16/05/2024 às 08h54min - Atualizada em 16/05/2024 às 08h54min

Modernização e inovação da gestão pública: Prefeitura e Startups formalizam contratos de solução tecnológica

Ao todo, foram dez startups selecionadas e que receberão R$ 20 mil cada, conforme as normas do programa

Modernização e inovação da gestão pública: Prefeitura e Startups formalizam contratos de solução tecnológica
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na manhã desta quarta-feira (15/05), no auditório do Paço Municipal, a assinatura de contratos com as 10 startups contempladas na Chamada Pública nº 04/2023, referente ao Programa Municipal de Estímulo às Startups.

As startups contempladas apresentaram projetos de solução tecnológica para a gestão pública de São Carlos, divididos nos segmentos agronegócio, educação, inteligência artificial, meio ambiente e saúde. A chamada pública observou definições como ecossistema de startups; equipe proponente (equipe formada por, no mínimo, dois empreendedores que, de fato, participarão com sua startup); modelo de negócios repetível e escalável; projeto (solução tecnológica) e; startup de base tecnológica ou empresa de base tecnológica.

Ao todo, foram dez startups selecionadas e que receberão R$ 20 mil cada, conforme as normas do programa. O recurso liberado é proveniente do Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (FACTI), vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Silvio Goulart Rosa Junior, presidente do Parqtec, ressaltou que o convênio é mais uma fonte de financiamento das startups de São Carlos, cidade reconhecida internacionalmente como a Capital da Tecnologia que também vai viabilizar o desenvolvimento de projetos para atender mais demandas da cidade. “Três das startups contempladas no edital estão conosco na Incubadora e no Parque Tecnológico e vão desenvolver projetos nas áreas de agricultura, insumos e química. A cidade vai se beneficiar dessa comunidade expressiva e competente que gera conhecimento que pode ser aplicado na solução dos problemas”.

José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, enfatizou que a gestão pública dos municípios precisa de revitalização e processos de inovação e o objetivo é promover a inserção dessa inovação nas políticas públicas em áreas estratégicas. “Os recursos que estamos viabilizando para as startups visa consolidar o desenvolvimento de projetos que vão ter influência no planejamento do setor público e desenvolvimento tecnológico da cidade. Depois de concluído o trabalho, os projetos serão avaliados por uma comissão independente que indicará para a Prefeitura o que pode ser aproveitado destas startups, ou seja, quais os projetos que terão preponderância para desenvolvimento de políticas públicas com uma cidade inteligente sustentável e modernização da gestão pública”, frisou.

Netto Donatto, secretário municipal de Governo, representando o prefeito Airton Garcia, lembrou que é a primeira vez que o município formaliza um convênio dessa magnitude, um projeto com início promissor e em parceria com as startups. “Estamos investindo recursos em ciência e inovação no processo de modernização e avanço da gestão pública e no desenvolvimento econômico e social da cidade. Isso vai trazer avanços, oferta de serviços públicos eficientes e a população poderá usufruir dos benefícios do desenvolvimento tecnológico, melhor qualidade de vida, mais saúde e educação de qualidade”, salientou.

Arcádio Souto Tato, da startup Onesix Global LTDA, representado as demais startups, destacou o momento é significativo para o desenvolvimento e inovação da cidade e a efetivação de termo de subvenção econômica é um marco importante.

“A formalização dos contratos com a Prefeitura representa para todos nós o crescimento pelo potencial transformador da inovação porque amplia as possibilidades de crescimento das startups de São Carlos que se orgulham de fazer parte deste ecossistema vibrante e inovador, em parceria com o poder público, para o desenvolvimento de problemas reais e criar oportunidades para jovens talentos. Acredito que juntos poderemos construir um futuro próspero e tecnológico para a nossa cidade”, finalizou.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Leandro Severo (Comunicação), João Muller (Obras Públicas), Larissa Vieira, diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável e os representantes das startups.
 
Confira a relação de startups contempladas:
 
1 - Projeto 06: “NoCopR: um defensivo agrícola sustentável contra o cancro cítrico
EMPRESA: BIONFARM TECHNOLOGIES LTDA
RESPONSÁVEL: André Vessoni Alexandrino.
 
2 - Projeto 19: Desenvolvimento de acelerador de compostagem promotor de ciclagem de fósforo.
EMPRESA: IKOVE AGRO BIOINSUMOS AGRÍCOLAS LTDA
RESPONSÁVEL: Clarissa Hamaio Okino Delgado.
 
3 - Projeto 15: Síntese de projetos nanoestruturados de cobre e prata para substituição de antibióticos promotores de crescimento na produção de suínos e aves.
EMPRESA: TOVIESUR QUÍMICA LTDA
RESPONSÁVEL: Guilherme Carvalho Tremiliosi.
 
4 - Projeto 03: Desenvolvimento e certificação de um drone experimental para mapeamento de grandes áreas alagadas do Município de São Carlos
EMPRESA: GMSKY MAPEAMENTO AÉREO E SOLUÇÕES COM DRONES LTDA
RESPONSÁVEL: Gabriel Marques.
 
5 - Projeto 04: Gestão de documentos eletrônicos (ECM)
EMPRESA: SILOPRIME SISTEMAS E TECNOLOGIA LTDA
RESPONSÁVEL: Alexandre Esteves Galdino.
 
6 - Projeto 11: São Carlos Verde: a cidade capital da tecnologia mais avançada em sustentabilidade vivendo em harmonia com a natureza e é um exemplo para o futuro
EMPRESA: Robertson Lombardo Noronha 32787100880
NOME FANTASIA: KUROUXESS ENTERPRISES
 
7 - Projeto 18: Como formar professores de forma continuada para melhorar o aprendizado usando – aplicativo de educação continuada – AEC
EMPRESA: ONESIX GLOBAL LTDA
RESPONSÁVEL: Arcádio Souto Tato
 
8 - Projeto 17: Inteligência Artificial.
EMPRESA: DRSC SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS INTELIGENTES LTDA
RESPONSÁVEL: Rafael Pillon Almeida
 
9 - Projeto 14: Educação Empreendedora.
EMPRESA: Camila de Souza Máximo Costa
NOME FANTASIA: MAPA DA MULHER
 
10 - Projeto 20: Agregando nanotecnologia na saúde pública no município de São Carlos para o controle de pandemias.
EMPRESA: PROTECH PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LTDA
RESPONSÁVEL: Thiers Massami Uehara.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp