18/06/2021 às 13h32min - Atualizada em 18/06/2021 às 13h32min

Para vereador de Araraquara, “São Carlos seria um exemplo a ser seguido por controlar a pandemia sem o confinamento”

O vereador Lineu da Morada do Sol em protesto na quinta-feira citou São Carlos durante seu pronunciamento. Ácidas da Política

E a implantação de um novo lockdown na vizinha Araraquara, acabou gerando uma polêmica na área política daquela cidade. Tudo pelo fato de um vereador considerado bolsonarista, comparar a Morada do Sol com São Carlos.

O Lineu deles

O vereador Lineu WL (Podemos), lá de Araraquara participou nesta quinta-feira (17) de um protesto que reuniu cerca de 50 pessoas em frente a Prefeitura Municipal daquela cidade. O Lineu de Araraquara dirigiu adjetivos pouco elogiosos ao prefeito Edinho Silva (PT) e citou São Carlos durante seu pronunciamento.

Culpa do prefeito (de lá)

"Esse lockdown que está sendo implementado é culpa única e exclusivamente dele (Edinho), de mais ninguém. Incompetente. Temos um exemplo a 40 quilômetros daqui, São Carlos, com 30 mil habitantes a mais e não fizeram essa barbaridade, essa coisa sem nexo e sem base técnica para declarar".

Quer mídia

Para o Lineu da Morada do Sol, São Carlos seria um exemplo a ser seguido por controlar a pandemia sem o confinamento. "É politicagem. Ele está plantando na mídia nacional porque foi secretário de Comunicação notícias fakes dizendo que Araraquara é exemplo", disse o parlamentar.

Esdrúxulas

O Portal A Cidade ON, repercutiu a manifestação do vereador e ouviu o cientista político Bruno Silva, que disse que as comparações entre as duas cidades são "esdrúxulas", uma vez que cada localidade usou de diferentes estratégias no combate à pandemia de Covid-19.

Esdrúxulas II

"Na verdade, São Carlos teve uma baita confusão. É hospital de campanha que não saiu do papel, recentemente, o secretário de Saúde foi convocado para prestar esclarecimentos no âmbito de uma comissão de investigação por conta de desmandos e de falta de articulação política na condução da pandemia. Em Araraquara, a despeito das críticas e pressões oposicionistas, essas medidas vêm sendo adotadas e se tornaram até mesmo referência nacional no combate a pandemia", afirmou Bruno. Segundo o cientista político, a situação da epidemia de São Carlos é mais grave do que em Araraquara, usando como comparativo a taxa de positivados.

Não concorda

Tendo em vista a atual situação de São Carlos, o cientista político classifica como "absurda" que a cidade tenha se tornado referência no combate à Covid. "Um grande absurdo que São Carlos tenha virado referência para aqueles que insistem em negar aspectos fundamentais da pandemia e seus desafios", afirmou.

Enquanto isso aqui

Por aqui seguimos com aquelas medidas “mordem e assopram”. Redução no horário de atendimento presencial de forma gradativa no setor de serviços e realização de barreiras educativas com orientações epidemiológicas nas entradas da cidade de forma alternada.

Enquanto isso aqui II

A redução no horário de atendimento presencial nos mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante, lojas de conveniência) passaria para às 20h a partir da próxima segunda-feira. A capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados é de 40%, podendo diminuir gradativamente. Após as 20h esse segmento somente poderá atender os clientes pelo sistema delivery ou drive-thru. O toque de recolher passa das 20h às 05h.

Enquanto isso aqui III

As academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, parques e clubes também poderão funcionar somente até às 20h de acordo com a deliberação do Comitê. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.

Invasão

Com certeza na próxima semana teremos uma invasão de Araraquarenses em nossos supermercados e estabelecimentos comerciais.

Números

São Carlos contabiliza até esta quinta-feira (17) 21.427 casos positivos para COVID-19, com 404 óbitos confirmados. A Prefeitura também já realizou 47.483 testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde, sendo que 33.091 tiveram resultado negativo para COVID-19 e 14.179 apresentaram resultado positivo. Cerca de 120 mil pessoas já receberam ao menos a primeira dose da vacina.

Estudo

Em Maio a segunda etapa de um estudo feito pelo desenvolvido no NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo que conta com a participação de professores da USP, UFSCAR e FATEC, além de outros profissionais, mostra que São Carlos continuava com a menor taxa de mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes entre os municípios paulistas com mais de 250 mil habitantes.

E o SAAE

O SAAE reabriu o Pregão eletrônico para contratação de empresa para execução de serviços de reparos de vazamentos de água em redes de distribuição e/ou ramais em São Carlos. A abertura das propostas será no dia 28 de junho. Está difícil o SAAE concluir esse processo, vamos ver se agora vai.

Querem trabalhar

Falando em SAAE, chegou ao nosso conhecimento que o pessoal que ainda está trabalhando (tem muitos profissionais afastados por causa da pandemia), querem trabalhar mais que as cinco horas atuais. Essa carga horária não tá dando para fazer quase nada.  

Querem trabalhar II

Cinco horas é pouco para um deslocamento de equipe pelos quatro cantos da cidade. As consequencias disso são os aumentos expressivos de vazamentos. Acontece que o SAAE está tentando autorização da Prefeitura Municipal, para libera esses servidores para trabalharem 8 horas.  

Querem trabalhar III

Mas o pedido feito através de oficio está travado (ou engavetado?) em alguma mesa do quarto ou quinto andar do Paço Municipal. Enquanto isso a população continua sofrendo com a falta de água e vazamentos...

Triste realidade

O vereador Gustavo Pozzi acompanhou a vacinação contra a Covid-19 nos postos de vacinação no estádio do Luisão e na Escola Carmine Bota, deparando com a intensa fila de pessoas em ambos locais, na busca pela vacina por imunização da Covid-19.

Triste realidade II

O vereador percebeu que, nos pontos de atendimento, havia poucos recursos humanos e os profissionais que estavam atendendo a grande demanda trabalhavam no limite humano, não tendo tempo nem para as suas necessidades fisiológicas e nem para almoçar, devido as intensas filas de pessoas para serem vacinadas. Esse pessoal da saúde já está sobrecarregado a bastante tempo. Chega a ser cruel a situação atual desses profissionais.

Escalonado

Para o vereador deveria ser liberada as faixas etárias de dois em dois anos, 56 e 54 anos, posteriormente 53 e 52 e assim por diante, como anteriormente foi feito, 56 e 57 anos, de forma a garantir para toda população que for buscar a vacina, que sejam vacinados, e também, garantindo aos profissionais de saúde melhores condições de trabalho.

Faltou planejamento

 “Infelizmente a cidade não estava preparada para atender esse grande número de pessoas na manhã de hoje, faltou planejamento por parte da prefeitura”, disse o vereador.

Bom final de semana

Só não vê anjos, aquele que não presta atenção nas pessoas que Deus coloca na sua vida. Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp