16/02/2022 às 15h07min - Atualizada em 16/02/2022 às 15h07min

A base vai indo bem e sob controle

A relação entre a Câmara e a Prefeitura Municipal, não está tão ruim como muita gente imaginava. Ácidas da Política

A rejeição por 16 votos a 4 da abertura de uma Comissão Processante para analisar um pedido de impeachment contra o prefeito Airton Garcia (PSL), revelou que a relação entre a Câmara e a Prefeitura Municipal, não está tão ruim como muita gente imaginava. Pelo contrário ela está ótima, os vereadores que compõe a base do governo, deram prova disso na sessão desta terça-feira.

Miau

Na sessão, muitos parlamentares que “eram” até ontem, verdadeiros “leões”, se transformaram em verdadeiros “gatinhos”. Tudo bem, que o pedido feito pelos integrantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e protocolado pelo vereador Djalma Nery (PSOL) na segunda-feira (14), tinha lá algumas irregularidades que deveriam ser ao menos investigadas.

Fraquinho

Mas nem isso despertou o interesse dos vereadores. Concordamos que afastar o prefeito era muita pretensão dos interessados, sem sustentação e força. Mesmo estando com a saúde bastante debilitada, Airton está governando a cidade ao lado das pessoas que ele confia.

Só tempo

Se ele está certo ou errado, só o tempo e o Tribunal de Contas dirá no futuro. Mas por enquanto, é forçar a barra. O único motivo justificável para um suposto afastamento, seria em decorrência da sua saúde.

Se nem ele dá bola

Mas agora se nem o prefeito e sua família estão preocupados com isso, quem somos nós, afinal, Airton foi reeleito com 48,88% dos votos válidos (54.573 votos), mesmo estando doente.

Uma coisa é certa

Os 16 votos favoráveis ao prefeito, nas entrelinhas serviu para mandar um recado ao MDB de Edson Ferraz, Roselei e Lucão: “Vai devagar com o andor pois o santo pode escorregar, cair e quebrar, pois ele é feito de barro”.

Em cena

E o vereador Paraná Filho ficou irritadíssimo com o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, pelo fato de terem protocolado no sistema da Câmara Municipal um ofício que solicitava a instauração de Comissão Processante afim de apurar infrações político-administrativas do Prefeito Municipal de São Carlos.

Em cena II

No programa Fala São Carlos na manhã de ontem, ele protestou, esclareceu alguns pontos e convocou para que todos acompanhassem a sessão que ocorreria logo mais à tarde. A impressão era de que ele iria descer o guatambu na mesa diretora.

Fora de cena

Ele chegou na sessão, chegou a falar no grande expediente e depois da reunião para acordo da pauta que durou 32 minutos, sumiu. A saída foi justificada para o presidente, mas não para quem acompanhava a sessão. Estranho!

Mulher fazendo história

No último dia 12 de fevereiro, o Diário Oficial do Município trouxe uma surpresa histórica, a nomeação de uma Guarda Municipal de carreira para um cargo de comando da corporação.

Reconhecimento

A corporação merece ser reconhecida e ter em seus cargos de comando servidores de carreira. O reconhecimento e empoderamento feminino desta vez foi certeiro.

Mas quem assume

A GM responsável por fazer história na guarda é Juliana Souza, filha do saudoso GM Dito, que com pesar nos deixou no ano de 2021. Juliana compõe a corporação há 11 anos e hoje é a primeira mulher a ocupar um posto de comando.

Parabéns também se vê por aqui!

Parabenizamos o governo municipal pela nomeação, uma mulher num cargo de comando pode significar novos ares.

Falando na GM

Tem novidade boa chegando na área da segurança pública. São Carlos recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública o sistema Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), ferramenta que permite o gerenciamento feito por meio de canais de atendimento ao cidadão e de registros de chamadas emergenciais, como o 190, 191, 192, dentre outros.

Tecnologia

O sistema oferece informações, em tempo real, de incidentes registrados e possibilita a consulta de veículos e de pessoas na base nacional, bem como o acompanhamento de imagens de câmeras de monitoramento e equipes disponíveis para atendimento de ocorrências. O sistema está implementado em órgãos de segurança pública de 09 estados e é utilizado pela Polícia Rodoviária Federal em 24 unidades da Federação.

Detalhe

Para conquistar essa importante ferramenta São Carlos conseguiu quebrar alguns protocolos. Para integrar ao Sistema é necessário que o estado seja participante, São Paulo ainda não é (motivo não sabemos).

Quais são os Estados

O Sinesp CAD, é utilizada pela Polícia Rodoviária Federal em 24 Unidades da Federação e está presente em outras instituições de emergência de nove estados brasileiros, sendo: Acre, Roraima, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará.

Mês que vem

Porém para receber esse sistema, a secretária municipal de Segurança Pública, teve de agregar na rede outras cidades e conseguiu. No próximo mês representantes de instituições de outras grandes cidades do Estado de São Paulo, se reunirão em São Carlos para serem apresentados ao Sistema. Golaço do coronel Samir Gardini.

Concurso

Só está faltando um novo concurso para a Guarda Municipal né Samir? A Guarda Civil de Rio Claro já está oferecendo 40 vagas em concurso público.

Vixe

Três professores do Cemei Maria Lúcia Marrara, na região da Santa Felícia, testaram positivo para Covid-19. Como a prefeitura não consegue contratar substitutos para atestados com menos de 30 dias, 65 alunos não terão aulas ou serão liberados mais cedo nos próximos 14 dias, o que está gerando reclamação de pais.

Fervendo

A secretária de Educação Wanda Hoffmann vive num inferno astral precedentes. E olha que na próxima sexta-feira (18), ela ainda terá de encarar uma paralisação da Rede Municipal, convocado pelo SINDSPAM.

Coronel Salles

E finalmente a turma do secretário Mariel Olmo resolveu limpar a praça Coronel Salles. Uma vergonha deixar aquele espaço na forma que estava. Falando nela, e a reforma que foi anunciada para ela, ficou apenas na placa instalada na avenida São Carlos?

Ritmo lento

Quem anda também naquele ritmo “padrão poder público” é a revitalização do camelódromo.

Ritmo rápido  

Só para ter uma ideia, a RUMO que está fazendo a duplicação na Praça Itália, redirecionou a rede de água que passava na região, colocou as vigas de sustentação para os trens passarem, abriu buraco da duplicação e não para de avançar.

Até sexta

A vida segue me garantindo que tudo passa, inclusive ela, inclusive eu. Só nos restará a saudade, as boas lembranças, as amizades e nada levaremos! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp