26/10/2022 às 13h30min - Atualizada em 26/10/2022 às 13h30min

“Odette a Dama do Samba” e “A presença negra em São Carlos” são temas das exposições do Centro Afro

As exposições contam com a coordenação da Secretaria de Educação e da Fundação Pró-Memória.

“Odette a Dama do Samba” e “A presença negra em São Carlos” são temas das exposições do Centro Afro
O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realiza nesta quarta-feira (26/10), às 18h30, a abertura das exposições “Odette a Dama do Samba” e “A Presença Negra em São Carlos”. As exposições contam com a coordenação da Secretaria de Educação e da Fundação Pró-Memória.

A Exposição “A Presença Negra em São Carlos” foi organizada em 2006. Agora em 2022 ela passou por revisão teórica e visual trazendo para o público narrativas atualizadas sobre aspectos da história da população negra local. A partir de uma perspectiva afrocentrada foram destacadas as contribuições de pretos e pardos, que com os seus saberes e cultura, contribuíram para a formação e desenvolvimento do município. Desde o período escravista esses sujeitos lutam por liberdade, direitos, acesso à cidadania e no combate ao racismo.

As imagens que ficarão expostas são do Acervo particular de Maria de Lourdes Thobias Serafim; do Acervo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCar); do Acervo Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio; do Acervo da Fundação Pró-Memória de São Carlos e da Fundação Biblioteca Nacional.

Já a Exposição “Odette a Dama do Samba” retrata a vida de Odette dos Santos, considerada por décadas a principal carnavalesca da cidade.

ODETTE DOS SANTOS - Nasceu em São Carlos em 27 de agosto de 1929, filha do casal José dos Santos e Nair Balthazar dos Santos, que tiveram ainda Paulo Sérgio, Odila, Oradyr e Ondina Carmen. A preocupação do casal, além da formação de uma família bem constituída, era também com a realização das famílias negras para que pudessem ter um local de lazer sadio e trocarem experiências familiares e cristãs.

Surge, assim, a ideia de fundar o Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, em 4 de maio de 1928. Foi a que mais se destacou na família. Com o falecimento repentino de seu pai, Odette, com apenas 12 anos, tornou-se um esteio para a família, abdicando de si própria em prol de todos. Começou a trabalhar muito cedo e tudo o que conseguia era destinado à educação e manutenção de sua mãe e dos irmãos.

Desde criança já expressava dons para música, pois o ambiente que vivia muito colaborava para essa vocação. Desde os 4 anos ela já saía nos cordões de carnaval. Juntamente com a diretoria do Flor de Maio, criou a primeira escola de dança de salão em São Carlos, onde rapazes e moças a procuravam para poder dançar nos bailes de formatura. Fundou também, a primeira escola de samba em São Carlos, “Odette e sua Escola de Samba”.

Odette foi denominada ao longo de várias décadas como a principal carnavalesca da cidade, recebendo vários títulos como a “Dama do Samba”, “Madrinha dos sambistas e das Escolas de Samba de São Carlos”. Faleceu em 11 de março de 1991 aos 61 anos.

Em 14 de novembro de 2006 a Prefeitura de São Carlos inaugurou o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, espaço dedicado à divulgação da cultura afro-brasileira, com salas para hip-hop, Projeto Dançar, vídeo e oficinas, e uma sala de africanidades, onde são expostos diversos objetos relativos à cultura africana.

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” está localizado na rua Dona Alexandrina, nº 844, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp