14/07/2021 às 14h32min - Atualizada em 14/07/2021 às 14h32min

Operação “Racha” ou “Abafa”, façam suas apostas

O clima está estranho, bem estranho em alguns andares do Paço Municipal com reflexos na Câmara Municipal. Ácidas da Política

O clima está estranho, bem estranho em alguns andares do Paço Municipal com reflexos na Câmara Municipal. Tudo isso pelo fato das incertezas que ocorrem em torno do prefeito Airton Garcia e do seu vice Edson Ferraz, que retornou aos trabalhos na segunda-feira (12), após ser acometido pela COVID-19.

Muita coisa aconteceu

Durante sua ausência, muita coisa aconteceu no Paço, principalmente no 4º e no 5º andar do prédio. Paralelo a isso, ainda tivemos o desfalque de um dos articulistas da Câmara Municipal, o vereador Lucão Fernandes, que também foi vítima da COVID-19. E lógico ainda tem a questão da saúde do prefeito Airton, cada dia mais debilitada.

Ascensão  

O que se viu neste período foram coisas no mínimo estranhas. Vimos a ascensão “ostensiva” do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires o Carneirinho e correndo por fora, nos bastidores o secretário de Planejamento Luis Antonio Panone, “ambos personagens” que não são de São Carlos. Mas isso é outra história.

Pitacos da esposa

Outra coisa que também surgiu nessa ausência toda foi o ressurgimento da esposa do prefeito Airton Garcia, a doutora Rosária Mazzini, que uns tempos para cá resolver dar pitacos na administração. Tanto é verdade que ela colocou uma pessoa de “sua” confiança ao lado do prefeito, após a exoneração “estranha” da assessora Andreia Rosa.

Mas não é só isso

Tivemos até o adversário derrotado nas últimas eleições, Netto Donato do PSDB, também se aproximando da Prefeitura. Ele se reuniu com o prefeito, trouxe o vice-governador Rodrigo Garcia para uma reunião aqui em nossa cidade na semana retrasada. Reunião essa que teve mais resultados positivos para as cidades vizinhas do que a nossa. Uma festa vai, tipo o Conexidades que gastou R$ 1 milhão em 2019 e não trouxe nenhuma vantagem para a cidade.

Mas e daí?

Oras, essa aproximação de Netto que é do PSDB tem tudo a ver com o futuro político da cidade. Como todos sabem, essa foi a última eleição de Airton Garcia e quem é o seu vice? O “ministro” Edson Ferraz que tem o poderoso MDB nas mãos, mas não tem boa sintonia com o Carneirinho e dizem que com o Panone também.

Ele é forte

Caso Edson assuma a Prefeitura ainda neste mandato (o que não é difícil devido a fragilidade da saúde do prefeito), ele chega nas próximas eleições com mais forças do que já tem. O cara “pop” da política local hoje é Edson Ferraz, ele está em todas. E aí como ficaria esse grupo que não “topa” muito Edson Ferraz nas próximas eleições?

Namoro com PSDB

E lembram o que estamos escrevendo desde o final do mês passado? De que existem boatos de que Airton Garcia poderia ir para o PSDB? Então, nos bastidores dizem que o deputado “queridinho” da Administração o Junior Bozella já estaria de olho nos tucanos, já que dentro do seu partido o PSL, as coisas não andam tão boas para seu lado.

Pode ser, mas pode não ser

Sim tudo isso que estamos escrevendo pode ser uma “grande besteira”, mas também pode não ser. Airton no PSDB não poderiam apoiar uma eventual candidatura do seu vice pelo MDB. E quem sobra? Netto Donato. Deu para entender o quebra-cabeça político que pode se formar no futuro político da cidade?

Preocupação é justa, mas...

É justa a preocupação da doutora Rosária com o seu marido, ainda mais depois das suas últimas aparições públicas em eventos que não estão deixando boas impressões, pois o prefeito quando chamado para discursar fala coisas desconexas, desencontradas e inesperadas. Mas cuidar da saúde do Airton Garcia é uma coisa, cuidar da saúda do prefeito Airton é outra. Se não dá, afasta. O que não pode é ficar essa indefinição política ainda no começo de um novo mandato.  

Morde & Assopra

Foi curioso essa semana ouvir as entrevistas dos vereadores Lucão Fernandes e Roselei Françoso, ambos do MDB, no Jornal da Manhã da Jovem Pan.

Morde

Na terça-feira Lucão disse que se as interferências “externas” na Prefeitura continuassem os partidos que são da base de Airton Garcia iriam protestar. Ele até fez críticas veladas a interferência da esposa do prefeito e falou da reunião que ocorreu no mesmo dia com as lideranças do MDB. Ele deixou claro que por causa dessas fofocas as coisas não estavam bem.

Assopra

Já no jornal desta quarta, o presidente da Câmara, Roselei Francoso foi mais cauteloso ao falar dessa reunião de última hora e até mesmo dessas interferências externas. Foi liso, liso, liso...

Panos quentes

Aí vem o João Muller e cita que a reunião do MDB serviu para debater a respeito da conjuntura da política local, além de definir os próximos passos da legenda na cidade. Sobre as informações de um possível racha no governo, João Muller disse que tudo se tratava de boataria. “Entendemos que devemos desconsiderar e continuar trabalhando pela cidade, que vamos transformar num canteiro de obras neste segundo semestre”.

O profeta

Em sua rede social ontem à noite o vereador Marquinho Amaral deixou a seguinte mensagem: “Mortes e sofrimentos. Fase que exige união e não brigas por poder político. Usar energia para o bem”. Seria uma mensagem para o Governo Airton ou ao Governo Bolsonaro?

Recurso acatado

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou o recurso impetrado pelo ex-Procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, inocentando-o da acusação de improbidade administrativa.

Recurso acatado II

Waldomiro havia sido condenado em abril deste ano, junto com o ex-prefeito Paulo Altomani e o advogado José Fernandes Mariz. Na condenação, o tribunal havia entendido que os agentes violaram os preceitos legais da inexegibilidade de licitação para a contratação do último. No entanto, o relator entendeu, após analisar o depoimento das testemunhas, que não houve a participação ativa do embargante na condução da contratação indevida, sendo que ele apenas emitiu parecer jurídico opinativo.

Ele é o cara

Quando falamos aqui que o secretário de Trânsito Coca Ferraz é supimpa, mega, blaster, etc...não falamos à toa. Na semana passada em entrevista ao portal A Cidade ON, ele disse que a obra de duplicação da Praça Itália que está projetada pela Rumo Logística, deve ficar pronto ainda este ano.

Ele é o cara II

Na entrevista Coca disse que a ideia é deixar a passagem atual para a passagem de veículos sentido bairro e construir o novo viaduto para quem vai para o centro. O dispositivo que tem uma faixa por sentido terá duas. "Isso também está adiantado, a Rumo já fez o cronograma com as secretarias, e acredito que essas ações devam começar agora, no máximo em setembro, e fiquem prontas até o final do ano”. Uma obra dessa envergadura ficar pronta em três meses, sei não...Nessa ele viajou na “janelinha do trem”.

E os semáforos

Já sobre os 13 novos semáforos que foram instalados naquela região que deveriam entrar em operação no final do ano passado e que depois passou para junho deste ano, deverá segundo Coca entrar em operação no mês que vem. Que novela...

Protesto

E na tarde desta terça-feira (13) um grupo de cerca de 20 comerciantes ligados a bares, lanchonetes e restaurantes de São Carlos, estiveram reunidos na Prefeitura com o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus para pedir que a administração pública siga o decreto do governador João Doria (PSDB) que ampliou o funcionamento do comércio até às 23 horas.

Antes seguia, agora não?

Aqui em São Carlos esses estabelecimentos estão podendo funcionar até às 19hs. Entendemos a situação já que a situação da COVID em São Carlos ainda está preocupante. Mas acontece que lá atrás a Prefeitura sempre se apoiou nas medidas que o Governo do Estado adotava e divulgava isso aos quatro cantos.

Difícil de explicar

Agora que o governador flexibilizou, eles mudaram o discurso. Sim, a Prefeitura está dentro da legalidade, queiram os comerciantes gostem ou não, mas fica difícil explicar isso agora né?

Reunião na quinta

Nesta quinta-feira (15) haverá uma nova reunião do Comité para analisar o parecer técnico da Saúde com os dados referentes ao período de restrição. “A partir dessa análise se houver a possibilidade de acompanhar a flexibilização do Plano São Paulo, nós o faremos”, declarou o secretário de Saúde, Marcos Palermo.

Até sexta-feira

A miopia da inveja e da ignorância não deixa algumas pessoas enxergarem o suor, as lágrimas e o sangue que se derrama pelo caminho pra se conquistar aquilo que você almeja. Fale conosco: [email protected]

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp