10/11/2021 às 15h49min - Atualizada em 10/11/2021 às 15h49min

Vereadora levanta dúvidas em relação ao mutirão da castração

O que chamou a atenção foi mais uma vez o surto da vereadora Professora Neusa, mais precisamente o conteúdo desse surto. Ácidas da Política

Reprodução/TV

Na sessão de ontem vários assuntos polêmicos chamaram a atenção, afinal, o público estava de volta ao plenário e isso provoca um certo ânimo aos vereadores, eles gostam de sentir esse “calor”. E lógico, tivemos temas polêmicos sendo debatidos. O principal foi o que girou em torno do projeto de resolução que propunha substituir a leitura da Bíblia pela da Constituição Federal, além de proibir a fixação de símbolos e imagens religiosas no plenário da Câmara.  Como era esperado os vereadores rejeitaram o projeto por 16 votos a 2.

Várias dúvidas

Mas para nós da coluna Ácidas da Política, o que chamou atenção não foi o protesto do presidente Roselei em relação a instalação de um pedágio entre São Carlos e Araraquara, não foi o atraso na entrega das cestas básicas aos servidores públicos e muito menos a denúncia que o vereador Elton Carvalho fez sobre a falta de quarenta medicamentos de alto custo na rede municipal de Saúde.

Mas essa pegou

O que chamou a atenção foi mais uma vez o surto da vereadora Professora Neusa, mais precisamente o conteúdo desse surto. Quando falava sobre o estado que se encontra o canil municipal e os cuidados com a proteção animal da cidade, a vereador apontou para o mutirão da castração de animais domésticos que deverá ocorrer neste final de semana em São Carlos.

Vamos lá

O mutirão irá castrar 600 animais nos dias 12,13 e 14 em dois locais diferentes (FESC Vila Nery e Cidade Aracy) em uma base móvel, toda equipada e por profissionais habilitados com reconhecimento dos órgãos oficiais e que darão toda a assistência necessária aos animais durante o período de trabalho na cidade. A iniciativa é da Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa Animal

É imposshhhííívellll (como diz um locutor da cidade)

Bom, a vereadora primeiramente disse que é impossível castrar 200 animais por dia da forma que a Prefeitura está divulgando, até por questões de assepsia. O serviço será realizado por uma empresa que venceu a licitação, porém a vereadora quando aprovou a ideia na Câmara, achou que seriam realizados 200 procedimentos ao mês, não em um dia.

E o cadastramento

Neusa falou ainda da forma que foi definido quem poderá levar o seu animal para castrar. Cadastramento e agendamento no formato online, isso torna ainda mais difícil a população mais carente e que precisa desse serviço pois não tem dinheiro muitas vezes nem para comer, imagine para castrar seu animalzinho de estimação. “Pedi várias vezes, para facilitar a situação de cadastro, principalmente aos que mais precisam”, esbravejou a vereadora.

E os mais humildes sem acesso?

Mas não é só isso. Uma internauta escreveu o seguinte: “O mutirão de castração seria lindo se fosse acessível aos mais necessitados.  Só é possível o cadastramento on line com envio de documentos (digitalizados).  Imagina se a senhorinha catadora de reciclável, o morador humilde da periferia vai saber fazer isso... não, não vão.  E nós protetores continuaremos resolvendo problemas de grão em grão, implorando por algo que é de dever da Prefeitura.  600 vagas... sqn.”

Mas calma, tem mais

A primeira notícia sobre este mutirão foi divulgado na sexta-feira, 29 de outubro, quando foi distribuída a nota para a imprensa com gravação do diretor do Departamento, Fernando Magnani, explicando o processo e a forma de se cadastrar.

Uma semana parada

Como todos sabem, depois desse dia 29 de outubro a Prefeitura literalmente parou por um semana por causa dos feriados de 2 e 4 de novembro e os pontos facultativos. Portanto a Administração (exceto os serviços essenciais) ficou sem atividades de 30 de outubro até segunda-feira 08 de novembro.

Uma semana parada II

Pouca gente na cidade, pouco noticiário, pouco tudo. Mas mesmo assim, como num passe de mágica, nesta terça-feira foi divulgado o mutirão de novo e que não havia mais vagas para esse final de semana.

Mas pera aí

Se a população teve dificuldades para fazer cadastramento para tomar vacina da Covid-19, e olha que o formulário era bem mais simples, teve facilidade para cadastrar um formulário bem mais complexo em uma semana que a cidade estava parada?

Pensa que acabou? Não!

Tem o tal do CADPETSãoCarlos que te orienta a acessar a página informada: http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil/ e desde que você já tenha cadastro, ela te levará ao formulário e lá tem outra informação que não foi divulgada.

Só alguns bairros

Que a castração está disponível apenas para alguns bairros da cidade (e não toda São Carlos), os mais carentes, são eles: - Água Vermelha - Antenor Garcia - Aracê de Santo Antonio – Assentamentos - Balneário 29 - Cidade Aracy I e II - Conjunto Habitacional Planalto Verde - Jardim Social Presidente Collor - Monte Carlo - Residencial Deputado José Zavaglia - Residencial Eduardo Abdelnur - Residencial Itatiaia - Residencial Vida Nova São Carlos - Santa Angelina - Santa Eudóxia - São Carlos VIII – Varjão e Zona Rural.

Simples, simples

Mas calma que ainda não chegou no formulário, se o interessado mora em alguns desses bairros, ele tem de assinalar uma área especifica para daí sim ir para o formulário. E lá irão te pedir cópia digitalizada do comprovante de residência, de um documento seu com foto e uma foto do animal.  Tudo muito simples se todos soubessem navegar ou tivesse meios de acessar a internet com essa facilidade.

Se não morar nesses bairros

Mas caso você que leu a notícia em alguns portais da cidade, teve interesse em levar seu animal para castrar, sabe mexer e tem acesso à internet, consegue digitalizar documentos etc.., mas não mora em um dos bairros citados, o tal do CADPETSãoCarlos te dá a opção de “cadastrar protocolo para visita da Fiscalização para avaliação e possível agendamento”. E ao clicar no botão “Cadastrar Protocolo”, vem outra surpresa.

Ouvidoria????

O endereço do CADPETSãoCarlos te manda para o endereço DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - SEÇÃO DE OUVIDORIA. Como assim, eu só quero castrar o bichinho, não moro nos bairros atendidos e o que estou fazendo agora na página da OUVIDORIA? Diga-se de passagem uma página com uma ficha bem mais simples de preencher sem precisar digitalizar nenhum tipo de documento.

Será que a vereadora tem mesmo razão?

Não vamos escrever aqui tudo o que a vereadora continuou falando em relação ao assunto, mas que tudo isso é no mínimo muito estranho é. Enquanto isso aquelas pessoas que pertencer a ONGs de proteção animal, continuam se virando “nos 30”, para tentar dar soluções para os inúmeros problemas que está área possui. Pelo visto muito do que a vereadora falou na Tribuna da Câmara, pode mesmo ter razão.

Cabo de guerra

Presenciamos nesta terça um verdadeiro cabo de guerra em relação a leitura da Bíblia e a retirada dos símbolos religiosos do plenário da Câmara.

Extremos

A discussão ficou entre tirar ou não tirar e, o argumento, sempre o mesmo: respeito.

Tira?

O vereador Djalma Nery defende o estado laico, e a ideia era a retirada da leitura da Bíblia e os símbolos religiosos do plenário por conta de outras religiões que não acreditam nesses métodos de fé.

Deixa

Por outro lado o vereador Gustavo Pozzi, acredita que a retirada seria a abertura de uma porta para proibições maiores.

Meio termo?

O discurso de meio termo mais coerente e sensato foi do Vereador Paraná Filho que se posicionou contra a retirada mas disse que se o projeto tivesse sido apresentado de outra forma ele seria favorável.

Voto com a consciência

Enfatizando que não foi atrás de padre nem pastou para se eleger, Paraná rouba a cena da discussão e diz que o certo não é abolir o cristianismo mas, sim oportunizar que as outras religiões também tenham seu espaço. 

Respeito a todos

Sem extremismo e com sensatez, Paraná trouxe pra discussão pontos de grande relevância.

Até sexta

O segredo é não deixar de aproveitar a vida, antes que a gente acabe virando apenas uma fotografia amarelada na estante de alguém ou talvez nem isso! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp