17/11/2023 às 16h41min - Atualizada em 17/11/2023 às 16h41min

Secretaria da Pessoa com Deficiência encerra segundo módulo do curso de libras para servidores

Os primeiros 20 servidores públicos das 23 secretarias municipais fizeram a capacitação no horário vespertino

Secretaria da Pessoa com Deficiência encerra segundo módulo do curso de libras para servidores
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), encerrou nesta semana o segundo módulo do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que foi oferecido aos servidores da Prefeitura de São Carlos.

Com aulas gratuitas, a primeira turma iniciou em fevereiro deste ano o primeiro módulo com carga horária de 45 horas que foram completados em dois meses, fechando o ciclo em abril. Neste segundo semestre foi oferecido o segundo módulo para completar o curso.

Os primeiros 20 servidores públicos das 23 secretarias municipais fizeram a capacitação no horário vespertino, duas vezes por semana.

Durante o primeiro módulo do curso básico o objetivo foi ensinar os servidores municipais a se comunicar em Libras, se apresentar e apresentar outras pessoas, conhecer as regras gramaticais e vocabulários específicos para melhor atender uma pessoa com deficiência auditiva ou que perdeu a capacidade de falar. No segundo módulo, a expectativa foi aprimorar o vocabulário e também desenvolver diálogos.

Segundo a secretária Lucinha Garcia, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) está buscando capacitar os servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento da comunidade surda nos órgãos municipais.

“Cada vez mais estamos vencendo uma barreira comunicacional que atinge diretamente o direito constitucional à cidadania das pessoas surdas, porque o que pretendemos é que dentro de cada secretaria tenha uma pessoa capacitada para fazer o acolhimento no momento do atendimento e também facilitar o diálogo em Libras com a pessoa surda”, afirma ela.

Em 2024 a SMPDMR deve abrir mais 20 novas vagas para o Módulo 1 do curso básico do Libras, ampliando o alcance para a PROHAB (Progresso e Habitação São Carlos), FESC (Fundação Educacional São Carlos), Fundação Pró-Memória e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos). O curso é voltado exclusivamente para o servidor público municipal.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp