29/09/2022 às 16h24min - Atualizada em 29/09/2022 às 16h24min

Cia Viagens Musicais apresenta espetáculo infantil que aborda preservação da fauna, das florestas e da música brasileira

Em “A Festa dos Bichos da Mata”, as educadoras musicais mostram a importância de se falar em conservação desde a primeira infância

Cia Viagens Musicais apresenta espetáculo infantil que aborda preservação da fauna, das florestas e da música brasileira
O tema central do espetáculo infantil “A Festa dos Bichos da Mata” é a preservação. Das matas e da fauna brasileiras, bem como da cultura e da música do país. O show é a atração do Sesc São Carlos no sábado (1), às 16h.

Na apresentação, as quatro educadoras musicais usam máscaras, tecidos, cordas, plumas e bichos de pelúcia, para dar vida aos animais das matas e florestas brasileiras. Nesse musical, o predador mais perigoso é o “bicho-homem”.

“Criança ama bicho. Quem tem filho em casa sabe muito bem disso. E quem trabalha com educação infantil, sabe disso melhor ainda, porque os bichos estão presentes no cotidiano escolar. A cada animal novo, a forma como ele se movimenta, o som que ele produz, tudo isso exerce um fascínio. E o espetáculo vem de encontro a isso, com canções brasileiras que falam sobre esses bichos, como o ‘Sapo não lava o pé’ e o ‘Macaco Pisa o Milho”, explica a produtora do grupo, educadora musical e violonista, Flora Reyes. 

O enredo do espetáculo é conduzido por obras de grandes mestres da MPB como Milton Nascimento, Tom Jobim, João Gilberto e Cartola, além de músicas de domínio público e também canções autorais da companhia.

“Como educadoras musicais, sabemos o quanto as canções populares precisam ser valorizadas porque despertam memórias afetivas, mantendo a nossa cultura viva. E acreditamos que é nosso papel incentivar a preservação de todos esses valores, para que tenhamos um futuro mais sustentável também do ponto de vista das relações humanas”, conclui a educadora musical e percussionista Flávia Hafisa.

O repertório é executado com uma grande diversidade de instrumentos de percussão. “Nós usamos desde derbak (tambor árabe), tarol (caixa de bateria um pouco menor usada em ritmos tradicionais como a ciranda), alfaia (tambor usado no Maracatu), berimbau, cajón (de origem peruana) e diferentes sonoridades de agogôs e ganzás, além dos tradicionais pandeiro e surdo, como também flauta transversal, violão e cavaquinho, completando o arsenal de riqueza de timbres que atrai crianças, bebês e adultos”, ressalta a educadora musical e percussionista, Manu de Souza.
 
Cia Viagens Musicais – arte e educação

A coruja sobrevoando a plateia é uma das cenas do espetáculo “A Festa dos Bichos da Mata” – Foto: Alícia Peres
A Cia. Viagens Musicais nasceu em 2016, quando ex-alunas do curso de Educação Musical da UFSCar, que já trabalhavam profissionalmente como educadoras em instituições públicas de São Carlos, resolveram se unir para construir projetos que conciliassem educação e performance artística.

Atualmente, o grupo realiza, além dos shows musicais, oficinas de musicalização e contação de histórias musicadas. O quarteto é formado por Flora Reyes (voz e violão), Flávia Prazeres (voz e cavaco), Manu de Souza (voz e percussão) e Flávia Hafisa (voz e percussão). 

“Acreditamos que a arte, em especial a música, é uma ferramenta que nos tira do aqui e do agora e nos transporta por outros caminhos por meio da imaginação. No caso de “A Festa dos Bichos da Mata”, o convite é para um “passeio” pelas matas brasileiras, mas a viagem musical acontece tanto nessa floresta imaginária, como no universo particular de sensações, afetos e memórias de cada pessoa que nos assiste”, afirma a cavaquinista do grupo e educadora musical da rede municipal de São Carlos, Flávia Prazeres.
 
SERVIÇO:
“A Festa dos Bichos da Mata” – Cia Viagens Musicais
Data: 1 de outubro
Local: Sesc São Carlos
Horário: 16h
Grátis
 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp