05/02/2021 às 13h32min - Atualizada em 05/02/2021 às 13h32min

É muito blá, blá, blá e pouco blé, blé, blé

Na coluna passada acabamos embarcando nos pronunciamentos de alguns vereadores que usaram a Tribuna da Câmara Ácidas da Política

E na coluna passada acabamos embarcando nos pronunciamentos de alguns vereadores que usaram a Tribuna da Câmara na última terça-feira (02), para criticarem o governador João Doria em relação a não liberação dos cerca de R$ 11 milhões prometidos em novembro do ano passado, para realização de obras de combates as enchentes. O vereador Sérgio Rocha (PTB) chegou a chamar o governador de canalha e mentiroso. 

Apagando o fogo 

O bombeiro do governador, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, veio a público para esclarecer o que estava acontecendo. E pelo que ele declarou e pelo o que a prefeitura divulgou os vereadores que criticaram o governador, fizeram o desfavor para a cidade. Pelo menos em relação a este recurso. 

Trâmites normais 

As tratativas para a liberação do dinheiro esta seguindo os seus trâmites normais e até dentro dos prazos, afinal a promessa foi no final de novembro do ano passado, tivemos as festas de final de ano onde todo mundo para e estamos no começo de fevereiro. 

Trâmites normais II 

Sim, concordamos que o processo é bastante burocrático, mas sempre foi e sempre será assim. Vinholi por sua vez disse que o governo do Estado recebia a notícia que o povo por aqui estava bravo para a liberação do dinheiro. 

16 de dezembro 

Ele disse que ficou acertado que o município deveria encaminhar documentos, projetos e informações adicionais e oficiais para o Governo. E isso foi feito pela Prefeitura Municipal no dia 16 de dezembro do ano passado. 

O email do Estado 

Ocorreu que a Subsecretaria de Convênios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, encaminhou em 28 de janeiro um email para a Prefeitura de São Carlos, solicitando o envio do que está em haver para que seja, enfim, possível a formalização do convênio. 

PDF 

Esse email assinado pelo coordenador da pasta, Jesse James Latance, no qual em nome da Subsecretária de Convênios, Ivani Vicentini, solicitava a atualização da documentação para formalização futura do convênio referente as obras contra enchentes. A mensagem também alertava para que esses documentos fossem enviados separadamente no formato de arquivo em PDF. E o prazo estipulado foi até o dia 8 de fevereiro. 

Foi entregue sim 

Portanto prezados internautas tanto a Prefeitura Municipal quanto o Governo do Estado, estão dentro dos prazos, ou não concordam? O ofício da Prefeitura protocolado na Secretaria de Desenvolvimento Regional em dezembro do ano passado, comprova que os projetos foram entregues. 

Portanto nobres 

Por isso, orientamos aos nobres vereadores um pouco de cautela em seus pronunciamentos, pois hoje com a internet as notícias “voam” em tempo real e as vezes podem causar um certo embaraço, como o desta semana. 

Secretaria vazia  

O vereador Bruno Zancheta que compõe a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, esteve reunido com a Secretaria Municipal da Mobilidade Reduzida, Amariluz Garcia Ferreira, para conhecer o trabalho que é realizado pela pasta. 

Secretaria vazia  II 

Pasmem leitores, esta secretaria funciona com apenas cinco colaboradores. Como pode uma secretaria existir com apenas essa quantidade de funcionários? O que dá para fazer? Absolutamente nada, por isso que nunca fez. 

Cumprindo tabela 

O prefeito Airton Garcia precisa dar um jeito em algumas destas secretarias que existem apenas “para cumprir tabela” e lógico ser ocupado por cargos de confiança. Não que a pasta não seja importante, muito pelo contrário. Mas que ela poderia estar atrelada a outra secretaria, poderia não? A economia seria enorme. 

Pedido 

Bom, mas voltando na visita, o vereador elaborou requerimento solicitando a cessão de três servidores para prestarem serviços junto a referida Secretaria, sendo um Assistente Administrativo, um Assistente Social e um Interprete de Libras. 

Culpa do fornecedor 

As novas placas de trânsito que estão sendo instaladas na cidade, a exemplo dos caixões pretos do Coca (semáforos), simplesmente já apresentam problemas. Elas desbotam rápido e os postinhos de ferro, já apresentam problemas com oxidação. 

Culpa do fornecedor II 

Lógico que quando for perguntarem ao super Coca Ferraz o que está ocorrendo, ele vai vir com aquela desculpa esfarrapara de que a culpa é da empresa que ganhou a licitação. Que ofereceu um preço abaixo do previsto no edital e por essa razão está fornecendo material de qualidade inferior. Pelo menos foi isso que ele disse na rádio POP essa semana, quando tentou explicar os defeitos nos semáforos. 

Ninguém fiscaliza? 

Pelas palavras do super Coca, entendemos que ninguém fiscaliza nada dentro do seu departamento em relação aos materiais que são adquiridos. Será que algum vereador já se atentou para isso? 

Alerta vermelho 

Nesta quinta-feira (4), havia apenas um leito de UTI / SUS em São Carlos disponível para tratar pacientes com Covid-19. Em apenas uma semana, o município registrou 10 mortes e é a quarta cidade do Estado de São Paulo com o maior crescimento de óbitos causados pela Covid nos últimos sete dias. O aumento é de 10,8% na última semana. 

Alerta vermelho II 

O médico epidemiologista e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, classifica a situação da pandemia no município como extremamente preocupante. "Nunca tivemos em São Carlos uma taxa de ocupação hospitalar tão alta, um número de mortes tão alto e um crescimento tão acelerado da epidemia. E não é só São Carlos, a região está passando por isso. Precisamos levar a situação um pouco mais a sério", explicou. 

Afastamentos na saúde 

Números divulgados pela Unimed, Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Santa Casa, incluindo a Maternidade, apontam que de março do ano passado a janeiro deste ano, foram registrados 930 casos de licença médica, entre os seus colaboradores. 

Fase Vermelha 

O coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavirus, Mateus de Aquino, durante a reunião entre os prefeitos Airton Garcia e Edinho Silva ontem, foi questionado sobre a próxima atualização do Plano SP que acontece hoje. Ele acredita na integralidade da fase vermelha para a região. 

Fase Vermelha II 

Durante a reunião entre os prefeitos Airton Garcia e Edinho Silva ontem, o coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavirus, Mateus de Aquino foi questionado sobre a próxima atualização do Plano SP que acontece nesta sexta-feira (5) e acredita na integralidade da fase vermelha para a região. 

Fase vermelha III 

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. 

Guerreiro 

O ex-vereador Leandro Guerreiro, depois que deixou a Câmara deu uma sumida da rede social. Mas ele está de volta e com o seu estilo provocador está perguntando aos seus seguidores se eles querem o Guerreiro de volta cobrando o poder público e denunciando o mau uso do dinheiro público, ou se ele pode continuar cuidando apenas das suas coisas. E completa: “Se os vereadores estiverem dando conta, eu não precisarei voltar com ações em defesa do povo”. E aí o que vocês acham? 

Bom final de semana 

Nossa região vai para a fase vermelha não porque está pior que outras que ficarão na laranja, mas porque tem poucos leitos de UTI. As prefeituras não se prepararam, sentaram nos números e esperaram a coisa explodir em vez de buscar mais vagas, de se prepararem. Temos menos leitos de UTI que o Vale do Ribeira, que o Noroeste. Sintomas de uma região que não tem representatividade política, que a maioria dos prefeitos é de mentalidade ultrapassada e que competência e qualificação são aspectos secundários na escolha dos cargos de confiança.(Henrique "Cebola" de André - Comentarista Político). Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp