07/06/2024 às 10h57min - Atualizada em 07/06/2024 às 10h57min

O projeto que confronta o Plano Diretor na região do Moradas

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por 13 votos e 2 abstenções, projeto que desafeta área para imóveis Faixa I

Área que foi desafetada e alienada a favor da PROHAB desafetar para construção de moradias populares
Os vereadores de São Carlos conseguiram na sessão da última terça-feira (04), irritar moradores dos bairros Moradas I,II,III, Terra Nova, Parque Fehr, Flamboyant, Jardim do Bosque, Jardim Araucária, Montreal, Quebec e Monte Everest, com a aprovação do projeto de lei do executivo de nº 472/2024 que autoriza o Município a desafetar e alienar por meio de doação um terreno para construção de moradias populares.

O problema
Acontece que esse terreno está inserido em uma área residencial que de acordo com o Plano Diretor do município, não permite a construção de empreendimentos do tipo Minha Casa Minha Vida ou similar de imóveis faixa I, apenas de faixa II ou superior.

A ideia
O Projeto encaminhado pelo Executivo partiu da PROHAB quando o vereador Rodson Magno do Carmo era o presidente. Na sua ânsia de arrumar a qualquer custo, uma área para cumprir uma antiga promessa de campanha, o nobre vereador, pode ter arrumado sim, uma grande dor de cabeça.

Cadastrados
Este terreno tem a dimensão de 13 mil metros quadrados e teria capacidade de abrigar 200 apartamentos. O vereador disse que a intenção do Projeto é beneficiar as “mais de 18 mil pessoas que fizeram o cadastro em março no Milton Olaio Filho”. Só que os imóveis destinados a essas quase 20 mil pessoas, seriam imóveis do Minha Casa, Minha Vida, faixa I.

Contrários
Líderes das associações de moradores dos bairros e síndicos dos condomínios em torno deste terreno, já se posicionaram contrário ao Projeto aprovado, justamente pelo fato do mesmo não atender o que determina o Plano Diretor. Agora uma pergunta: Os 13 vereadores que foram favoráveis ao Projeto sabiam desse detalhe?

Trâmite The Flash
Acreditamos que não pois acompanhem como foi o trâmite deste Projeto na última terça-feira. Ele foi protocolado na Câmara na terça às 10:54 da manhã, foi enviado para comissão responsável às 11:16, chegou na sessão para votação às 16h21 e foi aprovado às 18h09. Que dinamismo não acham.

Leitura
O projeto, segundo um agente da CIAP (Central de Inteligência da coluna Ácidas da Política), tinha 230 páginas, será que algum vereador teve tempo hábil para lê-lo na integra? Pela qualidade dessa atual Legislatura, claro que não.

Discussão antiga
A coluna apurou que essa discussão em arrumar uma área para esse projeto do vereador Rodson é antiga. Já se tentou implementar essa questão em uma área perto do Jockey Club, próximo Dhama, não conseguiram. Tentaram no Embaré, também sem sucesso. Porém como num passe de mágica, o vereador quando esteve à frente da PROHAB conseguiu articular essa área, porém sem se atentar ao Plano Diretor.

Consequências
Bom recebemos a informação que uma reunião entre os líderes das associações de bairros e síndicos dos condomínios desta região está para ser realizada nesta sexta-feira com o vereador Rodson. Afinal de contas não faz sentido um absurdo dessa natureza, ferir o próprio Plano Diretor do município.

Outras prioridades
Esta região atualmente carece de área verde, unidades de saúde, além de já apresentar enorme deficiência na mobilidade urbana, transporte público e abastecimento de água, que tendem a piorar com mais moradores na região sem a respectiva ampliação da infraestrutura e realização de planejamento urbano.

Destino
“Desse modo, estamos nos reunindo com os bairros da região para, juntos, entrarmos com uma ação no MP para impedir o andamento do projeto e garantir o cumprimento do plano diretor”, disse um líder de associação.


Abaixo assinado
Um abaixo assinado já corre entre os moradores destes bairros, exigindo a imediata revogação da Lei, a abertura de diálogo junto aos moradores da região e à sociedade, a participação e mediação do Ministério Público e demais órgãos e agentes fiscalizadores, a fim de garantir lisura e transparência em toda tramitação deste e de futuros processos envolvendo a aprovação e implementação de novos empreendimentos habitacionais de grande impacto. Para assinar o abaixo assinado clique aqui.

Triste
Agora o pior de tudo isso é saber que diversos vereadores “compraram uma ideia” sem ao menos dar uma estudada básica na questão. Rodson, vem cá, o senhor podia dormir sem essa não? Justo agora em época de eleição arrumar um rolo desse tamanho!

 
Boa noticia
Representantes da RUMO Logística e da Prefeitura se reuniram esta semana para definir última obra da empresa no município. Foi discutido na oportunidade a questão fundiária do viaduto da avenida Heitor José Reali sobre a linha férrea e avenida Morumbi até a rua Alderico Vieira Perdigão. Será mais um dispositivo viário que trará maior mobilidade urbana para a região sul da cidade. Essa RUMO foi uma mãe para o munícipio nestes dois últimos anos.

Enchentes
Esta semana também a empresa Hidrostudio Engenharia esteve fazendo sondagens do solo no Parque da Cica que deverá, nos próximos anos, ser um dos piscinões na região central para reter as águas pluviais e combater as enchentes no Mercadão.

Parque da Estação
Outra obra que está avançando é a construção do Parque da Estação, na Travessa 8, Vila Prado. Com investimentos de cerca de R$ 2 milhões, a área onde já existe um piscinão, terá Pista de caminhada, playgraound, academia ao ar livre, calistenia, área de conveniência e um deck.

Tecnologia
O pré-candidato a prefeito de São Carlos, Netto Donato (PP), lançou mais uma plataforma para receber demandas da população a fim de auxiliar na formulação do Plano de Governo de sua pré-candidatura. Os munícipes que querem contribuir com ideias e sugestões para a cidade podem fazer indicações ao pré-candidato diretamente pelo WhatsApp (16) 99704-7972. Boa!

Falando nele
Netto Donato realizará na próxima segunda-feira (10/06), o evento oficial do lançamento de sua pré-candidatura. O encontro será realizado no Salão CENACON do Hotel Nacional Inn, a partir das 18h30 e com entrada aberta ao público, devendo contar com a presença de autoridades nacionais, estaduais, regionais e municipais.

Ainda sobre ele
Agentes da CIAP (Central de Inteligência da coluna Ácidas da Política), também estiveram esta semana, circulando por alguns corredores da Prefeitura Municipal e puderam captar que a “ainda ruptura” do MDB (Edson Ferraz) com o grupo de Netto Donato não causou estragos e nem muita preocupação no planejamento para as eleições.

Bom final de semana
A paz é fruto de um coração que confia em Deus e a sua Fé sempre será a sua maior força! Fale com a gente: [email protected]
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp