06/09/2022 às 10h53min - Atualizada em 06/09/2022 às 10h53min

AEASC realiza palestra sobre mobilidade

A atividade é parte das atualizações e treinamentos disponibilizados pela entidade, parceiros e patrocinadores como o CREA-SP

AEASC realiza palestra sobre mobilidade
Nesta segunda-feira, (05) a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC realizou nova palestra de atualização profissional com a presença de público no auditório e transmissão ao vivo através das páginas do Facebook e Youtube, facilitando a participação de palestrantes e profissionais de diferentes regiões do país. Os patrocinadores e apoiadores da atividade são o CREA-SP, a Mútua SP, Vila Urbe, a Construtora ADN e a Unicep.

A abertura ficou a cargo de Agnaldo Spaziani, presidente da AEASC com a presença da diretoria da entidade e de Juliano Resende, chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria de São Carlos do CREA-SP. Vídeos esclarecedores sobre o papel, a atuação e os serviços disponibilizados pelo Conselho Regional de Engenharia de São Paulo, iniciaram a exposição da noite.

“A AEASC tem como um dos principais objetivos possibilitar a capacitação, treinamento e valorização dos profissionais associados e São Carlos está em fase de elaboração de seu Plano de Mobilidade o que faz o tema dessa palestra ainda mais importante. Além disso os participantes presencialmente e on-line podem fazer perguntas e comentários para o palestrante.”, disse Agnaldo Spaziani.

O tema foi “Acessibilidade em instituições de longa permanência de idosos”, com Lenita Secco Brandão, engenheira civil especialista na área de acessibilidade, indicada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea como especialista na Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos ano 2017, integrante do Grupo de Trabalho da Consulta Nacional do Projeto de Emenda da ABNT 9050 e 16537, integrante da CPA - Comissão Permanente de Acessibilidade das cidades de Americana e São Paulo, representando o CREA-SP. “A legislação é para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e inclui idosos, obesos, gestantes, mães com criança de colo. Se você quebrar um pé estará com a mobilidade reduzida também.”, explicou Lenita Secco Brandão.

A palestrante falou ainda sobre a necessidade de oferecer áreas acessíveis em espaços comerciais para incluir esse público e seus familiares e, claro sobre a legislação específica para as instituições de abrigo permanente para idosos: “A acessibilidade é para todos não é para a pessoa que usa a cadeira de rodas.

Esse símbolo da acessibilidade é para fazer com quem todas as necessidades desse público sejam atendidas e assim, os demais tenham suas condições atendidas também”.

A exposição está disponível nas redes sociais da AEASC.

Agenda das próximas palestras sempre as 19h:

12/09 – Geógrafa Lorena Freitas, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento do Brasil. Tema: “Desafios e soluções para gestão equitativa da mobilidade no Brasil”;

19/09 – Engenheiro Naval Manoel de Andrade e Silva Reis. Tema: “Plano de Mobilidade: Necessidade Legal e Benefícios”.

26/09 – Mobilize Brasil. Tema: “Mobilidade urbana sustentável e acessibilidade: panorama em cidades brasileiras”.

Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo pela página do Youtube e redes sociais da AEASC e podem ser assistidas presencialmente na sede da AEASC (Rua Sorbone, n° 400 – em frente ao fórum Cível – São Carlos/SP)
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp