27/10/2022 às 16h18min - Atualizada em 27/10/2022 às 16h18min

Espaço Paço recebe a exposição “Drama Barroco – Procissão” de Rusvel Nantes

Em sua quinta mostra individual, Rusvel Nantes apresenta tapete devocional composto a partir de materiais coletados ao longo de uma década

Espaço Paço recebe a exposição “Drama Barroco – Procissão” de Rusvel Nantes
O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos recebe a partir da próxima segunda-feira (31/10), no Espaço Paço, a exposição de fotografias “Drama Barroco - Procissão” do artista Rusvel Nantes. A abertura oficial da exposição será realizada às 17h.  O Espaço Paço está localizado na Prefeitura de São Carlos, na rua Episcopal, 1575, no centro. A entrada é gratuita. O evento faz parte da programação dos 165 anos de São Carlos.

O “Drama Barroco - Procissão” é uma retrospectiva de fotografias produzidas em mais de vinte cidades espalhadas por nove estados do Brasil. Para compor esse novo trabalho, o artista selecionou imagens inéditas de suas últimas viagens. Nantes revela que “há fotos de Salvador e Cachoeira (BA), feitas antes da pandemia, e também de Ouro Preto e São João Del Rei (MG), captadas este ano, especialmente para a ocasião”.

As fotografias em preto e branco evidenciam detalhes da arquitetura colonial. “Assim, busco contextualizar os lugares por onde andei. São registros da minha passagem por grandes capitais como Recife (PE) e São Paulo (SP), e cidades bucólicas como Penedo (AL), Paraty (RJ) e Tiradentes (MG)”, comenta Rusvel Nantes. Uma galeria destaca as fachadas dos templos religiosos e introduz o tapete, onde as imagens atingem um aspecto carnavalesco.

A obra, inspirada nas procissões da Semana Santa e do Corpus Christi, é um passeio pelo interior das igrejas barrocas. Ao todo, são 93 fotos divididas em duas partes: dez metros serão dispostos no saguão da Prefeitura de São Carlos no Espaço Paço e outros dois metros na sede do Fundo Social no distrito de Santa Eudóxia, na avenida Cel. Joaquim Cintra, 25.

Montado sobre uma estrutura de cavaletes para facilitar a apreciação do expectador, o tapete propõe o diálogo entre a fotografia e o artesanato. “Desde o início, meu desejo foi de criar cenários, ambientes que proporcionem uma experiência imersiva”, pontua Rusvel Nantes. Por isso, o artista recorre a diversos materiais para produzir peças repletas de camadas e de sobreposições. Há flores de tecido e de papel, fuxicos, plumas e rendas, sobras de outras exposições e retalhos de fantasias. Assim, o colorido extrapola a fotografia que ganha novas formas, contornos e volumes.

Separadas em trios, como se fossem alas, as fotos que integram o tapete também desenvolvem um enredo acerca da fé católica, misturando cenas de extrema violência, como as da paixão de Cristo, a representações da glorificação de São Francisco e de Santa Luzia, por exemplo. Há ainda quadros que destacam a ternura da Virgem Maria e representações pagãs na azulejaria portuguesa.

Com essa alegoria, Rusvel Nantes propõe que o lugar da fé é também o da festa, uma vez que, na nossa cultura, não existe uma separação bem definida entre o sagrado e o profano. "Considero o carnaval a minha maior referência estética. Quando vejo uma escola de samba na avenida, sempre reparo nas soluções criativas, no uso de materiais inusitados para gerar impacto visual. De certa forma, tento reproduzir essa dinâmica no meu trabalho. Acredito que todo desfile é uma procissão e que toda procissão é um desfile. Os elementos são basicamente os mesmos", conclui.

A exposição ainda conta com um site (dramabarroco.com) onde o visitante pode conferir mais informações sobre as imagens, ficha técnica e detalhes do processo de produção.
 
Serviço:
- Exposição Drama Barroco: Procissão, por Rusvel Nantes
 Em cartaz durante todo o mês de novembro de 2022
- Espaço Paço (Prefeitura) - Rua Episcopal, 1.575 - Centro
Horário de visitação: Segunda a Sexta: 8h às 19h
Sábado e Domingo:  8h às 12h;
- Fundo Social (Casa Amarela) -  Av. Cel. Joaquim Cintra, 25 - Santa Eudóxia
Horário de visitação: Segunda a Sexta: 8h às 17h

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp