01/04/2022 às 17h12min - Atualizada em 01/04/2022 às 17h12min

É vixe atrás de eita, oxê!

A lacuna entre os servidores do Legislativo e Executivo é histórica. Ácidas da Política

Como era esperado o aumento que a Câmara Municipal deu aos seus servidores de 24% sendo 18% referente ao acordo coletivo + 6% referente à reposição do prêmio assiduidade, deu o que falar esta semana. Se já não bastasse a opinião pública não aprovar (o que não é novidade), quem ficou muito P. da vida foi os servidores do Executivo que tiveram os 18% e tíquete de R$ 650,00.

Lacuna

A lacuna entre os servidores do Legislativo e Executivo é histórica. Os primeiro são bem mais remunerados, tem plano de saúde o tíquete deles é diferente ao da Prefeitura e por aí vai.

Reunião

Para tentar acalmar os ânimos o SINDSPAM encaminhou logo na quarta-feira um ofício ao prefeito municipal Airton Garcia pedindo uma reunião com representantes da Prefeitura para definições em relação à reposição da defasagem salarial dos servidores municipais em decorrência das perdas financeiras que os servidores teve com o corte dos pagamentos do 14º salário e prêmio assiduidade.

Que esperar nada

No documento o SINDSPAM aponta a iminência em ocorrer Trânsito em Julgado a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que julgou inconstitucional esses benefícios. O sindicato entende que a decisão definitiva deste processo torna desnecessária a reserva mensal que a Prefeitura vem fazendo regularmente.

Compromisso

O sindicato lembra que existe o compromisso público do prefeito municipal em devolver essa reserva financeira como reposição em percentual nos salários dos servidores e que esse compromisso foi reiteradamente confirmado por vários Secretários Municipais e até nas reuniões de negociação do Acordo Coletivo deste ano.

Arrumou um problema isso sim...

O que dá pra perceber nessa história toda é que o presidente da Câmara Municipal, além de arrumar confusão com alguns de seus pares (Paraná e Bira por exemplo), arrumou uma dor de cabeça para o Executivo, pois a cobrança agora será implacável.

Essa saúde

A professora Neusa encaminhou requerimento pedindo informações sobre a falta de materiais de consumo nas UPAS de São Carlos. Ela foi procurada por munícipes informando que constantemente verificam falta de materiais básicos como, copo descartável para beber água, lençol nas camas e papel higiênico, álcool gel, enfim materiais básicos de higiene e limpeza que jamais poderiam estar faltando nas UPAs.

Tem ou não tem?

A vereadora quer que a Secretaria de Saúde informe o inventário de materiais de utilidade básicas, por que não estão sendo entregues tais materiais, se entregues com frequência, quem é responsável pela compra desses materiais e com qual frequência os mesmos são adquiridos. Infelizmente é a Saúde sendo Saúde, nada mudou nessas últimas semanas.

Praxe

Já o vereador Djalma Nery pede esclarecimentos e providências da Prefeitura Municipal acerca da falta de professores na Rede Municipal de Ensino. O questionamento foi provocado após uma professora da rede municipal, protocolar uma representação no Ministério Público na última quarta-feira.

Isso não pode

Outro problema na Educação (mais um) é o emprego de Agentes Educacionais que estariam permanecendo por períodos prolongados com alunos em salas de aula, sem a presença de professor. O fato foi denunciado ao SINDSPAM e estaria ocorrendo em várias escolas incluindo a CEMEI Santo Piccin em Água Vermelha. O sindicato encaminhou ofício à Secretaria de Educação pedindo informações sobre a veracidade da denúncia.

Atribuições

Os Agentes Educacionais tem entre suas atribuições “prestar apoio ao diretor, aos professores e aos demais integrantes da equipe escolar; cuidar da segurança dos estudantes nas dependências e proximidades da Unidade Escolar; observar e orientar a conduta dos estudantes e familiares no ambiente escola sobre regras e procedimentos, regimento escolar e cumprimento de horários entre outras, agora permanecer por longos períodos em sala de aula sem um professor, aí já não.

Sério?

 O vereador Elton Carvalho está solicitando para que a Prefeitura preste informações sobre as Licenças Sanitárias das unidades de atenção básica de saúde, como UBS, USFs, UPAs entre outros. Vereador uma unidade com certeza não tem. A UPA Cidade Aracy está em estado precário.

Os “diferentes”

Até quando o SIM vai continuar a fazer o seu atendimento de forma agendada? Cabe ressaltar que praticamente todos os demais departamentos da Prefeitura voltaram a atender normalmente. É um pecado até hoje deixar os munícipes em filas na calçada sendo que o SIM dispõe de local para acolher a todos.

Nota 10

A obra de drenagem com instalação de dissipador de energia no Córrego do Mineirinho, no trecho localizado na rua Francisco Possa, no bairro Santa Felícia, foi concluído essa semana e o trânsito na região liberado.

Recurso próprio

A obra teve investimento de R$ 1,4 milhões com recursos do próprio município. O dissipador de energia (escala hidráulica) em gabiões possui 8 metros de largura por 8 de altura e 25 de cumprimento, com 45 metros lineares de tubulação dupla e diâmetro de 1,5 metros em cada tubo para conter o desbarrancamento e assoreamento do córrego.

Recurso próprio II

Também foram feitas bocas de lobo, poços de visita, ramais de drenagem no entorno do terreno e recomposição de calçadas e será realizada a recomposição de asfalto, da camada de vegetação do terreno, replantio de 112 árvores e o fechamento do terreno em alambrado.

Eu gosto

Apesar dos embates no campo político e problemas na Educação e Saúde, essa área de obras vai indo bem. São várias espalhadas na cidade entre públicas e com dinheiro da iniciativa privada. O JB Muller que gosta de ver esse movimento.

Descontado

Servidores da Educação que participaram do protesto “A Educação Pede Socorro” no último dia 18 de fevereiro, tiveram o dia descontado de seus holerites o que deixou muita gente irritada. Não pelo desconto em si, pois todos sabiam do risco, mas foi pela maneira que o processo transcorreu.

Discussão

Após o protesto foi elaborado uma pauta de reivindicação, entre elas para que o dia do protesto não fosse descontado e sim compensado. A proposta do SINDSPAM era de fazer essa compensação nos sábados a critério da cada direção da escola até o dia 30 de julho.

Reunião

Houve uma reunião entre sindicato e a equipe da secretária Wanda Hoffmann no dia 09 de março. A contraproposta da Secretaria foi de elaborar um ofício com o teor da proposta o que provocou a abertura do Processo Administrativo 4468/2022 que foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP) questionando a possibilidade de fazer a compensação.

Porém...

Porém não houve esse retorno, mesmo com a insistência do sindicato e a surpresa chegou neste dia 01 de abril. Dia descontado. Lógico que a revolta foi geral, mas não surpreendeu o pessoal e nem o sindicato, pois o diálogo vem sendo um ponto fraco por parte da secretária. Ela até escuta quando se reúne e só.

Corajoso

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Luís Antônio Panone, pediu exoneração da Prefeitura de São Carlos para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Panone deverá ser candidato ao cargo de deputado estadual pelo PSD, partido que é liderado no Brasil por Gilberto Kassab, ex-ministro e também ex-prefeito de São Paulo. Foi corajosa a atitude do ex-prefeito de Descalvado. Boa sorte!

Bom final de semana

Saudades do tempo em que somente o 1º de abril era o dia da mentira! Hoje vivemos 365 dias de Fake News! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp