28/05/2021 às 13h32min - Atualizada em 28/05/2021 às 13h32min

Ele sabe de quase tudo, mas não apita nada

Nesta quinta-feira o secretário Marcos Palermo prestou depoimento aos membros da CPI da Saúde por quase oito horas Ácidas da Política

O depoimento de quase oito horas do secretário de Saúde Marcos Palermo para os membros da CPI da Saúde, serviu neste primeiro momento para mostrar uma coisa. Ele sabe de quase tudo que se passa na área de saúde no munícipio, mas não apita nada, só apaga incêndios. E veja bem, isso acontece não por culpa dele não, mas sim por culpa do “Sistema Político” que o cerca.

Ele é limitado

Todo mundo sabe das limitações de Marcos frente à pasta, ele nunca escondeu isso de ninguém, afinal ele não tem nenhuma formação na área de saúde que o qualifique para tal cargo, mas como em política tudo é possível, ele não é um caso diferente dos inúmeros que ocorrem no Brasil.

Mas é esforçado

Porém ninguém pode negar que Marcos é esforçado, dedicado e se entrega de corpo e alma na função (talvez esse seja o seu principal problema, ele sempre foi assim). E isso ficou claro no depoimento.

Não fugiu da raia

O secretário não fugiu de nenhuma pergunta, claro, ele deu muitas respostas evasivas, mas não fugiu da raia. O relator da CPI, vereador Elton Carvalho por ser da área da Saúde não poupou o secretário.

Não sou eu que decido

O não apitar nada de Palermo já surgiu nas respostas que ele deu sobre a utilização do ginásio Milton Olaio Filho. Primeiro era para ser um Hospital de Campanha, depois se transformou em Centro de Triagem. Pelas respostas a impressão deixada é que ele era “apenas” um ator coadjuvante na decisão. Tudo era decidido por comissões disso, daquilo, junta disso, junta daquilo e por aí vai.

Mas eu seu sei de quase tudo

Mas Palermo sabe de tudo quando se trata de números. O secretário revelou que foram gastos até agora R$ 2,5 milhões no Centro de Triagem. Nesse valor estão os gastos com estrutura, recursos humanos, equipamentos e medicamentos. Questionado sobre o valor, ele mandou bem: "A questão não é valer, a vida não tem preço".

Não sou eu que de decido

Sobre a vacinação em São Carlos, ele voltou a demonstrar que sabia de quase tudo, mas que não apitava nada. Tudo era decidido pelo Vigilância Epidemiológica Municipal que seguia à risca o Plano Nacional de Imunização. Sobre as irregularidades reveladas pela imprensa sobre os “furas filas” ele se limitou a dizer inúmeras vezes que tudo já estava sendo investigado pelo Ministério Público.

Não sou eu que de decido II

"O promotor Sérgio Piovezan semanalmente pede relatório para investigação. Tem processo aberto para isso. Não podemos citar esses casos como fura-fila porque precisa ser apurado. Pseudo-fura-fila. Se houve divergência, falha, deixo para o Ministério Público apurar", disse Palermo na CPI em relação as vacinas.

Outros temas

O secretário também falou sobre lockdown regional, situação das UPAs, protocolos de atendimentos, cobertores para pacientes entre outros assuntos. Sim, ele respondeu a tudo, mas quando a “porca torcia o rabo”, ele, ou falava de decisões feitas em conjunto (comissões disso, daquilo, junta disso, junta daquilo...) ou então pedia para que os vereadores encaminhassem o questionamento por escrito para ele responder posteriormente.

Briguinha pessoal

No final o presidente da CPI Marquinho Amaral, fez questionamentos sobre a “briga virtual” que ambos tiveram pelas redes sociais e áudios com acusações pelo whatsapp. Palermo como sempre faz quando se sente acuado, pediu desculpas e disse que tudo ocorreu em um momento de nervosismo.

Conclusão

Bom depois dessas quase oito horas chega-se à conclusão que o “poder” de Marcos Palermo na pasta é bastante limitado e que decisões importantes não são tomadas por ele. Vamos aguardar o desenrolar dessa investigação.

Por fim

Na rede social o presidente da CPI disse que o depoimento foi bem esclarecedor, mas alguns pontos não foram esclarecidos, “ainda”. “Foi uma reunião muito produtiva e de alto nível. Diversas questões foram esclarecidas, outras serão debatidas em futuras ocasiões (o secretário será convidado novamente para depor no futuro).  O trabalho está apenas começando. Seguiremos focados com menos conversa e mais ação”, escreveu Amaral.

PROHAB

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público contra Júlio Cesar Alves Ferreira (ex-presidente) e Nivaldo Sebastião Martins (ex-diretor financeiro), por supostas irregularidades na gestão da Progresso e Habitação São Carlos (PROHAB), tramite em segredo de justiça.

PROHAB II

A Justiça argumenta que o segredo de justiça tem amparo na quebra do sigilo bancário, já determinada em primeiro grau, em razão da necessidade de resguardo dos dados bancários. “Os motivos apontados justificam a limitação de acesso ao processo, conforme art.189, incs.I e III, do Código de Processo Civil”, argumenta. Então tá né...

Terra de ninguém

O vereador Gustavo Pozzi voltou a criticar a administração Airton Garcia. Na sessão da terça-feira ele cobrou uma fiscalização mais eficiente em relação aos motoristas de aplicativos. O parlamentar disse que os motoristas de São Carlos que vão trabalhar em Araraquara são multados, mas o contrário não acontece por aqui. "A cidade de São Carlos não vem fazendo as devidas fiscalizações e virou terra de ninguém". 

SAMU na UTI

Essa semana foi divulgado que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos está na "UTI". A situação das viaturas da unidade é desesperadora. O serviço vem sofrendo com a defasagem em sua frota, devido à falta de manutenções preventivas nos veículos de urgência e emergência.

SAMU na UTI II

Na última terça-feira São Carlos estava com quatro Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado totalmente improvisada, o que é insuficiente para atender uma cidade com 250 mil habitantes.

SAMU na UTI III

Um condutor de viatura do SAMU escreveu o seguinte na rede social: “Como condutor do samu, trabalho com uma viatura com problemas, mas infelizmente não pude parar, pois baixaram duas e não teria como deixar a cidade desguarnecida, e o maior problema, na real, é que as oficinas não tem a estrutura pra dar manutenção nesses carros, as Sprinters...Logo a viatura precisa voltar a oficina com um espaço menor de tempo!!!Esses carros precisam de manutenção em concessionária, esse é o ponto!! Salve-se quem puder.

Orações

O vice-prefeito Edson Ferraz precisou ser intubado nesta sexta-feira na UTI da Unimed São Carlos onde está internado por causa da COVID-19. Segundo a equipe médica, a medida foi necessária como precaução, uma vez que os pulmões nesta fase da doença são afetados. O estado de saúde do vice prefeito é estável, sua condição física é considerada boa. Estamos em orações pelo ministro.

Orações II

Nosso amigo Antonio Carlos Tucura da Rádio São Carlos AM é outro companheiro que está internado em estado grave na UTI da Santa Casa por causa da COVID. Tucurinha, você vai sair dessa. Estamos orando.

Bom final de semana

"A questão não é valer, a vida não tem preço". Marcos Palermo durante depoimento na CPI da Saúde. Fale conosco: [email protected]

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp