15/09/2021 às 16h42min - Atualizada em 15/09/2021 às 16h42min

Depois que inunda e arrasta tudo, não adianta reclamar

Vereador Roselei disse na sessão que infelizmente não existe em São Carlos a limpeza e nem um trabalho de prevenção nos córregos e bocas de lobos Ácidas da Política

Colaboração: Manoel Virginio

Pois é, ainda estamos um “pouquinho” longe da época das chuvas, mas a preocupação do vereador Roselei Françoso com a situação dos córregos do município e também a falta de limpeza regular das bocas de lobo é justa. Na sessão desta terça-feira ele exibiu algumas fotos (cedidas gentilmente pelo amigo Manoel Virginio), mostrando mato alto, sofás, lixo e demais objetos no leito do córrego do Gregório.

E não é só lá

Para o vereador todo ano se discute os problemas ocasionados pelas enchentes, mas o que ele viu esta semana o deixou desolado. Roselei também disse que a sujeira é visível ainda no córrego do Monjolinho e nas bocas de lobos da cidade.

Prevenção Zero

Para o parlamentar infelizmente não existe em São Carlos a limpeza das bocas de lobos, não existe um trabalho de prevenção e ele não poupou as críticas para Mariel Olmo, secretário municipal de Serviços Públicos que foi alvo de cobranças do parlamentar.

Não tem máquina

Para apimentar ainda mais a discussão, o vereador Paraná Filho pediu a palavra e revelou que apesar de todos os problemas históricos que São Carlos enfrenta com as enchentes, a cidade não tem uma máquina apropriada para fazer a limpeza dos córregos. A mesma custa cerca de R$ 700 mil. Paraná disse que quando estava à frente da Secretaria de Agricultura, bem que tentou fazer a licitação para a aquisição dessa máquina, mas o prefeito, segundo o parlamentar, não viu necessidade neste investimento.

Só holofote

Realmente o que assistimos foi apenas que no começo do ano algumas ações lideradas pelo vice-prefeito Edson Ferraz na limpeza de algumas galerias na região da baixada do mercado e foi só. Do resto por enquanto é só bla´, blá, blá.

Brabo

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, teria ficado todo bravinho com a fiscalização realizada pelos diretores do SINDSPAM na manhã da última segunda-feira. O sindicato foi até o novo prédio que passou a abrigar os serviços da pasta, entre elas a Casa do Trabalhador, para verificar denúncias de que o local não estava em condições de atender a população e nem mesmo os servidores.

Eu tenho a “caneta”

Em uma reunião ontem, Nino disse que quem não estivesse satisfeito que pedisse transferência que ele liberava na hora e que a “caneta dele” estava cheia. Nossa que bravo e intimidador esse senhor não? Teria sido mais fácil que tudo tivesse em ordem para atender ao público e não aquela bagunça encontrada pelos sindicalistas na segunda-feira.

Uma fera

Voltando a falar do presidente da Câmara, Roselei Françoso, ele estava muito irritado na sessão de ontem. Primeiro que pela segunda semana consecutiva as transmissões da sessão apresentaram problemas, irritando a todos, vereadores, funcionários da Casa e as pessoas que tentavam assistir. Mas essa questão está sendo trabalhada e resolvida.

Essa Wanda

A outra irritação foi com a secretária Wanda Hoffmann. Roselei contou algumas situações em que Wanda agiu com desrespeito aos vereadores e se esquivou de responder questionamentos.

Essa Wanda II

“Liguei para a Wanda e mandei uma mensagem no Whatsapp, para avisar que a E.M.E.B. Prof. Afonso Fioca Vitali estava sem internet. Ao invés de resolver o problema, a Secretária veio me perguntar quem é que pediu para fazer o serviço. Eu fui eleito três vezes! Essa senhora está acostumada a presidir a UFSCar, onde não recebeu sequer um deputado ao longo da sua gestão, mas aqui ela vai receber os vereadores nas escolas e vai respeitar o mandato de cada vereador”, esbravejou Roselei.

Falta tudo

De acordo com Roselei, a CEMEI do São Carlos VIII está em péssimas condições. “Lá falta tudo: areia, caixa d’água, professor. Onde já se viu essa situação? A secretaria de Educação tem 270 milhões por ano. Não é possível. Eu quero saber onde está o dinheiro da Educação. Não é justo, pois tem dinheiro sim, o que não tem é competência, capacidade e respeito com professores, alunos, familiares e equipe”.

Transporte Público

O novo edital de concessão do transporte público decidiu reduzir em cerca de 20% o número de ônibus que devem circular na cidade a partir de 2022. O novo edital deverá ser publicado em outubro.

Transporte Público II

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, atualmente a cidade conta com 50 linhas e 105 ônibus, mas o número de veículos deve cair para 87. "Nós não vamos eliminar nenhuma linha, todas as linhas vão continuar operando”. Coca explicou “que as linhas que têm poucos carros vão continuar com o mesmo número de carros, e as linhas que tem um número de carros maior, que o ônibus passa a cada 10 minutos no horário de pico, o ônibus vai passar a cada 15 minutos". Se já existem inúmeras reclamações do jeito que está, imagine depois. 

Não reúne condições?

O vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, disse que o prefeito Airton Garcia não está em condições físicas para exercer o cargo e não receberia um atestado de capacidade de discernimento e deliberação de qualquer médico honesto. Vixe...

Não reúne condições? II

“Quem é o prefeito? Não existe prefeito. São Carlos não tem prefeito. O titular do Poder Executivo de São Carlos não está em condições físicas para assumir as responsabilidades inerentes ao cargo. Assina sem ler, o que é perigoso. Não conversa nem dialoga, o que também é perigoso. Deixa que outras pessoas assumam a responsabilidade e falem por ele”, destacou Azuaite. É complicada essa situação em que se encontra o prefeito.

Ou reúne condições e ele esta só está assistindo?

Apesar dessa situação, o prefeito surpreendeu no último domingo. Ele foi fazer uma visita por livre e espontânea vontade na casa do ex-vereador Leandro Guerreiro. Ele ficou cerca de duas horas conversando com ex-parlamentar que não abre para ninguém o que foi discutido neste período.

Que moral

Mas a moral de Guerreiro nos bastidores políticos cresceu bastante com essa visita. Estaria Leandro preparando as malas para embarcar no Governo? Ou seria um ensaio de um possível apoio do prefeito a uma candidatura do ex-vereador para Deputado? Mistério...

Coincidência

Hoje pela manhã houve um encontro entre lideranças da igreja católica, secretária de cidadania e assistência social, Glaziela Solfa Marques mais o presidente da Câmara Roselei Françoso (só da ele na coluna de hoje) e os vereadores Gustavo Pozzi e André Rabello. Nos bastidores dizem que a secretária estaria em processo de fritura frente à pasta e que poderia ser exonerada a qualquer momento. Seria apenas coincidência este encontro neste momento?

Licitando

O Diário Oficial do último sábado (11) trouxe o extrato de quatro licitações na área de educação. São três ampliações de CEMEIS (Vicente Botta, Olívia de Carvalho e Nilson AP. Gonçalves) com investimentos na ordem de R$ 1,7 milhões.

As obras não param

O mesmo Diário Oficial trouxe ainda o extrato de uma licitação na modalidade de Convite para adequações na cozinha da CEMEI Walter Blanco, com emenda do vereador Marquinho Amaral. “Em apenas seis meses a Secretária de Obras já soltou no mercado aproximadamente 30 obras, em sua maioria, estruturantes e de combate às enchentes”, comemora o ex-menino de Santa Eudóxia, o secretário JB Muller.

Você sabia

Que em São Carlos existe uma lei vigente, nº 16.256/2012, de autoria do vereador Robertinho Mori, que "estabelece multa a quem for flagrado alimentando pombas". No entanto, para que a lei possa ser aplicada, é necessário que o poder executivo a regulamente por meio de um decreto, cujo prazo original era de 30 dias após a publicação da lei, que ocorreu em 21 de março de 2012.

Então...

Nove anos depois, continuamos sem decreto e, portanto, sem validade para lei. O vereador Djalma Nery se interessou pelo tema e elaborou um requerimento à Prefeitura solicitando tal regulamentação.

A resposta

Segura a gargalhada. A resposta oficial do Departamento de Vigilância em Saúde foi a seguinte: “está sendo elaborado subsídios para a regulamentação da Lei Municipal 16.256, conforme solicitação em processo. Após será encaminhado para a PGM para elaboração da minuta do decreto". Nove anos e ainda estão analisando? Vai indo bem...

Até sexta

Todos buscam felicidade no mundo e existe um caminho certo para encontrá-la. “É pelo controle dos seus pensamentos. A felicidade não depende de condições externas. Depende de condições internas. (Dale Carnegie). Fale conosco: [email protected]

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp