19/11/2021 às 17h08min - Atualizada em 19/11/2021 às 17h08min

É só esgoto no parquinho das crianças, dá nada não...

CEMEI Dario Rodrigues foi tomada por esgoto que extravasou uma rede coletora nas proximidades. Ácidas da Política

Algumas pessoas pensam infelizmente assim. Se o problema não está na porta ou dentro da minha casa, “dá nada não”. Ocorre que dá né? Se já não bastasse a falta de manutenção, estrutura e até segurança em diversas escolas municipais de São Carlos, agora além de ser invadida constantemente com pelas águas pluviais, algumas sofrem com outro tipo de invasão.

Aracy

É prezados internautas, o problema ocorreu na CEMEI Dario Rodrigues, localizada na avenida Regit Arab, 267 – Cidade Aracy. A unidade foi tomada por esgoto que extravasou uma rede coletora nas proximidades.

Comprometidas

A área que foi atingida pelo esgoto é justamente onde estão os brinquedos infantis, caixa de areia e gramado. Não é preciso dizer que todas estas estruturas foram comprometidas, pois o esgoto foi infiltrado até esta área, passando pelo muro que cerca a unidade escolar.

Visitantes nada agradáveis

Além de todas essas questões, foi verificado que devido ao forte odor de “merda” a mosquitaiada e outros insetos passaram a “visitar” o prédio com mais frequência, já que foram atraídos pelo esgoto. A Vigilância Sanitária foi acionada e foi fiscalizar o local e constatou que tal situação colocava em risco os alunos e funcionários da unidade escolar.

Esgoto em nascente

Mas existe ainda outro agravante nessa questão. Foi constatada durante a fiscalização da Vigilância que a declividade do terreno indica que a rede coletora vai em direção à rotatória existente entre as avenidas Regit Arab e José Antônio Migliato e que neste exato local existe uma das nascentes do Córrego da Água Quente.

In natura

“O odor de esgoto nesta área é constante, indicando que o esgoto é lançado in natura nesta área, corroborando ainda mais na contaminação do manancial e na proliferação de insetos e artrópodes indesejáveis aos humanos”, cita o relatório do órgão fiscalizador.

É difícil

Tá! Irão dizer que o cheiro de esgoto é constante nas imediações da escola, já que foi verificado que nos fundos do prédio existe uma rede coletora. Mas suportar o cheiro e ver o esgoto nas áreas onde ficam os alunos da escola, aí já é demais não acham?

Mas as aulas continuam

Mesmo assim as aulas estão em pleno vapor, alunos e funcionários estão tendo de suportar tudo isso até que se resolva o problema. A Vigilância fez o seu papel e fez constar no relatório que “enquanto não for realizada a remediação do solo contaminado a unidade de ensino não poderá fornecer o acesso a esta área às crianças e funcionários”. Como se fosse fácil segurar a criançada dentro das salas de aulas.

SAAE

Sobrou também para o SAAE. A Vigilância lavrou um Auto de Infração por realizar lançamento de esgoto em área pública institucional, por provocar a interdição da área contaminada no interior da unidade escolar e por fazer funcionar equipamento de coleta de esgoto em condição precária e em desconformidade com norma técnica. Foi sugerido também o encaminhamento da documentação para o Ministério Público e à CETESB.

Nem abriu a torneira

Pela segunda vez em poucas semanas, uma chuva “normal”, voltou a trazer transtornos em algumas regiões da cidade. Vários pontos de alagamentos e lógico transtornos. O pior de tudo isso é que as tempestades ainda não chegaram. O que futuro nos reserva? Não é preciso ter bola de cristal para imaginar.

Nem abriu a torneira II

É igual à área que estão revitalizando na baixada do Mercado. A Prefeitura está fazendo “um corredor de tijolos” com a estrutura que estão construindo para abrigar os novos boxes para o os ambulantes daquela região.

Eu vou ficar ainda mais forte

O Gregório que já chega forte naquela região e leva tudo no peito, grade, base de segurança, asfalto, piso e agora ganhará ainda mais força com essa “obra”. Duvidam? Ano que vem a gente conversa.

Arregaçou as mangas e seguiu com o chapéu

Depois do presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso o parlamentar que está mais empenhado em travar a iniciativa de construção de um pedágio entre São Carlos e Araraquara, é o Bira.

Arregaçou as mangas e seguiu com o chapéu II

O parlamentar semana passada fez barulho em Brotas em um evento do vice-governador, na semana retrasada esteve em Descalvado e esta semana foi na Assembleia Legislativa do Estado (ALESP)

Arregaçou as mangas e seguiu com o chapéu III

Em sua visita à ALESP, Bira esteve em diversos gabinetes de deputados estaduais e explicou o fato que vem acontecendo, no qual a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), durante uma audiência pública realizada no dia 27 de outubro de 2021, em Araraquara, apresentou o projeto de instalação de novas praças de pedágios, incluindo uma no km 255 da Rodovia Washington Luís.

É isso aí

Bira revelou a coluna que alguns deputados se interessaram por esta luta e disseram que vão trabalhar para que não seja implantada a nova praça de pedágio na região. Entre os deputados ele citou Alex de Madureira (PSD), Frederico D’Avila (PSL), Ricardo Madalena (PL) e Valeria Bolsonaro (PRTB). É isso aí Bira.

“Vacina em casa”

O vereador Gustavo Pozzi protocolou requerimento para obter  informações sobre uma denúncia realizada em face da aplicação de doses da Covid-19 sem prévia autorização na EMEB Cônego Manoel Tobias.

“Vacina em casa II”

A denúncia realizada foi publicada pelo portal “ACidadeOn/São Carlos” do dia 17 de novembro às 19hr , onde se refere a um “posto volante informal” montado na Escola, para a realização da dose adicional do Covid-19, estando presente (conforme a denúncia) duas pessoas, funcionários da Secretária de Saúde, para realizar a aplicação em 9 (nove) funcionários na escola municipal.

Mais um

É mais um fora da Secretaria de Saúde. Pode até não ser ilegal o ato, mas que é uma baita sacanagem com aquelas pessoas que se dirigem, muitas vezes de ônibus ou a pé para os postos de vacinação. A Secretaria de Saúde não viu irregularidade e apontou “gentileza”.

Indicação

A Secretaria da Saúde poderia também fazer a “gentileza” de atender a indicação do vereador Djalma Nery. Ele protocolou na quinta-feira na Câmara Municipal documento para que seja implantada uma van itinerante que realize a vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Carlos, buscando promover a saúde da população, diminuindo o número de pessoas não vacinadas ou que esteja com a segunda dose da vacina atrasada. Lá em Rio Claro tem uma e está funcionando muito bem.

Bom final de semana

Lembre-se que nem tudo funciona com Wi-Fi, ainda a melhor conexão se faz com o coração! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp