23/03/2024 às 10h54min - Atualizada em 23/03/2024 às 10h54min

Solenidade da Câmara Municipal comemorou os 90 anos da Universidade de São Paulo

A realização da solenidade atendeu requerimento do vereador Djalma Nery.

Solenidade da Câmara Municipal comemorou os 90 anos da Universidade de São Paulo
A Câmara Municipal realizou na última quinta-feira (21), na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene em celebração aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). A realização da solenidade atendeu requerimento do vereador Djalma Nery.
 
A solenidade foi presidida pelo vereador Azuaite Martins de França, e contou com o vereador Djalma Nery como orador oficial. Entre outras autoridades, estiveram presentes Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, o secretário de Meio Ambiente, José Wamberto Zanchin Junior, e a vereadora Laíde das Graças Simões.
 
A criação da Universidade de São Paulo data de 25 de janeiro de 1934, quando o interventor federal do Estado de São Paulo Armando de Salles Oliveira assinou o decreto No.6.283 que constituiu  a Universidade, agrupando a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia. Naquela ocasião, o são-carlense Dr. Christiano Altenfelder Silva (1889-1985) era o secretário estadual de Educação. Ele foi um dos primeiros homenageados pela universidade com o título de “Doutor Honoris Causa”.

Em 1948, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a Lei n° 161, oriunda de projeto do deputado Miguel Petrilli (1910-1995), que criou estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior paulista subordinados à USP. Das unidades instituídas na época, foram efetivamente ligadas à USP a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

CAMPUS DE SÃO CARLOS - Em 1952, a Prefeitura Municipal cedeu à USP a área ocupada pelo Posto Zootécnico, fundado em 1905. No ano seguinte foi ministrada pelo governador Lucas Nogueira Garcez a alula inaugural da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) no prédio do antigo colégio Dante Alighieri, que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Em 1956, foi ativado o edifício E1, do atual campus 1 da USP. Em 2005 foi inaugurada a área 2 do campus numa área de mais de 100 hectares,  que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade. O Campus USP  São Carlos é composto por cinco unidades de ensino – EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -, somadas à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), ao Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos – CeTI-SC, ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp