14/09/2022 às 14h43min - Atualizada em 14/09/2022 às 14h43min

Os números do ranking da competitividade e a realidade da população

No papel São Carlos ficou na 13ª colocação geral no Brasil, subindo duas posições em relação ao ano passado

Os números do ranking da competitividade e a realidade da população

O Centro de Liderança Pública divulgou nesta terça-feira (13) o Ranking de Competitividade dos Municípios que apontou São Carlos na 13ª colocação geral no Brasil, subindo duas posições em relação ao ano passado. O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que chega à sua terceira edição e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Como funciona
Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

Cidades com mais de 80 mil
A terceira edição do Ranking analisou o total de 415 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.

Mas e os números fragmentados?
Tudo muito bacana, mas alguns números precisam de uma melhor analise, afinal trata-se justamente de áreas que a população local mais precisa que é a Saúde e Educação. Há quem aponte como destaque a evolução na qualidade da Saúde, com São Carlos subindo 32 posições e ficando no 8º lugar nacional na área. Já na qualidade da Educação, a cidade subiu quatro posições, ficando no quarto lugar do país.

Qualidade quando tem ainda é boa
Porém a qualidade da saúde analisou os números de mortalidade materna (1º lugar no ranking), desnutrição na infância (91º), obesidade na infância (38º), mortalidade na infância (67º) e mortalidade por causas evitáveis (24º)

Mas quando não tem
Só que no quesito acesso a saúde os números refletem o drama que a população que depende do poder público enfrenta quase que diariamente. Foram analisados os itens: cobertura da atenção primária (342º), cobertura de saúde suplementar (40º), cobertura vacinal (124º) e o atendimento pré-natal (137º).

Atenção básica
Como se percebe a posição de São Carlos entre os 415 munícipios analisados pelo ranking e sofrível e reflete aquilo que a população reclama quase que diariamente é a cobertura da atenção primária, isto é, falta de médicos, demora no atendimento, estrutura deficitárias entre outros nas nossas UPAs  principalmente.

Máquina pública capenga
Outro ponto negativo no ranking é a estrutura da máquina pública que na classificação ficou em 332º lugar. Foi analisado o custo da função administrativa (325º), custo da função legislativa (169º), qualidade da informação contábil e fiscal (402º), tempo para abertura de empresas (117º), Qualificação do servidor (149º) e transparência municipal (194º). E olha que estamos falando de São Carlos, a capital da tecnologia.

Educação
Já a nossa Educação mesmo com seus vários problemas internos ocupa uma posição de destaque, 4º posição. Nossa Economia também está indo bem, 6º posição no ranking.

Composição
A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. Para ter acesso a todos os índices CLIQUE AQUI.

Saúde na pauta
As lotações observadas no início desta semana nas UPAs da cidade, ganhou destaque na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal. Vários parlamentares classificaram como “falta de responsabilidade” e “caos” a situação vivenciada em unidades do município.

Falta de respeito
Lucão Fernandes que preside a Comissão de Saúde da Câmara cobrou novamente a falta de médicos e demais profissionais nas UPAs. “Tenho insistido no pedido da contratação destes profissionais para fazer frente ao déficit na nossa rede municipal de saúde. Na UPA da Santa Felícia, teve paciente que ficou nove horas aguardando atendimento, nove horas. Vocês sabem o que significa uma pessoa ficar aguardando dentro de uma unidade de saúde? É muito sofrimento, muita falta de respeito com o ser humano”, desabafou.

Demora até no acolhimento
O vereador Bira também destacou a demora por acolhimento na UPA da Vila Prado, mais de uma hora, em alguns casos. “Dois médicos estão trabalhando, atendendo, e tem ente que está lá desde as 11h da manhã esperando para ser atendida”, contou Bira.

Oncologia

Já a vereadora Cidinha do Oncológico disse que o serviço de atendimento especializado a pacientes com câncer tem déficit de cirurgião oncológico, oncologia clínica, hematologia e urologista. “Desde sexta tem uma senhora que está indo na UPA tomar morfina, porque não consegue receita porque o médico está de férias e não tem outro”, afirmou.

Férias e sem médico
Já o presidente da Câmara Roselei Françoso, trouxe o problema que está sendo vivido pelos moradores de Santa Eudóxia. Por lá o único médico que atende na unidade de saúde está de férias. Portanto quem precisar de médico por lá, tem de vir até São Carlos para buscar ajuda. Segundo Roselei, o distrito sofre também com falta de assistente social, dentista e outros profissionais quando os titulares entram em férias.

E como sempre acontece
Por sua vez a Secretaria de Saúde de São Carlos afirmou que “todas as segundas e terças-feiras a procura por atendimento é sempre maior”. Ah tá... Ao ser questionada sobre eventual reforço nos dois dias de maior movimento, a pasta justificou que uma ameaça de paralisação dos médicos da terceirizada Omesc que prestam serviço às UBSs e USFs sobrecarregou as Unidades de Pronto Atendimento.

E como sempre acontece II
Já a falta de planejamento, organização e até boa vontade de vez em quando, nunca é o culpado por esse descaso com a população não é?

Processante ativa
A Comissão Processante que pode cassar o prefeito Airton Garcia obteve mais uma vitória na Justiça e poderá dar sequencia aos trabalhos. Por essa razão, nesta quinta-feira os membros farão uma reunião para remarcar os 15 depoimentos que estavam agendados desde semana passada (12).

Bacana
São Carlos recebe a partir desta sexta-feira (16/09), até domingo (18/09), no Ginásio Milton Olaio Filho, a peça teatral “Ayrton Senna – O Musical”, espetáculo sobre o piloto, um dos mais importantes nomes do automobilismo mundial. Vale a pena conferir!

Até sexta
Somente quando o poder do amor for maior que o amor pelo poder é que o mundo encontrará a paz que tanto necessita! Fale com a gente: [email protected] 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp