27/04/2022 às 14h52min - Atualizada em 27/04/2022 às 14h52min

Este é o momento de fechar ou mudar uma UBS?

Precisamos sim de soluções em caráter emergencial, mas fechar uma unidade sem conversar com a população é tiro no pé Ácidas da Política

Arquivo(PMSC)

A saúde pública em São Carlos está à beira do caos. Semana passada o vereador Bruno Zancheta criticou a falta de materiais básicos nas UBS, USFs e UPAs da cidade. “A saúde de São Carlos está na UTI, em estado grave. Há demora no atendimento nas UPAs, faltam materiais básicos nas unidades de saúde para fazer curativo (gaze, esparadrapo), não dá para aceitar. Os médicos que atendem nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), tem trocado medicações que seriam aplicadas nos pacientes pois elas estão em falta e isso tudo é inaceitável. Não vou culpar nenhuma pessoa, a culpa é da gestão, está faltando gestão. Precisamos de soluções em caráter emergencial”, afirmou o vereador.

Fechar 

Pois bem, agora em plena crise no sistema depois da pandemia, vem a Secretaria Municipal de Saúde com a informação de que irá fechar a UBS do Maria Stella Fagá sob justificativa de que a demanda é baixa que os servidores estão ociosos e a necessidade de economizar recursos com aluguel. A ideia é fechar as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Jardim São Rafael e Itamaraty e levá-los para o prédio da UBS Fagá e toda essa mudança sem nenhum tipo de diálogo e ou orientação com a população desta região.  

Ou seja

Como bem disse o vereador Djalma Nery: “Vão bagunçar a vida de todo mundo, vão mudar de lugar duas USFs, fechar uma UBS e condensar toda demanda de quase 10 mil pessoas em uma única unidade. E pior: tudo isso sem falar com ninguém! De cima pra baixo. É má fé ou incompetência?

Completando

A diretora de Gestão e Cuidado Ambulatorial da Secretaria da Saúde, Denise Braga, justificou a mudança. Ela disse que a USF São Rafael não tem condições de ganhar um consultório odontológico, enquanto que a do Itamarati não tinha sala de curativos. Com a relatada baixa demanda da UBS do Fagá, veio o plano veio o plano de colocar todas as unidades em um espaço só.

Este é o momento?

A intenção da Secretaria em unir o útil ao agradável pode ser até boa “para ela”, mas fechar uma UBS nesta altura do campeonato sem conversar com a população dá a impressão de que eles não estão preocupados com o sofrimento dessa população que hoje padece de uma saúde de qualidade.

Uma festa

Uma situação com aspecto no mínimo irregular foi constatado na tarde desta terça-feira (26) no Parque do Kartódromo. Alguns trailers que comercializam alimentos naquela área de lazer, estariam mantendo suas instalações, utilizando energia direto de um poste de iluminação público do parque. Isto é, direto da Prefeitura, sem medição, sem relógio.

Faltou energia

Toda essa história começou com uma das pessoas que comercializa seus produtos na área, ele reclamou que alguém havia cortado a energia do seu trailer. GMs que foram acionados por esse comerciante, informaram em boletim de ocorrência, sim o caso foi parar na delegacia, que um curto circuito teria ocorrido no parque e por isso o local estaria sem energia.

Mas o grave vem agora

Questionado sobre quem havia autorizado a usar energia da praça, este comerciante, citou “figurões” do Paço Municipal e chegou a ligar para eles, mas claro, disseram que nada podiam fazer feito.

Quer mais?

Pelo menos outros sete trailers estariam funcionando na mesma situação, quanto a documentação (licença) não foi possível naquele momento verificar a situação de cada um dos comércios.

Terra sem Lei?

Esse episódio foi recheado ainda de outras “situações” que acabaram não sendo registrados no boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial. A pergunta que fica desse episódio é uma só: A cidade não tem fiscalização não? Sabemos que a situação está difícil para muita gente, mas não é certo, privilégios para poucos e o peso da lei para a maioria.

Enigma

Na segunda-feira (25) o presidente da Câmara Municipal publicou um “enigma” em sua rede social: “Quem não tem compromisso em responder aos questionamentos da sociedade ou de quem a representa não deveria estar no cargo. Está indo bem… aos poucos a paciência vai acabando”.

Enigma II

Qual foi a intenção de Roselei? A quem foi dirigida essa crítica? Ao prefeito? Aos que hoje estão mandando na cidade que rodeiam o prefeito?

Até sexta

Uma faísca de gentileza pode gerar uma fogueira de coisas boas! Espalhe amor até virar uma pandemia! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp