08/12/2021 às 12h47min - Atualizada em 08/12/2021 às 12h47min

Tem coisas que ficam difíceis de entender quando vistos na prática

Estudo diz que São Carlos tem a melhor qualidade de vida entre os 41 municípios paulistas com mais de 200 mil habitantes Ácidas da Política

No último dia 2 de dezembro foi apresentado no Hotel Nacional In, em São Carlos, um estudo desenvolvido pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), trabalho realizado pelos professores, Antônio “Coca” Ferraz (coordenador) e José Leomar Fernandes Jr., da USP, Fernando Hirose, da UFSCar, e Magaly Romão, da FATEC. São Carlos na classificação Global do IDH tradicional (Saúde, Educação e Economia) obteve a nota 9,09, a maior de todas. Rio Claro obteve a 13ª colocação no geral do IDH tradicional com nota 7,43 e Araraquara ficou na 14ª posição, com nota 7,38.

Qualidade de vida

Usando como parâmetro o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tradicional, que avalia áreas como saúde, educação e economia, São Carlos tem a melhor qualidade de vida entre os 41 municípios paulistas com mais de 200 mil habitantes.

28 indicadores

A avaliação foi realizada com base em 28 indicadores dos seguintes setores: Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas. Foram considerados a representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade dos itens avaliados.

No geral ficou em 5º  

Na classificação global, dando peso igual a todas as áreas analisadas, São Carlos aparece em quinto lugar com nota 8,45. A primeira colocada é a cidade de Jundiaí com 8,91 pontos.

Mas para o povão é assim também?

O estudo muito bem elaborado pelos responsáveis é animador para o governante e investidores, mas para o povo será que podemos pensar a mesma coisa? Não queremos aqui tirar o mérito do estudo. Mas diariamente ouvimos inúmeras reclamações da população e justamente nas duas áreas onde São Carlos aparece com a melhor nota do estudo. Saúde e Educação.

Veja só o que aconteceu com o vereador

O vereador Malabim sentiu na pele o sofrimento da população que busca atendimento em unidades de saúde de São Carlos. Nesta terça-feira pela manhã, ele buscou atendimento para sua esposa na USF do Astolpho Luís do Prado.

Experiência traumática

Chegando na USF, mesmo com sua esposa com mãos e pés formigando, não conseguiu o mínimo de atenção. Malabim disse que sua esposa passou pelo acolhimento, que estava chorando por causa do problema, porém mesmo assim não conseguiu atenção da única médica que havia no posto.

Experiência traumática II

O vereador disse que não tinha nenhum paciente na USF e que a médica estava em sua sala sozinha, a atendente chegou a falar com a profissional sobre a situação da paciente, para surpresa de Malabim, a médica disse para que voltasse no dia posterior, isto é, hoje!

Sem carteirada

É importante destacar que Malabim em nenhum momento deu “carteirada” dentro da USF, antes desse “pouco caso” da médica. Resultado, o vereador só conseguiu atendimento na UPA onde foi devidamente medicada.

Outras reclamações

Após o desabafo do vereador Malabim, outros parlamentares reclamaram do atendimento nas unidades de saúde de São Carlos. Crítico do secretário de Saúde, Marcos Palermo, o vereador Elton Carvalho, foi um deles.

Falta gestão

Elton disse que falta gestão na Secretaria de Saúde e isso faz tempo. Ele citou que as UPAs estão sem compressores, das goteiras que até hoje persistem na USF da Santa Angelina, o pedido foi feito por ofício ao secretário e passados três anos o telhado da USF continua com o mesmo problema.

Ainda na saúde

O vereador Dé Alvin também criticou a Saúde, mas seu repúdio foi com a Santa Casa. O vereador trouxe a público o caso de uma criança de 1 ano e seis meses que no final de semana acabou tendo problemas graves de saúde por causa de soda cáustica.

30 horas de espera

Dé disse que a criança ficou por cerca de 30 horas na UPA Cidade Aracy, aguardando uma transferência para a Santa Casa. Se não fosse a intervenção direta do secretário Marcos Palermo, talvez essa criança não estivesse mais entre nós.

Fechou a porta

Dé disse que a Santa Casa fechou a porta para a população de São Carlos e que os vereadores tem de abrir essa porta de novo. Ele solicitou ao presidente Roselei Françoso para que se marque uma reunião com os representantes do hospital.

Orelha quente

Com a presença da secretaria de Educação Wanda Hoffmann na sala da presidência da Câmara Municipal, o vereador Marquinho Amaral, usou a Tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira e não poupou críticas a ex-reitora da UFSCar.

Orelha quente II

Alguns servidores da Educação estavam presentes na sessão e Marquinho se posicionei a favor dos trabalhadores e cobrou melhorias nas escolas municipais, pois muitas estão abandonadas e sem condições de abrigar alunos, professores e funcionários. 

Na Tribuna

“A Educação é um dos maiores pilares da minha vida pública e não posso admitir que ela seja tratada com autoritarismo e total descaso. A Rede Municipal merece ser ouvida e opinar sobre o dia a dia das atitudes e demandas da educação municipal”, bradou o parlamentar aos presentes.

Esquentou?

Como será que ficou a secretária ao ser pesadamente criticada por Marquinho, durante a reunião que realizava com o presidente da Câmara Roselei Françoso e os vereadores da Comissão de Educação? Será que a orelha esquentou?

Patropi

Alguém na Secretaria de Educação consegue explicar como uma escola com seis professores sem sala, possui uma lista de espera com 36 crianças. Como entender isso! Segundo informações dos agentes da CIAP (Central de Inteligência da coluna Ácidas da Política) o problema em questão estaria ocorrendo na CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira no bairro Abdelnur.

Alguém explica por favor

Rolê Universitário pode, aglomeração no Shopping pode, ônibus lotado também pode, festa de fim de ano no São Carlos Clube confirmadíssimo, Copa São Paulo de Futebol Júnior, confirmada, mas a carreata de Natal que a Coca Cola realiza anualmente não pode.

Mesma desculpa

A alegação é aquela de sempre.  A decisão da Vara da Fazenda Pública de São Carlos que cumpre uma ação impetrada pelo Ministério Público, desde o início da pandemia, que proibiu a realização de passeatas, carreatas e qualquer outro tipo de manifestação que implique em aglomeração de pessoas. Que Justiça é essa?

Mandou bem

Queremos aqui parabenizar o secretário municipal de Comunicação Mateus de Aquino que deixou essa semana o comando do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, papel que desempenhou com extremo profissionalismo, dedicação, independência, transparência, lisura e muita competência. Aquino fez a diferença em um dos momentos mais difíceis da Saúde Pública.

Boa sorte

Para o seu lugar foi designado o Secretário de Planejamento e Gestão, Luis Antônio Panone. O Comitê foi criado em março de 2020 com o objetivo de normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias visando a integração de ações de prevenção, atenção e de vigilância à saúde no enfrentamento da COVID-19. Uma das primeiras missões do novo coordenador é derrubar essa decisão da Vara da Fazenda Pública.

Até semana que vem

Mestre…como deveríamos tratar os outros? Não existem outros…somos todos um só! Fale conosco: [email protected]

*Nota da Redação: Nesta sexta-feira, não iremos publicar a coluna Ácidas da Política.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp