14/12/2022 às 12h13min - Atualizada em 14/12/2022 às 12h13min

Exposição no HU apresenta trabalhos desenvolvidos por pacientes da Unidade de Saúde Mental

Foram realizadas atividades semanais com os usuários internados na unidade, proporcionando uma forma de comunicação de conteúdos internos por meio da realização de atividades em grupo, em especial as atividades expressivas.

Exposição no HU apresenta trabalhos desenvolvidos por pacientes da Unidade de Saúde Mental

Acontece no HU-UFSCar a exposição “Conteúdos Emergentes”, com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos usuários da Unidade de Saúde Metal do hospital. A amostra é um resultado do projeto de extensão coordenado por Larissa Campagna Martini Barbosa, docente do Departamento de Medicina da UFSCar, Lara Rosa Cobucci, psicóloga do HU e Helena Biazzotto Moraes, estudante do curso de psicologia. O projeto contou com a participação de docentes do curso de medicina e estudantes dos cursos de medicina e psicologia.

Foram realizadas atividades semanais com os usuários internados na unidade, proporcionando uma forma de comunicação de conteúdos internos por meio da realização de atividades em grupo, em especial as atividades expressivas. Ao final dos encontros, as pessoas eram convidadas a apresentar o que produziram e dar um título às suas obras. “Este momento de reflexão foi fundamental para explorar a experiência criativa e sua relação com o sofrimento psíquico”, relata Larissa.

Detalhando os encontros, Lara conta que “no primeiro contato geralmente mais tímidos e sem saber como fazer, percebemos que os usuários logo se dispunham a pegar pincéis e tintas, arriscando os primeiros traços, desenhos e pinturas. Os grupos tornaram-se ambientes de trocas, experimentações e expressão, seja pela fala ou pelas artes criadas, dando vazão e formas às diferentes emoções e histórias, muitas vezes não expostas de outras maneiras”.

Para Helena, as atividades trouxeram uma oportunidade para os pacientes se expressarem de uma forma única: “ver os pacientes criando e acompanhá-los nesse processo, em meio a muita música (às vezes com cantorias e danças) e ver as cores brotando em um ambiente majoritariamente branco foi muito bom. Em grupo pudemos vivenciar cores antes não descobertas, expressar dores encobertas, relembrar da esperança que muitas vezes para os pacientes reside no retorno às suas casas”.

A divulgação dessas atividades possibilita, segundo Larissa, uma ampliação do debate sobre a diferentes formas de cuidar do sofrimento psíquico. Segundo ela, por meio da expressão artística os usuários puderam estabelecer outras formas de se relacionar com o que estavam sentindo e, muitas vezes, ressignificar essas experiências. 

A exposição ficará disponível do saguão de acesso ao Bloco C do HU-UFSCar durante o mês de dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp