03/09/2021 às 14h47min - Atualizada em 03/09/2021 às 14h47min

Todos juntos + um só propósito = resultados

Duas reuniões e resultados práticos. Política com P maiúsculo se faz assim Ácidas da Política

Foi bastante produtivo e interessante o resultado de duas reuniões que foram realizadas pelos vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, composta por Lucão Fernandes (presidente), Cidinha do Oncológico (secretaria) e Sérgio Rocha (membro), com representantes de setores da saúde de São Carlos. Na pauta dos encontros a regulação e fluxo de pacientes, com o objetivo de reduzir a espera por vagas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os hospitais de referência (Santa Casa e Hospital Universitário (HU).

Todos juntos

O último encontro que contou com a presença do pessoal da Santa Casa, HU, DRS III e Secretaria Municipal da Saúde, foi decidido a criação e o financiamento de 20 novos leitos de UTI Geral em São Carlos – 10 na Santa Casa e 10 no HU com a viabilização junto ao Governo do Estado.

Nobre

Como o processo de montagem e estruturação dos leitos de UTI no HU é mais moroso, por causa da burocracia (contratação de pessoal entre outros pontos) a Santa Casa em um gesto nobre se disponibilizou a montar os 10 leitos do HU de forma temporária nas suas dependências até que o Hospital Federal consiga montar sua estrutura.

Nobre II

Cabe ressaltar que o Hospital Universitário não possui leitos habilitados para UTI Geral, uma vez que os 10 leitos existentes, criados em maio de 2020, foram abertos já com a proposta de habilitação para Covid-19.

Comitê técnico

Outra coisa bacana que ficou decidido nestes encontros foi a criação de um Comitê Técnico composto por membros da Santa Casa, do HU, da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Regional de Saúde (DRS III) para que as dificuldades, sugestões e melhorias sejam discutidas mensalmente. Essa porta entre esses órgãos agora permanecerá sempre aberta, pelo menos, uma vez por mês.

Regulação

E por fim também se discutiu sobre a regulação e fluxo de pacientes. Na primeira reunião ocorrida no dia 23 de agosto, a Santa Casa sugeriu a criação de um Núcleo de Regulação Municipal, para que esse órgão regulador pudesse avaliar a situação clínica de cada paciente atendido nas UPAs e, se houvesse necessidade, fosse transferido para Santa Casa ou para o HU, para ajudar a diminuir a espera por vagas e otimizar a saúde do município.

Regulação II

Na reunião de ontem ficou definido que esse papel vai continuar sendo feito pela CROSS, mas com uma novidade, é o CROSS também que fará a regulação das vagas solicitadas pelas operadoras de saúde que não oferecem leitos de UTI.

Política com P maiúsculo

Sem dúvida esses dois encontros liderados pelo vereador Lucão, serviram para mostrar que quando se quer fazer uma discussão com propostas sérias envolvendo todos os personagens de um determinado setor, se faz e faz bem feito. Que a atitude da Comissão de Saúde, neste caso, sirva de exemplo para outros parlamentares e suas comissões. Isso é Política com P maiúsculo.

Positivo

Pois bem, eis que temos o primeiro caso positivo de Covid-19 em uma escola municipal. O caso aconteceu na EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani. Trata-se de uma aluna. Porém diferente do que se exige das escolas particulares a Secretaria Municipal de Educação toma providencias diferentes.

Pau que bate em Chico

Enquanto nas escolas particulares a legislação vigente obriga ao fechamento do prédio e mais um monte de medidas sanitárias, nas municipais a história é outra.

Não bate em Francisco

No caso da Ermantina a orientação passada foi a seguinte: Afastamento por 14 dias da aluna, dos demais alunos que tiveram contato com ela, da professora e outras duas turmas da escola.

Não bate em Francisco

Fechar a unidade? Acha! Pra que né? O curioso é que quando ocorre infecções em outras repartições, algumas fecham totalmente suas portas. Não dá para entender esse critério da Administração. A última delas foi a Secretaria da Infância e Juventude que fechou as portas para atendimento após um caso ser confirmado. O SAAE também já fez isso e por aí vai.

Vistoria

A coluna teve acesso a um relatório realizado pela Vigilância Sanitária após fiscalização na CEMEI Bruno Panhoca. A vistoria ocorreu no dia 11 de agosto e o resultado não foi nada animador.

Vistoria II  

Foi constatado que a estrutura física da escola, necessita de várias adequações e que sem elas, “torna-se praticamente impossível a implementação” das orientações passadas pela VISAN. A escola trabalha com crianças na faixa etária de 4 meses a 2 anos e oito meses. 122 crianças são atendidas nesta unidade, sendo 54 integrais e 34 em cada período.

Vistoria III

No total foram relacionadas pela VISAN, 25 adequações necessárias. Mas sem a reforma a partir de um projeto aprovado na própria Vigilância por meio de um laudo técnico de avaliação, essas adequações dificilmente serão colocadas em prática. E aí como fica?   

Atenção

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima quarta-feira (08/09), o atendimento ao público na Farmácia de Alto Custo, localizada na rua Santa Cruz, 198, no centro, será realizado das 7h30 às 14h. Os pacientes podem consultar se os medicamentos estão disponíveis para retirada enviando mensagens por meio do aplicativo WhatsApp pelo telefone (16) 3364-5014.

Lamentável

E mais um descaso foi observado na Secretaria da Educação de São Carlos, hoje liderada por Wanda Hoffmann. A notícia de que São Carlos está fora da Olimpíada da Língua Portuguesa, em função da perda de prazo para enviar os projetos que representariam a cidade na competição, caiu feito uma bomba entre a comunidade escolar.

Lamentável II

Uma “falha humana”, conforme informou o chefe de gabinete da pasta Carlos Augusto Colucci em entrevista na Rádio São Carlos, prejudicou 27 escolas que tinham 81 professores trabalhando em 144 projetos com os alunos desde fevereiro deste ano.

Subjetivamente falando

Anda ocorrendo muitas “falhas humanas” na Secretaria de Educação, desde que Wanda assumiu a pasta. O que será que está provocando tantas “falhas” dessa natureza? Seria sabotagem ao trabalho da ex-reitora da UFSCar, incompetência ou relaxo mesmo? Mistério......

Máscaras

O vereador Gustavo Pozzi (PL) questionou durante a sessão da última terça-feira a qualidade das máscaras disponibilizadas aos professores da Rede Municipal de Educação de São Carlos. Os educadores receberam um kit com oito máscaras, além de equipamento face shield, para utilizarem no período de um mês.

Máscaras II

O vereador também disse que ouviu o relato de uma servidora da Educação que disse que não usaria a máscara fornecida pela SME e que preferia adquirir por conta própria uma máscara mais segura e que essa demanda seria uma desperdício de dinheiro público.

Requerimento

Gustavo Pozzi já protocolou requerimento solicitando informações da Secretaria Municipal de Educação e da Vigilância Epidemiológica em face da eficiência dos EPI’s distribuídos para os servidores da educação.

Bom final de semana

Levante todos aqueles que caírem ao seu lado, você nunca sabe onde os seus pés tropeçarão! Fale conosco: [email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp