07/01/2022 às 15h10min - Atualizada em 07/01/2022 às 15h10min

O Aracê Santo Antônio será como o Varjão do passado?

Bairro rural localizado nos fundos do Embaré, lembrou nesta quinta-feira o caos que se instalava no Varjão no passado Ácidas da Política

Pois é prezados internautas, as chuvas de alta intensidade (56,6 mm) que caíram por quase cinco horas seguidas em São Carlos, trouxe a tona um problema que já causou muita dor de cabeça no passado aos moradores da região do Varjão, bairro rural as margens da rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318).

Como sofreu

No passado a região sofria muito com as enchentes, boa parte da culpa era dos condomínios de luxo que foram instalados do outro lado da rodovia. Pois bem, demorou mas medidas foram tomadas e hoje o Varjão não sofre mais.

Mudança de endereço

Mas agora surge o Aracê Santo Antônio, bairro rural e sinônimo de lazer e descanso. Bom assim era para ser, mas de uns tempos para cá o bairro vem sofrendo com as chuvas. A desta quinta-feira (06), foi cruel com o bairro.

Rios

Ruas viraram rios e ficaram intransitáveis, carros foram engolidos pelas crateras abertas, chácaras foram tomadas pelo bairro, animais acabaram morrendo e uma tremenda dor de cabeça foi criada para a Prefeitura Municipal.

Assustou

A região sempre teve problemas pontuais em decorrência de chuvas fortes, por conta de sua localização (fundos do Jardim Embaré). Mas como visto ontem, essa assustou e irá assustar muito mais.

Acima

E por qual motivo os moradores devem se preocupar cada dia mais? Simples, acima deles, onde antes era uma área verde, sem asfalto e casas, virou um loteamento o Arco Ville. Moradores disseram que os problemas se agravaram no Aracê há cerca de três anos, justamente o tempo em que o loteamento foi idealizado e comercializado.

A culpa é do loteador?

Não, afinal entende-se que ele cumpriu todos os requisitos junto a Prefeitura para comercializar terrenos naquela área. O lugar é bonito, foram feitas áreas para contenção das águas da chuvas, mas ontem se provou que não são suficientes.

Pensaram neles?

Será que na época que o loteamento foi aprovado, alguém pensou nas chácaras do Aracê? E hoje o que pensam? Afinal de contas temos conhecimento que outros dois novos empreendimentos serão realizados naquela região.

Reclamar com quem?

Uma moradora do Aracê disse nesta quinta-feira que já foram acionados todos os órgãos necessários, como Prefeitura, Ministério Público e Justiça, mas “nada foi feito até agora”. Que Deus cuide dos moradores do Aracê, pois a tendência é piorar a situação.

Parque Urbano

Cabe relembrar aqui que em 2017 o vereador Robertinho Mori sugeriu a criação na área de um Parque Urbano Municipal no Aracê. A proposta na época citava uma área de lazer de mais de 100 mil m² no Aracê de Santo Antônio I, localizado ao lado do bairro Embaré. Seria essa área onde hoje está o ArcoVille?

Parque Urbano II

Em 2017 o vereador informou que em resposta a um requerimento de sua autoria, a Prefeitura por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente estaria tomando providências para dar início ao processo de criação deste Parque Urbano. Pelo visto a ideia ficou só no papel.

Em ação 

Bom quem chegou logo cedo na região do Aracê para tentar ajudar os moradores a fazer "alguma coisa" para aliviar a situação, foi o vice-prefeito Edson Ferraz e o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso.

Alerta

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pelo vereador Lucão Fernandes, realizou na manhã desta quinta-feira uma reunião de trabalho no plenário do Legislativo com a presença de representantes da Prefeitura Municipal e de hospitais públicos e operadoras de planos de saúde no município. Na pauta: Encaminhamentos para rearticular a estrutura de atendimento da rede de saúde no enfrentamento da variante ômicron e da síndrome gripal.

Propostas

Entre as propostas de medidas no âmbito do município, foram apontadas: a ampliação de leitos de UTI e enfermagem na Santa Casa e Hospital Universitário, ampliação das testagens com instalação de tenda externa em quatro unidades de saúde da rede municipal, ampliação para atendimento 24 horas do centro de triagem no Ginásio Milton Olaio (a partir da próxima semana), e a possibilidade de implantação de um centro de triagem no bairro Cidade Aracy, entre outras ações.

Preocupante

A situação é crítica, quando todos esperavam uma trégua, o que estamos vendo é que a guerra aumentou, com uma letalidade mais baixa é verdade, mas a guerra está deflagrada e com vantagem para os vírus (Covid e Influenza).

Mais de mil

O reaberto Centro de Triagem no ginásio Milton Olaio, registrou nesta quinta-feira 1.117 atendimentos de síndrome gripal de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizados 549 exames do tipo RT PCR, sendo que 359 apresentaram resultado negativo e 190 deram positivo, o que corresponde a 34%.

Recordes e caos

Nesta quinta-feira também, São Carlos registrou recorde de casos de Covid-19 com 483 positivados em 24 horas e superou o total registrado nos últimos três meses. A cidade voltou a enfrentar um aumento de internações em UTIs por Covid-19, com ocupação máxima dos 10 leitos disponíveis na cidade atualmente. Na rede privada, de quatro leitos de UTI disponíveis, dois positivados estavam internados nesta quinta.

Unimed

Falando em rede privada, na reunião desta quinta-feira o vice-presidente da Unimed São Carlos, Ivan Linjardi, disse que 800 pessoas procuraram atendimento no pronto-socorro da  Unimed na quarta-feira, o que demonstra a evolução da transmissão do vírus nos últimos dias.

Unimed II

"A média móvel ontem (quarta) da Unimed São Carlos bateu recorde, a variação da média móvel. O que é isso? É quanto a média móvel, que é o número de casos em 7 dias, variou nos últimos 15 dias. Ela saltou no dia 26 de dezembro, de 9 casos, para 59 ontem. Isso significa mais de 1.600% de aumento", disse Linjardi.

E o que estamos fazendo?

E nós como sociedade estamos fazendo o que? Bom vamos lá: Se aglomerando em bares, praias, lanchonetes, estádios de futebol etc...Quem está com a vacina em dia ainda tem uma vantagem, pois a vacina é a única arma que temos contra esse vírus. Mas e os “entendidos” que se recusam a tomar a vacina, como fica? E as nossas crianças que por causa de discursos “negacionistas” ainda não receberam sequer a primeira dose?  

Bom final de semana

Se respeitarmos a liberdade que cada um possui no direito de pensar diferente , será menos um conflito no mundo!. Fale conosco: [email protected]

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp