15/10/2021 às 15h30min - Atualizada em 15/10/2021 às 15h30min

A briga foi deflagrada entre o Executivo e Legislativo? Ou ainda não?

A crise política ainda não é sentida pela população, mas até quando ficará assim? Ácidas da Política

Na sessão da última quarta-feira (13), alguns vereadores fizeram pesadas críticas ao prefeito Airton Garcia. O motivo seria o distanciamento que o prefeito poderia estar provocando entre os poderes Legislativo e Executivo, com as últimas atitudes que ele “estaria” tomando. Bom esse entre aspas se dá pelo motivo de ninguém saber ao certo quem de fato está dando as cartas no quinto andar do Paço Municipal.

Afastar e rachar agora?

Bom o primeiro a “chamar a atenção” foi o vereador Lucão Fernandes do MDB, partido que ajudou na reeleição de Airton e que tem o vice prefeito Edson Ferraz nas suas fileiras. O experiente parlamentar disse que agora não seria o momento de rachar o apoio ou até mesmo afastar aqueles que acreditaram no projeto da reeleição.

Garantiu a reeleição

Lucão justificou seu pronunciamento dizendo que a administração não pode perder neste momento a harmonia entre os partidos que juntos ajudaram na reeleição de Airton, afinal graças a essa aliança o prefeito ainda continua com a caneta na mão “dando as ordens” e traçando os rumos da cidade.

Não é hora de brincar

O vereador do MDB ainda disse que nunca viu uma quebra de aliança como a que se começa a vislumbrar na cidade e advertiu que não é momento de brincar de Prefeitura Municipal e que em nenhum momento os vereadores sinalizaram guerra com a Prefeitura.

Ditadura

Depois foi a vez do vereador Marquinho Amaral do PSDB usar a tribuna. E logo disparou que uma ditadura estava instalado no Paço. O tucano sinalizou que a falta de diálogo e a imposição estava voltando na política de São Carlos e que pessoas que ajudavam o prefeito Airton no primeiro mandato, estão agora sendo afastados e ou jogados de lado.

Zoológico

Marquinho ironizou que se criou dentro da Prefeitura “um zoológico onde existe Carneiro, Gato, Rato e Borboleta”, pessoas que vieram de outras cidades e estados e que hoje estariam ditando quem deve ser quem dentro da Prefeitura.

Voltou ao passado

O parlamentar tucano chegou até relembrar a sindicância que foi instaurado no contrato entre a Prefeitura e a São Carlos Ambiental e que mesmo após contatada diversas irregularidades, até hoje a empresa não foi multada.

Antes era ele, hoje...

Aí veio Paraná Filho que afirmou que Airton não tem mais condições de gerir a cidade: "O Airton que administra essa cidade não é o Airton da gestão passada. O Airton da gestão passada tomava a frente das decisões. O sim ou o não era ele quem falava. Mas, infelizmente, a saúde fragilizada do corpo e da mente do nosso prefeito municipal, que eu ajudei a eleger, não permite mais que ele tome as decisões", disse ele na Tribuna da Câmara.

Sanidade

E depois de todos esses pronunciamentos, veio a decisão de aprovar por 13 votos favoráveis e cinco contrários o requerimento à Prefeitura Municipal solicitando informações sobre a sanidade mental do prefeito Airton.

A prova dos 8

O documento faz oito questionamentos sobre o real quadro clínico do prefeito e se a prefeitura já providenciou laudo que ateste a sanidade e capacidade mental do chefe do Executivo para o desempenho das funções inerentes ao cargo. A prefeitura deverá responder a todos os questionamentos em 15 dias.

A cidade precisa saber

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), explicou que o requerimento foi feito para que o Legislativo e a população saibam quais as reais condições de saúde do prefeito. "Algumas pessoas falam que o prefeito está trabalhando numa condição difícil do quadro de saúde, que isso tem judiado muito dele. E ninguém melhor do que ele para responder isso".

A briga entre os dois poderes

Bom, diante todo esse cenário, percebe-se que a briga política que antes estava só circulando pelos cinco andares do Paço Municipal, teve extensão para o prédio da Câmara Municipal, que até então, sabia de quase tudo, mas digamos estava meio que “quieta”.

Cidade ainda não sente, felizmente

Por enquanto essa briga, agora entre os dois poderes, ainda não respinga na população. A cidade ainda não está sofrendo, afinal a máquina está girando, a saúde entre trancos e barrancos faz o seu papel, Educação vai tocando o barco, Obras, Serviços Públicos, Segurança, etc...também “vai indo bem”.

E governabilidade?

Já a governabilidade poderá sofrer estragos se esse impasse continuar e se de fato estragar a receita a população poderá sofrer com isso? O que poderá acontecer se a Câmara começar a “travar” projetos, principalmente aqueles de urgência da Prefeitura?

No HU

Entre os dias 13 de outubro e 13 de novembro, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) realizará exames de mamografia gratuitos a partir de agendamentos feitos diretamente com a Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados do HU, sem a necessidade de encaminhamento médico.

No HU II

A ação integra os esforços da campanha nacional Outubro Rosa, que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e estimula a participação da população e de entidades na luta contra a doença. Parabéns ao HU pela iniciativa durante o Outubro Rosa.

Sem médicos mas com máscaras

Já na saúde municipal nem médico tem nos postos para dar uma atenção a mulher durante esse mês. Já máscaras rosas de proteção a Covid com a marca da Prefeitura, tem bastante sendo distribuída por aí.

Passaporte da discórdia

A audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (14) para discutir a adoção do passaporte sanitário em São Carlos, foi tumultuada. Antes mesmo de começar, cerca de 20 pessoas realizaram na porta da Câmara uma manifestação contra a adoção da medida.

Passaporte da discórdia II

Depois, durante a audiência que foi online, a polêmica continuou. Por fim o vereador Gustavo Pozzi que foi quem presidiu os trabalhos, informou que uma nova audiência deverá realizada. Lembrando que o Projeto de Lei que está sendo analisado pelas comissões da Câmara é de autoria do vereador Azuaite Martins de França.

Bom final de semana

“O momento exige união pelo povo e pela cidade. Brigas e disputa de poder nos traz atraso”. (Vereador Marquinho Amaral em sua rede social). Fale conosco: [email protected]

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp