25/03/2022 às 14h37min - Atualizada em 25/03/2022 às 14h37min

E de novo o que a doutora fala não se escreve (sobre o Acordo Coletivo)

Foram aos menos três reuniões, para tratar do acordo coletivo dos servidores municipais, mas a que valeu mesmo foi a quarta realizada na tarde de terça-feira. Ácidas da Política

E mais uma vez o alto escalão da Prefeitura Municipal ignorou todas as discussões iniciais realizadas entre diretores do SINDSPAM, comissão de servidores e este ano um comissão do Poder Legislativo, composta pelos vereadores Marquinho Amaral e Raquel Auxiliadora com a secretária de Gestão e Pessoas, a doutora Helena Antunes. Foram aos menos três reuniões, para tratar do acordo coletivo dos servidores municipais, mas a que valeu mesmo foi a quarta realizada na tarde de terça-feira.

Eneacampeã

Prestes a completar 10 anos ocupando a titularidade da pasta (4 anos Altomani, 4 anos primeiro mandato do Airton e agora caminhando para o segundo ano da nova gestão), tudo o que a doutora Helena propõe acaba não se tornando efetivo. Este é o 10 Acordo Coletivo que a secretaria negocia com os servidores, ela perdeu em todas. Aliás, todas não, a negociação do ano passado não conta, pois por conta do decreto 173, os servidores não tiveram aumento salarial.

Todo ano a mesma história

Todo ano Helena chega, apresenta números bem abaixo dos que são reivindicados pela categoria, diz que não dá isso, não dá aquilo e deflagra uma certa revolta na categoria. O SINDSPAM por sua vez que goza de bom trânsito político nos dois poderes (Executivo e Legislativo) sempre mexe os seus “pauzinhos por fora” e consegue deixar o que é proposto por Helena para trás.  

E esse não foi diferente

Bom na negociação deste ano que ainda está em andamento a história não foi diferente. Helena se reuniu três vezes, chegou a insinuar em um dos encontros as manobras que o sindicato fez em anos anteriores e do nada, na segunda-feira fechou a negociação propondo 16,28%. E disse mais, que no outro dia a Prefeitura estaria encaminhando o Projeto de Lei com o reajuste para a Câmara.

Aí já viu

Lógico que o SINDSPAM não deixou barato e acionou o plano B que é justamente fazer o diálogo político e logo na terça de manhã foi até a Câmara e se reuniu com o presidente Roselei Françoso e alguns outros vereadores para explicar em que “pé” estava a negociação. E lógico pediu para que os parlamentares não votassem o Projeto de Lei que chegou a toque de caixa na Câmara.

A redenção da tarde

Durante a sessão ocorrida na parte da tarde, o SINDSPAM conseguiu o que podemos chamar de inédito. Conseguiu paralisar a sessão e levar os 21 vereadores para o Paço Municipal para reabrir as negociações.

Descida triunfal

Tudo bem que quando chegaram lá, parecia que o pessoal do Paço já estava sabendo da “descida triunfal” dos parlamentares e sindicalistas. Tanto é que o auditório estava preparado para recebe-los.

Ela não estava lá

E quem estava na mesa para conversar com esse grupo? Edson Fermiano, Mario Antunes e o poderoso chefe de gabinete Carneirinho Pires. E a doutora Helena? Evaporou e lógico foi deixada para trás em tudo o que havia negociado nas reuniões anteriores.

Qual o motivo

O que a gente não consegue entender é o por que esse desgaste todo? Por que “fritar” a doutora Helena nessas negociações? Por que desgastar servidores e o próprio sindicato se no final o que prevalece são as reuniões com os “chefes do 4º e do 5º andar? E a principal pergunta: Por que a doutora Helena que tem um currículo invejável e um histórico marcante quando esteve na USP, se sujeita a tudo isso? Que fique bem claro, respeitamos e sabemos da seriedade da doutora Helena, nossa intenção aqui é em nenhum momento depreciar o seu trabalho.

Por fim

Bom depois de tudo isso a Prefeitura aumentou a proposta e ofereceu 18% de reajuste nos salários e o tíquete a R$ 650,00. Os servidores queriam 25 e concordaram em negociar 20%. E agora como ficará?

Assembleia

A decisão caberá aos servidores que se reunirão em assembleia neste sábado a partir das 9hs na sede do SINDSPAM. É esperado um grande número de participantes.

Estratégia

De todo o pessoal que compõe os quase 5 mil servidores municipais, os mais irritados, indignados e cansados com essa pandemia e com essa proposta é o pessoal da Saúde. Muitos deles acompanharam as reuniões que ocorreram na terça-feira.

Estratégia II

O pessoal da saúde estava disposto a lotar a assembleia deste sábado para rejeitar a proposta dos 18%. O que a Prefeitura fez? Antecipou a campanha de vacinação anunciada pelo Governo do Estado para ocorrer no domingo (27) para o sábado (26) bem no horário da assembleia no SINDSPAM.

Que manobra

A justificativa foi a mais esdrúxula possível. Uma delas é que o domingo não terá vacinação devido a baixa procura nos postos durante a semana e em decorrência da desativação do Centro de Triagem instalado no Ginásio Milton Olaio, que como de costume, realizava o plantão aos domingos.    

Sendo assim

Com o esvaziamento forçado que a assembleia terá neste sábado por conta dos profissionais da saúde que estarão empenhados na vacinação a possibilidade aprovação da proposta dos 18% é praticamente certa.

Mas tá bom

E olha, verdade seja dita, diante de tudo o que está acontecendo e comparando os reajustes que outras prefeituras estão dando por aí, a proposta da Prefeitura de São Carlos é considerável. Uma greve nessa altura do campeonato não seria uma boa ideia, além de correr o risco do tiro sair pela culatra.

De coração aberto

O vereador Paraná Filho abriu o seu coração e sua “caixinha da maldades” também, durante uma ótima entrevista concedida ao ativista Ivan Amaral na página da TV 5A,  mantida por Ivan no Facebook.

Falou tudo

Paraná falou de tudo aquilo que muita gente já sabe por “ouvir falar”, de quem comanda de fato a Prefeitura, o que ocorre no 5º andar e da saúde debilitada do prefeito Airton Garcia.

A caneta

A entrevista é triste, pois acabou revelando a real situação que se encontra a atual gestão Airton. Paraná deixou claro que a caneta que decide não é mais de Airton.

Os vereadores não fazem nada?

Paraná também foi questionado sobre o trabalho da Câmara Municipal, sabedora de tudo o que acontece na Prefeitura, não se mexer em nada para evitar o que acontece, principalmente em relação a saúde do prefeito. Paraná foi curto e grosso em responder. Não depende só dele, precisa de 14 vereadores.

A base

Como o prefeito tem a maioria na Câmara, dificilmente a oposição conseguiria fazer algo para juntar 14 vereadores. Bom o SINDSPAM, conseguiu levar os 21 para o Paço, vai que de repente...

Na onda

Quem entrou na onda da ótima entrevista conduzida por Ivan Amaral (que deixou muito radialista com inveja) foi o ex-secretário de Saúde Marcos Palermo. Ele fez inúmeros comentários, um deles de que ele não seria manipulado por ninguém, dando a entender que puxaram mesmo o seu tapete.

Admirador

Outro ponto interessante da entrevista foi a admiração que Paraná Filho tem pelo trabalho do vereador Djalma Nery. Por várias vezes, Paraná elogiou o parlamentar do PSOL e disse que até votaria nele para deputado, dependendo das circunstâncias de seu partido (agora o PSB).

A cobiçada cadeira

Outra revelação foi o desejo que tem em disputar a presidência da Câmara Municipal, porém disse que ainda tem dúvidas, pois estaria retomando suas atividades como advogado e ocupar a presidência poderia trazer consequências na sua profissão.

Parabéns

Enfim, parabenizamos aqui o ativista Ivan Amaral pela condução da entrevista e o vereador Paraná que respondeu tudo o que lhe foi perguntado sem enrolar. Entrevista nota 10!

Uma semana

Hoje estamos completando uma semana sem secretário municipal de Saúde. Para uma pasta tão cheia de problemas é muito tempo para ficar sem um titular.

Bom final de semana

Não só nas horas de dificuldades, mas quando não souber o que fazer, junte suas mãos e faça uma prece! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp