10/11/2022 às 11h30min - Atualizada em 10/11/2022 às 11h30min

Tenda Paulo Freire estará no Cidade Aracy nesta sexta-feira

As tendas Paulo Freire são espaços de construção compartilhada de conhecimento e troca de saberes diversos

Tenda Paulo Freire estará no Cidade Aracy nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (11/11), dentro da VI Semana de Fitoterapia 2022, a ‘Tenda Paulo Freire’ estará durante todo o dia no Centro da Juventude Lauriberto José Reys, no bairro Cidade Aracy, para uma série de atividades abertas à comunidade. Segundo Zildinha Aparecida Camargo, educadora formadora do curso de Educação Popular em Saúde (EdpopSus), as Tendas Paulo Freire são espaços de construção compartilhada de conhecimento e troca de saberes diversos. “São também espaços de resistência a toda forma de opressão, espaços de acolhimento e cuidado com amorosidade buscando a transformação da realidade de opressão através do diálogo e da arte”, ela frisa.
 
Confira a programação completa do evento:
 
9h - Roda de conversa sobre benefícios do Ora Pro Nobis, com Elisângela dos Reis, enfermeira e Educadora Popular em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos e a professora de Terapia Ocupacional da UFSCar, Martha Morais Minatel.
A Ora-pro-nóbis é o nome popular de Pereskia aculeata, planta cactácea nativa do Brasil. É uma trepadeira encontrada nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Seu nome significa “rogai por nós” em latim e dizem que deriva do costume de ser colhida no quintal de uma igreja, para ser preparada para o almoço, quando o padre iniciava a reza final da missa da manhã. Outros nomes populares da planta são orabrobó, lobrobó e trepadeira-limão. Entre os benefícios da planta estão o alto teor de proteínas e fibras, ferro e cálcio; atua na prevenção de distúrbios carenciais como a anemia ferropriva. O conteúdo de proteínas é em quantidade superior ao de outros vegetais como milho ou feijão; o nível de aminoácidos essenciais é maior que o mínimo recomendado para consumo de adultos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Pode ser usada em diferentes preparações como farinhas, saladas, refogados, tortas. Produz frutos comestíveis, dos quais é possível obter sucos, geleia e licores.
 
14h -  Oficina de mandala, com Ivonete Rocha Mendonça, Agente de Saúde/Abordagem Social do Consultório na Rua na Cidade de São Carlos e Educadora Popular em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos. Nessa oficina, serão confeccionadas mandalas de velas onde são trabalhados os 5 Elementos: Luz, Fogo, Ar, Vento e Terra. E ainda a Oficina Abayomi, com Josenil Pereira da Cunha, Agente de Endemias e Educador Popular em saúde da Secretaria Municipal de Saúde De São Carlos. Abayomi é uma boneca e tem origem iorubá, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). No tempo da escravidão, as crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem.
 
15h -  Roda de conversa de conversa sobre os rumos da Educação Popular em Saúde no município e os processos de Educação Permanente em Educação Popular em Saúde, com Zildinha Aparecida Camargo, Elisangela dos Reis, Ivonete Rocha Mendonça e Josenil Pereira da Cunha.
De acordo com Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial - DGCA, o evento é muito importante para contribuir com a troca de saberes e práticas em saúde, tendo em vista as práticas integrativas e complementares, fortalecendo as ações no âmbito do SUS.
O Centro da Juventude Lauriberto José Reys fica na avenida Arnoldo Almeida Pires, 130.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp