27/08/2021 às 11h42min - Atualizada em 27/08/2021 às 11h42min

Com ou sem pandemia, atendimento nas UPAs continua sofrível

É triste, muito triste ver que nada muda na Saúde municipal, são sempre as mesmas reclamações, os mesmos dramas, a mesma demora, a mesma falta de atenção... Ácidas da Política

Reprodução/Rede Social

Não tem jeito! O são-carlense parece que está condenado para sempre a não ter um atendimento satisfatório nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Esta semana novamente, cidadãos que buscavam atendimento, usaram as redes sociais para manifestarem a indignação com o péssimo atendimento nos estabelecimentos de Saúde Pública. O principal foco das reclamações é a demora e o estado de abandono em que se encontram as Unidades.

Sofrível

Antes da pandemia do coronavírus o atendimento era sofrível e agora com os indicadores da pandemia da Covid-19, caindo, as reclamações persistem. Uma internauta escreveu: “Minha mãe está lá aguardando a liberação de um leito para a Santa Casa e eu só tenho a reclamar. Lugar precário, sem suporte nenhum para o paciente, com higiene dos banheiros em estado deplorável. Nunca fui tão mal atendida como estamos sendo no UPA, enfermeiras grossas, sem nenhum pingo de amabilidade e respeito pelos pacientes, estúpidas, que desprezam e fazem deboche dos acompanhantes e pacientes”.

Volta amanhã

Uma outra disse que estava com o filho de 10 meses passando mal, com pneumonia. Ela não conseguiu transferência para um leito no Hospital Universitário e foi orientada a retornar com o filho doente no dia seguinte. Até falta de cadeira de rodas foi relatado esta semana pelas redes sociais.

Hoje foi resolvido

No caso dessa criança de 10 meses, recebemos a informação de que o secretário de Saúde Marcos Palermo já resolveu o problema e a criança já está no HU.

Triste destino

É triste, muito triste ver que nada muda na Saúde municipal, são sempre as mesmas reclamações, os mesmos dramas, a mesma demora, a mesma falta de atenção e as vezes até respeito com o munícipe. O que fizemos para sermos condenados com esse triste destino?

Inferno astral

O inferno astral pela qual passa a Secretaria Municipal de Educação, atualmente comandada por Wanda Hoffmann, parece não ter fim. Se não bastasse os problemas com dois duas licitações com valores estranhos e falhas nos editais, falta de planejamento para o início do retorno às aulas na próxima segunda-feira (30), insatisfação da categoria com a falta de segurança sanitárias nas escolas e SINDSPAM pegando no pé, a pasta agora se vê com problemas que recaem diretamente no colo do prefeito Airton Garcia.

Inferno astral II

O Tribunal de Contas do Estado (TCESP), em notificação encaminhada ao próprio prefeito apontou ocorrências no relatório de Acompanhamento das Contas Anuais do 1º Quadrimestre de 2021. “Demandam especial atenção do responsável o déficit verificado na execução do orçamento e a aplicação desfavorável no ensino”, cita o documento assinado pelo conselheiro Dimas Ramalho.

O que acontece?  

Pois bem e o que isso significa? Significa que isso pode provocar à rejeição das contas do Prefeito Airton Garcia, por não atingir o gasto mínimo previsto na Constituição.

Outro lado

Por sua vez a Secretaria de Educação, em nota, disse que as despesas liquidadas e pagas são acompanhadas para serem efetivadas dentro da exigência legal e que, no mês de junho, a despesa empenhada teria superado o mínimo. Além disso, ressaltou que a obrigatoriedade do atendimento desses percentuais é anual, sendo realizado mensalmente um acompanhamento dos índices para cumprimento da legislação.

Tucano bravo

O vereador Marquinho Amaral (PSDB), está P. da vida com o descaso do governo do Estado de São Paulo com São Carlos. Esta semana ele escreveu em sua rede social que está a dois meses esperando a resposta de um ofício que encaminhou ao secretário Marcos Vinholi, solicitando uma Van para os pacientes da hemodiálise.

Tucano bravo II

“E olha que trabalhei, fiz campanha e votei para o Doria”, desabafou Marquinho que disse mais.

Sobrou até para o Netto

Marquinho ainda puxou a orelha do tucano Netto Donato: “Meu amigo Netto Donato, que ocupa agora um cargo no governo, você me pediu há vários meses, que eu parasse de criticar o governo estadual, pois as demandas da cidade seriam atendidas. Esperei por meses soluções para muitos assuntos, mas em vão.  Ao menos respondam sim ou não a um simples ofício”.

Resposta

Marco Vinholi ao portal do amigo Renato Chimirri (São Carlos em Rede), respondeu à Marquinho. Primeiro disse que o encaminhamento de veículos hospitalares se dá pela Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, pasta responsável por analisar tecnicamente as demandas e as necessidades de cada cidade.

Resposta II

Disse ainda que o ofício encaminhado pelo vereador para a esfera estadual acerta ao apontar um tema tão relevante (os investimentos na área da Saúde). Por outro lado, erra substancialmente ao não reconhecer o que já foi despendido pelo Estado para São Carlos, nos últimos meses. Somente na Secretaria de Desenvolvimento Regional, nesse momento, tramita convênio no valor de R$ 10,5 milhões para o combate às enchentes.

Improcedente

A decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) contra quatro leis municipais que tratam sobre os imóveis de interesse histórico-cultural de São Carlos, pode ser considerado uma vitória para o patrimônio histórico da nossa cidade.

Improcedente II

Segundo a relatoria do acórdão do TJ, o PTB não conseguiu apontar incongruência entre as normas responsáveis pela instituição dos imóveis de interesse histórico-cultural com o decreto de 2015, que tratou da regulamentação das leis.

Mistério

O grande “X” dessa questão é saber quem estava interessado neste assunto aqui em São Carlos. Quem teria provocado o diretório estadual do PTB para entrar com essa ADI no TJ? Mistérioooooo....

Bom final de semana

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. (Martin Luther King). Fale conosco: [email protected] 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp