16/06/2021 às 11h51min - Atualizada em 16/06/2021 às 11h51min

400 mortes e UTI lotadas. E agora quem poderá nos ajudar?

Na sessão da Câmara Municipal, muitos vereadores voltaram a cobrar medidas mais duras do prefeito Airton Garcia Ácidas da Política

São Carlos atingiu nesta terça-feira (15) a triste marca de 400 mortes causadas pela COVID-19. Uma das consequências dessa triste marca, foi o retorno as críticas ao prefeito Airton Garcia, críticas sobre a forma que sua administração vem tratando essa questão da pandemia. Na sessão da Câmara Municipal, muitos vereadores voltaram a cobrar medidas mais duras do prefeito.

Testagem, barreiras, leitos

Os parlamentares cobraram testagem em massa, adoção de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, criação de um hospital de campanha (de verdade né?), com novos leitos, e um Centro de Triagem no bairro Cidade Aracy.

Promessas

Alguns vereadores relembraram a reunião que ocorreu no mês passado com a presença do prefeito na Câmara Municipal. Na ocasião foram prometidos mundos e fundos, passados pouco mais de 20 dias, efetivamente nada foi feito até agora.

Atitude

O vereador Bruno Zancheta (PL) foi um desses vereadores que criticou o prefeito. "As pessoas estão cansadas de promessas. A prefeitura precisa tomar alguma atitude, coisa que ela não vem fazendo", lamentou o parlamentar.

Volta Edson

A verdade tem de ser dita. O vice-prefeito Edson Ferraz está fazendo uma falta danada neste momento da pandemia, afinal era ele que fazia o diálogo prático e político dentro da Prefeitura. A impressão que temos é que a “casa” tá bem bagunçada. Fala muito, age pouco. Volta Edson...

CPI e MP

E na manhã desta terça-feira (15), os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal, instaurada para apurar possíveis irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram de uma reunião na sede do Ministério Público.

CPI e MP II

Os parlamentares utilizaram a reunião para debater as medidas restritivas propostas pelo Ministério Público e também aproveitaram o momento para apresentar o trabalho realizado pela CPI. Liderada pelo vereador Marquinho Amaral os membros da comissão se reuniram com o promotor Luciano Garcia Ribeiro.

Reunião

Segundo informações do vereador Marquinho, o promotor tem uma ação que corre em segredo de justiça e que ele estará nesta quarta-feira (16), participando de uma reunião com os representantes do Comitê de Combate ao Coronavírus e também com o Secretário de Saúde, Marcos Palermo.

Barreiras sanitárias

Durante esse encontro serão sugeridos novas restrições e a instalação de barreiras sanitárias nas entradas de São Carlos. Marquinho informou que estará presente à reunião na Prefeitura, pois foi nomeado pelo presidente da Câmara como representante do Legislativo no Comitê de Combate ao Coronavírus.

Demorou

Na nossa modesta opinião, demorou um pouco para o Ministério Público vir a público e se manifestar a respeito das medidas tomadas aqui em São Carlos. Porém antes tarde do que nunca.

Capa a capa

O vereador Djalma Nery é mais um parlamentar que entra nessa briga dos professores P-III que ainda não receberam o pagamento referente aos contratos de aditamento de 2019. Ele protocolou na Câmara um requerimento pedindo uma cópia “capa a capa” da Sindicância aberta pela Procuradoria Geral do Município, de protocolo n° 14640/2020.

Capa a capa II

Esta sindicância foi finalizada em janeiro de 2021 e até agora os professores não viram a cor do dinheiro que é devido. O vereador Marquinho Amaral, que há tempos acompanha esse drama dos professores P-III, também está pedindo as mesmas informações à Prefeitura.

E as escolas

Djalma também está solicitando da Prefeitura cópia dos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) atualizados e o alvará de funcionamento de todas as unidades da rede municipal de ensino. O vereador esteve visitando diversas escolas e em uma delas encontrou extintores com data de manutenção vencida em 2017. Lamentável.

De novo?

Ainda na sessão de ontem, alguns vereadores voltaram a defender o tratamento precoce. Será que eles não cansam de bater na mesma tecla?

Agora vai

E foi publicado no Diário Oficial do Município o edital de concorrência pública para as obras de infraestrutura e combate às enchentes do Parque São José. Serão R$ 7,6 milhões de investimentos nesta área que esperou por muito tempo essas melhorias. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 15 de julho às 9hs.

Que fedô

O vereador Robertinho Mori está fazendo indagações sobre a comporta do Córrego do Monjolinho, que é de propriedade e responsabilidade da Companhia de Força e Luz (CPF). Moradores dos bairros vizinhos estão sendo obrigados a conviver com o forte odor que vem da região. Mori questiona sobre a manutenção da comporta e como será solucionado o problema.

E o futuro

Robertinho ressaltou que a problemática dos Córregos vem se alastrando há anos e com o início das obras de combate a enchente é importante que esta situação seja solucionada. Além disso, com a expansão demográfica da cidade, principalmente nas proximidades dos córregos há necessidade de planejamento para não sobrecarregar ainda mais os córregos.

Até sexta

Você é livre pra fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências! (Pablo Neruda). Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp