19/02/2021 às 11h02min - Atualizada em 19/02/2021 às 11h02min

Pra quê colocar mais lenha nesta fogueira

Uma notícia divulgada pela Procuradoria Geral do Município não ajudou muito para acalmar os servidores Ácidas da Política

A notícia que foi divulgada pela Procuradoria Geral do Município (PGM), informando que o município vai entrar com recurso pedindo a nulidade do julgamento ocorrido no último dia 10 de fevereiro no qual o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspende o pagamento do 14º salário, prêmio assiduidade e salário esposa, benefícios pagos pela Prefeitura de São Carlos aos servidores públicos municipais da administração direta e indireta, tinha tudo para ser um alívio provisório para a categoria. 

Tinha, mas não foi 

Sim, tinha tudo para ser, mas não foi, pelo contrário, serviu para colocar mais lenha nesta fogueira que já está saindo do controle. A notícia seguia bem o seu roteiro, até chegar no final e criticar de forma indireta o sindicato dos servidores (SINDSPAM). 

Mexer no bolso não 

Ninguém gosta que mexam no seu bolso, ainda mais para tirar dinheiro e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), está justamente fazendo isso. Mexendo no bolso dos cerca de 5 mil servidores de São Carlos. 

Quem faz parte da ação? 

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi contra a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal e teve uma decisão monocrática. Portanto o SINDSPAM não teve participação neste processo. 

Esclarecendo 

Após a bomba explodir, o SINDSPAM que representa os servidores, tentou de todas as formas explicar para a categoria o que aconteceu e o que poderia ser tentado para reverter o quadro. Fez Live no Facebook, reportagens, muita conversa na base e sempre deixando claro que a culpa por tudo o que está ocorrendo não era da Prefeitura, da Câmara ou do Sindicato.  

Câmara fez o mesmo 

O mesmo fez o presidente da Câmara Municipal Roselei Françoso e alguns dos seus pares, como o vereador Lucão Fernandes. O Poder Legislativo e o sindicato estão quebrando a cabeça para tentar suprir esse desfalque financeiro no bolso do servidor. 

Mas aí vem a PGM... 

Mas aí vem a Procuradoria e cita em sua matéria que o SINDSPAM foi comunicado da ação em dezembro de 2020 e que o Departamento Jurídico do Sindicato não se manifestou. 

Recesso 

Oras, como não se manifestou? Logo após a comunicação ao sindicato da ação que foi protocolada em outubro do ano passado, cuja defesa da Prefeitura foi protocolada em 25 de novembro de 2020, o Judiciário entrou em recesso no dia 20 de dezembro e só voltou no final do mês passado. A Câmara Municipal, parte da ação, só foi intimada no último dia 12 de fevereiro. 

Mas qual o motivo então? 

Mas não iremos entrar no mérito dos trâmites jurídicos deste caso. A pergunta é: Por qual motivo a Procuradoria Geral do Município, na matéria fez questão de frisar o SINDSPAM com direito a divulgação do ofício da Prefeitura ao sindicato e tudo mais? 

Bronca? 

Cabe ressaltar que recentemente o SINDSPAM através do seu Departamento Jurídico deu duas “tungadas” no Jurídico da Prefeitura nas ações dos professores da Rede. Seria esse o motivo da “bronca” da PGM com o SINDSPAM? Ou seria falta de experiência? 

E agora quem segura à massa 

Bom, não sabemos. O que sabemos é que os servidores estão bravos, muito bravos, em especial o pessoal da Saúde que já viu outros benefícios sair dos seus holerites (Prêmio SUS, por exemplo). E o que é pior. Tiraram a grana que geralmente é utilizada para pagar impostos como IPTU e IPVA sem um prévio aviso sequer. 

E agora quem segura à massa II 

Quer mais, com essa reportagem que foi distribuída para toda a imprensa o servidor fica numa sinuca de bico. Pois ele não sabe mais em quem confiar. Na Justiça, na Prefeitura? na Câmara ou no SINDSPAM? Chamem o Bombeiros pois esta fogueira vai queimar e muito... 

Mas tem novidade por aí 

A coluna apurou que ainda hoje os vereadores da Comissão da Saúde, presidida por Lucão Fernandes, estarão propondo um Projeto de Lei criando o "Prêmio de Desempenho Individual - PDI". Uma reunião foi realizada ontem de manhã entre os vereadores e representantes do SINDSPAM para tratar de detalhes. 

Como funciona 

Este PDI seria pago no mês de aniversário do servidor na conformidade do resultado obtido em Processo de Avaliação de Desempenho Individual, levando-se em consideração a atuação pessoal do servidor no desempenho de suas atividades. Mas tudo ainda está sendo discutido. 

Vizinho 

Nossa vizinha Descalvado já paga esse PDI desde 2018. 

Praça Itália 

Está ficando legal as intervenções que a Secretaria de Trânsito vem fazendo na região da Praça Itália. Se vai funcionar só Deus sabe, vamos ter de esperar. 

Praça Itália II 

Mais tem uma coisa que deixa a coluna intrigada. Por que estão sendo feitas tantas intervenções se a concessionária RUMO apresentou no começo deste mês um projeto de implantação da passagem de nível inferior do pontilhão Praça Itália. 

Praça Itália 

Com previsão de início para o próximo semestre, o projeto apresentado pela RUMO prevê manter a passagem existente com a implantação de outra passagem ao lado, permitindo a duplicação das 4 vias de tráfego e faixas para pedestre. Sendo assim, alguma coisa no mínimo será mudada naquela região para a implantação deste projeto. 

Resumindo 

Na nossa modesta opinião está sendo jogado dinheiro fora. Para quem esperou décadas por uma intervenção na Praça Itália, poderia esperar mais alguns meses e fazer um projeto de sinalização e de trânsito, não é mesmo Coca- Ferraz? 

Aplicativos 

Desde quinta-feira (18), a Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Carlos (SP) inicia o cadastramento inicial de motoristas de aplicativo para alvarás provisórios. A medida vai facilitar a atuação da categoria no município. A alteração do decreto foi publicada no Diário Oficial. Segundo o secretário da SMTT, Coca Ferraz, os motoristas que já estejam atuando terão seu cadastramento renovado automaticamente. 

Barato 

É divertido ver o vereador Sérgio Rocha (PTB), defendendo o presidente Jair Bolsonaro na Tribuna da Câmara. 

Amadureceu? 

É impressão nossa, mas o vereador engraçadinho, Moisés Lazarine parece que está um pouco menos afoito. Será que as urnas deram uma lição no menino? Até na última sessão ao fazer críticas a um projeto da vereadora Raquel Auxiliadora, ele a fez normal. 

Sem resposta 

Lembra do requerimento de autoria do vereador Elton Carvalho, que pediu informações sobre o contrato entre Prefeitura Municipal de São Carlos e o antigo Apart Hotel San Siro para hospedar profissionais de saúde que atuam na frente de prevenção e combate à COVID-19? 

Sem resposta II 

Pois bem, segundo informações da coluna, até semana passada o mesmo ainda não havia sido respondido. E olha que na primeira sessão da Câmara deste ano, foi aprovado a não prorrogação do prazo. Cabe lembrar que esse requerimento foi enviado para a Prefeitura em outubro do ano passado. 

Baita ritmo 

Estamos gostando do ritmo de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos da cidade. A pasta liderada pelo Mariel Olmo está com frentes de trabalho nos quatro cantos da cidade. 

Baita ritmo II 

Neste período de chuvas fortes e consequentemente seus estragos, o pessoal está trabalhando bastante com respostas imediatas. Parabéns ao Mariel a nova energia que deu no setor. 

E o calçadão 

A revitalização do Calçadão da General já dá mostras que o serviço não foi assim “tão bem feito”. Já é possível encontrar vários pontos com falhas no piso. E olha que nem estamos falando do trecho perto da Episcopal que foi destruída com as chuvas de novembro. Pertinho da avenida o tal piso já está danificado. Neste ritmo não chega às festas de natal deste ano. 

E a praça 

As obras de revitalização da Praça Coronel Salles estão a passos de tartaruga. Praticamente nada foi feito ainda. A obra iniciada em agosto de 2020 tem como prazo para ser concluída em agosto deste ano. Se não fizeram nada em seis meses, acredito que esta obra será mais uma daquelas que irão empurrar com a barriga. 

Difícil entender 

Tem hora que o povo é engraçado. Quando o vereador não fiscaliza, dizem que ele não presta, é malandro, que é isso e aquilo. Quando quer investigar dizem que ele quer derrubar secretário, que ele não foi atendido nisso ou naquilo. Afinal o que a população quer? Nos últimos tempos está difícil entender. 

CPI 

Nesta quinta-feira ocorreu a primeira reunião no plenário da Câmara, com os membros da CPI da Saúde. O vereador Marquinho Amaral (presidente da CPI) comunicou que na próxima semana será agendada uma entrevista coletiva à imprensa para apresentar detalhes da metodologia de trabalho e o rito a ser obedecido pela comissão. 

Bons olhos 

Em entrevista ao Jornal Primeira Página afirmou ver com bons olhos a CPI da Saúde. “A comissão mostra a importância do Poder Legislativo na fiscalização de verbas públicas. Nós respeitamos os vereadores sempre parceiros da saúde”. 

De novo Palermo? 

Mas na prática não é bem isso que Palermo acha, pelo menos é a impressão que deixou ao vazar um áudio dele com o vereador Marquinho Amaral nas redes sociais. De novo Palermo, o senhor recorre a essa forma sorrateira de atacar quem se opõe ao seu trabalho? 

Soletrando 

Quando será que os vereadores irão pronunciar de forma correta o nome do vereador Bruno Zancheta? Cada hora eles falam de um jeito, nem nós da coluna sabemos qual é o correto. Brunão convoca uma sessão extraordinária para explicar para os seus pares como se pronuncia Z-A-N-C-H-ET-A. 

Iluminação 

E nesta semana, São Carlos começou a substituir as antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, gerando uma redução em 60% no consumo de energia, e aproximadamente uma economia de R$ 2 milhões para o município. Uma empresa terceirizada pela CPFL é quem está realizando a modernização da iluminação pública sem custos para o município. Dentro de 6 meses 1/3 da cidade contará com essa nova tecnologia. 

Puxa sacooooo 

Está cada dia mais difícil ouvir os comentários do senhor Alexandre Garcia no Jornal da POP FM. A idade já pesa bastante. Lógico que tem outras coisas que pesam, mas isso deixa para outro momento. 

De novo ela 

Nesta quinta-feira (18), funcionários da empresa terceirizada SM Service System (de novo ela) que possui escritório em Sorocaba (SP) e presta serviços à prefeitura de São Carlos, estiveram reunidos com o vice-prefeito Edson Ferraz para buscar uma solução ao problema de atrasos salariais por parte da empresa. 

De novo ela II 

Na reunião, Ferraz se comprometeu a chamar o proprietário da empresa para cobrar que esses atrasos não aconteçam a partir do mês que vem. De acordo com o Secretário Municipal de Fazenda, Mario Antunes, que também participou da reunião, a Prefeitura repassa cerca de R$ 500 mil mensais à empresa, com os pagamentos em dia. 

Agora vai 

Se o Ferraz entrou no jogo agora a situação será resolvida. O ex-primeiro ministro e agora vice-prefeito, honra com seus compromissos e vai atrás. Porém como não é a primeira vez que essa empresa dá esse tipo de “novidade”, vamos esperar o mês que vem. 

Bom final de semana 

Pra se ter um bom dia é preciso saber agradecer a quem te permitiu amanhecer! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp