da Rede Municipal de Ensino.

Legal II
Foi oferecido um jantar a essas profissionais, além do sorteio de vários brindes. O evento contou com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP) e do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (SINDSPAM).

Gratidão
 “Um jantar de gratidão as nossas merendeiras pelo carinho, criatividade e dedicação na preparação diária da alimentação escolar, dando sabor a vida das nossas crianças, garantindo a nutrição e segurança alimentar para os nossos 16 mil alunos”, destacou o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso.

Gente do céu
Tanta coisa acontecendo na área política da cidade e o pessoal preocupado com duas galinhas que apareceram no evento universitário "47ª edição da Pré Intermed 2023", lá no Ginásio da Redenção.

Demitido
A Prefeitura de São Carlos, após processo administrativo disciplinar, desligou o médico pediatra deixou o expediente de trabalho, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Munique, para fazer plantão em um hospital particular. O profissional tinha salário-base de R$ 18 mil.

A denúncia
Em maio do ano passado a denúncia foi realizada pelo vereador Bira (PSD) que teria recebido ligação de um morador informando o problema. Ele e outros vereadores se dirigiram à USF e constataram que o médico não estava em atendimento. Segundo estipulado, o médico que teria entrado às 7h e deveria trabalhar até às 15h30, saiu por volta das 10h.

Particular
Logo depois, os vereadores foram até um hospital particular, no qual confirmaram que o médico estava atendendo pacientes do plano de saúde. O caso foi registrado na Guarda Municipal. Na época, de acordo com Bira, o médico respondia a uma sindicância, dois processos disciplinares, quatro apurações preliminares e 37 reclamações na Ouvidoria.

Porém
Há quem diga que ele volta (se quiser é claro!). Sabe como é que é né, processos, Justiça do Trabalho, etc..., etc... Vamos aguardar. Enfim a Prefeitura fez sua parte.

Ele é f...
E ontem durante a sessão da Câmara, ele o bajulador de plantão, vereador Dé Alvim (Solidariedade) rasgou elogios ao vereador Djalma Nery (PSOL). Por qual motivo não sabemos, mas que tem algo por trás disso, ah tem...

Boa páscoa
Desejamos a todos os leitores uma Feliz Páscoa. “Você não pode evitar que os problemas batam à sua porta, mas não há necessidade de oferecer-lhes uma cadeira pra sentar”. (Cora Coralina).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp