04/08/2021 às 13h43min - Atualizada em 04/08/2021 às 13h43min

Voltar é preciso, mas já foram dar uma olhada na situação das escolas municipais?

As mais novas até que estão em ordem, mas e aquelas mais antigas, vistoriadas não estão deixando boas impressões Ácidas da Política

Recentemente a Secretaria Municipal de Educação São Carlos divulgou para o dia 30 de agosto o retorno gradual das atividades presenciais na rede municipal de ensino. Dez Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) e a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) voltam a ter atividades já no dia 30. Já para o dia 27 de setembro o retorno dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) das fases 4, 5 e 6. Já as Cemeis de fases 1, 2 e 3 (creches), voltam em 18 de outubro.

Tudo bem

Concordamos que nossas crianças devam retornar o mais breve possível para as aulas presenciais, mais um detalhe nos preocupa. O estado em que se encontra os prédios que abrigam essas unidades. Devido a pandemia essas escolar ficaram fechadas por muito tempo e consequentemente sem nenhum tipo de cuidado quando a sua manutenção regular.  As que foram entregues recentemente estão bem, felizmente, mas e aquelas mais antigas?

Vistorias

O Sindicato dos Servidores (SINDSPAM) iniciou esta semana a vistorias das escolas municipais. Fontes consultadas pela coluna indicam que os sindicalistas não ficaram nada satisfeitos com alguns dos prédios já visitados.

Não tá legal...

Além da falta de manutenção em algumas, foi verificado que os protocolos sanitários a serem seguidos não atendem toda a demanda escolar. Tem escola que só possui um termômetro digital para medir a temperatura dos alunos. E se quebrar? O aluno não entra? O Sindicato oficialmente pretende se manifestar apenas após a conclusão das visitas.

Está fazendo sua parte, mas...

A SME disse que está investindo recursos na compra de termômetros digitais, recipientes para oferta de álcool gel 70 no interior das escolas, assim como suportes de papel toalha, máscaras, luvas, aventais de TNT descaráveis, toucas e sapatilhas descartáveis, e material para higienização de espaços e equipamentos. Mas na prática “por enquanto” as coisas estão devagar, porém é importante destacar que ainda o pessoal da Educação está dentro do prazo.

Mas...

Em relação as EPIs fornecidas aos professores o vereador Djalma Nery, mostrou que a história não é bem a citada no tópico acima. Ele publicou na sua rede social uma foto com as EPIs fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Carlos aos seus servidores. Um frasco de plástico para o álcool em gel e algumas máscaras de “pano”.

Vereador também na rua

Fora o SINDSPAM, quem resolveu dar uma olhada na situação das escolas foi o presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso. Ontem ele esteve vistoriando a CEMEI Homero Frei, no Santa Felícia e não gostou de nada que viu na escola que foi inaugurada em 2016, portando um prédio considerado novo ainda.

Fizeram a festa

Por falta de segurança na escola, os ladrões fizeram a festa. Levaram parte do alambrado da lateral do prédio, cabos dos para raios, TV, Toldos e até bebedouros e lavatórios da escola. As paredes estão descascadas, azulejos soltos, janelas sem vidros e ou com telas adaptadas e portas se deteriorando por falta de manutenção regular.

Voltar sim, mas com responsabilidade

O vereador em uma live que fez em sua rede social, disse ser favorável a volta das aulas, mas prega responsabilidade e segurança aos alunos e professores e disse que não adianta apenas a escola estar limpa é preciso estar segura.

E olha que limparam

É uma pena a gente ter que deparar com situações até aqui reveladas em relação as escolas municipais. Confessamos que estamos até surpresos, pois durante a pandemia vimos com frequências equipes particulares fazendo a limpeza em torno dos prédios. Mas pelo visto foi só isso, a estrutura ficou a Deus dará. Uma pena.

Comissão

Os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Azuaite França, André Rebelo e Bruno Zancheta, também visitaram uma escola municipal para verificar suas condições. Azuaite sem citar o nome da escola disse que encontrou inadequações do prédio e infestação de animais peçonhentos.

Requerimento

Azuaite também durante a sessão disse que a comissão encaminhou para a Secretaria de Educação um documento pedindo vários documentos sobre as condições das unidades escolares.

Se for assim, aula só no ano que vem

O documento pede para que a Secretaria de Educação apresente para a Comissão, Plano de Retorno das aulas, Laudos de vistorias das escolas, laudos da Vigilância Sanitária, auto de vistoria dos Bombeiros e até um Parecer do Comitê Covid. Se for esperar tudo isso para as aulas voltarem, esqueçam. Vai ter escola que nunca mais poderá ter aulas...

Fora isso

Mas pelo visto não foram só as escolas municipais que ficaram sem manutenção regular durante a pandemia. Neste final de semana o vereador Marquinho Amaral, também revelou a precariedade que se encontra o Palacete Conde do Pinhal no centro da cidade.

General

Marquinho Amaral apontou como completo descaso da Prefeitura com relação ao Palacete que hoje carece de restauração. Marquinho criticou a administração municipal e cobrou diretamente à Secretária da Educação, Wanda Hoffmann a quem a chamou de general que comandou com “mãos de ferro” e de maneira arbitrária e autoritária a UFSCar, enquanto reitora.

Reunião

Bom em relação ao palacete ficou agenda uma reunião ainda nesta quarta-feira no próprio palacete entre representantes da Secretaria de Educação, o vereador Marquinho e Prefeitura. Cabe lembrar que a última restauração do prédio foi na administração do ex-prefeito Dagnone de Melo. De lá para cá só foram feitos reparos neste importante prédio histórico do nosso município.

SAAE

Falando em Marquinho, esta semana ganhou força a possibilidade de sua ida para a presidência do SAAE. Ele próprio admitiu essa possibilidade em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan.

Visita ao SAAE

Ainda na segunda-feira ele esteve no SAAE onde se reuniu com o atual diretor presidente Benedito Marchezin. Nas entrelinhas essa possível ida de Marquinho para o SAAE representaria uma aproximação de Airton com o PSDB. Caso ele seja empossado como presidente da autarquia, a suplente Laíde das Graças Simões assumiria sua vaga na Câmara.

Sinceramente

Respeitamos e admiramos bastante o vereador Marquinho Amaral, um dos políticos mais habilidosos de São Carlos e com bom trânsito em várias frentes partidárias. Mas não enxergamos com bons olhos sua ida para o SAAE.   

Sinceramente II

Não é por falta de capacidade não, isso ele tem de sobra. O problema é que Marquinho é muito próximo dos servidores públicos, amigo de muitos deles, inclusive dentro do SAAE que é um lugar complicado para liderar, devido as inúmeras “panelinhas” que existe lá dentro. Na situação que se encontra hoje o SAAE, não sei não se seria uma boa escolha. Mas mesmo assim, se isso for concretizado, boa sorte ao companheiro.  

Edson “Rocky” Ferraz

E quem já demonstra estar em plena forma, após ser acometido pela Covid-19, é o nosso vice-prefeito Edson Ferraz. Essa semana Ferraz vem participando de inúmeros encontros políticos na região e até mesmo aqui em São Carlos.

Edson “Rocky” Ferraz II

Como aguentar esse ritmo? Basta vez um vídeo que Ferraz publicou em suas redes sociais. Um filme digno da série do lutador Rocky Balboa. Só faltou a trilha sonora “Gonna Fly Now” do Bill Conti. Esse é nosso ministro.

Falando sério

Uma dessas reuniões políticas, foi na segunda-feira (02). Ferraz esteve em Rio Claro onde participou de uma reunião do seu partido, o MDB onde foram discutidos diversas pautas relacionadas à São Carlos com a presença do deputado federal Herculano Passos(MDB).

Potencial turístico

Na oportunidade Ferraz informou que São Carlos precisa urgentemente criar empregos apoiando o potencial turístico do distrito de Santa Eudóxia.  Segundo ele, o potencial do Distrito é enorme. “Santa Eudóxia pode ser melhor explorada no turismo rural, ecológico, histórico e de aventura. Já avançamos para dotar o distrito de melhores condições para receber os ciclistas. E aproveitando essa força do deputado no turismo, nos fortalecemos para transformar São Carlos em Município de Interesse Turístico (MIT)”. Pode vir coisa boa por aí.

Tava bravo

E quem voltou muito bravo com a Prefeitura Municipal após recesso parlamentar, foi o vereador Dé Alvin. Além de mudar no visual deixando a barba crescer, o parlamentar disparou contra vários secretário municipais da Administração, durante a sessão de ontem. O que será que aconteceu hein????

Até sexta

Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. (Renato Russo). Fale com a gente: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp