27/01/2021 às 15h09min - Atualizada em 27/01/2021 às 15h09min

O requerimento que ainda não foi respondido, mostra que Airton terá dias difíceis pela frente

Vereador quer informações sobre locação do prédio de um Apart Hotel alugado para servir de alojamento para servidores que atuam na linha de frente do coronavírus Ácidas da Política

Arquivo

Na primeira sessão da Câmara Municipal com sua nova composição, um assunto velho veio à tona e mostrou, pelo menos neste primeiro momento, que as coisas nesta nova administração do prefeito Airton Garcia, não serão tão fáceis como foi o primeiro mandato.

O requerimento

A começar pela discussão que girou em torno do o Requerimento de autoria do vereador Elton Carvalho, que pediu informações sobre o contrato entre Prefeitura Municipal de São Carlos e o antigo Apart Hotel San Siro para hospedar profissionais de saúde que atuam na frente de prevenção e combate à COVID-19.

Outubro do ano passado

O requerimento apreciado no plenário da Câmara em outubro do ano passado, ainda não foi respondido e por esse motivo a Prefeitura Municipal, solicitou um prazo de mais 15 dias para a resposta.

Não aceito, eles também não

O vereador Elton não aceitou o pedido e convenceu os demais vereadores a vetar o pedido de prorrogação do prazo para as respostas. Apenas seis vereadores foram favoráveis a tal prorrogação.

Demonstração

Mas a questão aí é que este simples requerimento de prorrogação, pode ser o indício de que as coisas não serão tão fáceis para o prefeito. Mas vamos comentar aqui um pouco sobre o conteúdo desse ofício.

Mas o que está pegando?

O vereador Elton no dia 19 de outubro de 2020, no período diurno, foi até o prédio localizado na rua 28 de setembro para verificar o uso do mesmo e logo de cara não encontrou ninguém para recepcionar o parlamentar e sua equipe. Lógico que é estranho, por se tratar de um local destinado ao trânsito temporário de profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da COVID, era de esperar ao menos um porteiro.

Cadê a terceirizada?

Ocorre que o vereador tinha a informação de que uma empresa de serviços tinha um contrato com valores acima de R$ 37 mil/mês, contemplando contratação de segurança, controlador de acesso e afins, por um prazo de três meses para este local. Outra informação obtida pelo vereador é que no local não havia registro de hóspedes e ocupação e que, dos 18 quartos contratados, poucos eram utilizados e com baixa frequência.

Não estão mais usando?

Outra informação foi que na época da fiscalização do vereador, ele apurou que a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, não fazia mais uso do hotel para alocar nenhum de seus profissionais.

10 questionamentos e pedidos

Pois bem, por esse motivo o vereador elaborou o requerimento com 10 pedidos e questionamentos, entre eles a cópia integral do contrato firmado entre Prefeitura e o hotel San Siro, cópia das notas fiscais dos pagamentos relacionados a empresa supracitada desde o início do contrato celebrado até o presente momento e de autorizações de fornecimento a serem pagas nos próximos dias/semanas/meses.

 10 questionamentos e pedidos II

Informações em relações a quantos quartos foram reservados para servidores e qual o valor total do contrato firmado, se existe controle da taxa de ocupação dos quartos, qual o valor total contratado junto a empresa de serviços que deveria estar prestando atendimento no hotel, quantos profissionais foram solicitados e por qual prazo e por qual motivo não haviam profissionais da empresa no momento da visita realizada pelo vereador. Outros questionamentos são sobre quantos profissionais fizeram uso do espaço para se hospedarem, especialização e por quantos dias se hospedaram entre outros itens.

A coluna pediu e não teve resposta

Bom cabe ressaltar aqui que em agosto do ano passado, a coluna Ácidas da Política também fez alguns questionamentos para a Prefeitura sobre a utilização do referido hotel. Até hoje não obtivemos respostas. Segundo levantamento no portal do Tribunal de Contas, já foram pagos para o hotel, quase R$ 60 mil de aluguel.

72 horas

Enfim, para encerrar esse assunto, o vereador Elton e a maioria dos seus pares, acha que a Prefeitura teve tempo de sobra para responder ao requerimento, se não o fez ou é porque as informações estão perdidas ou não existem. Agora a Prefeitura tem 72 horas para responder. Vamos acompanhar.

Horas extras no SAAE

Durante a sessão o vereador Gustavo Pozzi, trouxeà tona o conteúdo de um requerimento que fez ao SAAE, questionando o pagamento de horas extras para os servidores daquela autarquia. No passado, segundo o vereador, o SAAE gastou de janeiro a novembro, cerca de R$ 500 mil de horas extras.

R$ 7mil????

Ele ainda citou um caso ocorrido no mês de janeiro onde um funcionário só neste mês recebeu mais de R$7 mil reais em horas extras. Uma outra pessoa com a mesma função que esse “sortudo” recebeu um pouco mais de R$700 reais em horas extras. “praticamente um recebeu mais de R$7 mil e o outro pouco mais de R$700 reais, é 10% do que o outro recebeu”, salientou o parlamentar na Tribuna da Câmara.

R$ 2 milhões

 Falando em hora extra, a Prefeitura Municipal gastou no período de maio a dezembro do ano passado R$2.130.060,30, que correspondem a 58.141 horas extras. Os setores da Saúde e Guarda Municipal foram onde mais se pagou horas extras aos seus servidores.

Boa notícia

Atendendo uma solicitação do prefeito Airton Garcia, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), anunciou na manhã desta terça-feira (26/01), no paço municipal, o investimento de R$ 8 milhões para a modernização da iluminação pública com luzes de LED ((light-emitting diode).

Boa notícia II

Sem custo algum para o município, 10.130 pontos de iluminação pública serão substituídos pela nova tecnologia de LED, que corresponde um terço de toda a iluminação pública da cidade.

 4 de novembro

A Prefeitura também concluiu nesta terça o trabalho de manutenção elétrica e iluminação do pontilhão 4 de novembro, que liga o centro da cidade à região da Vila Prado.

4 de novembro II

Essa iniciativa da Prefeitura em iluminar o viaduto 4 de novembro com energia fotovoltaica é bacana. Primeiro, economiza dinheiro público, segundo, elimina o problema dos "nóias de plantão" e utiliza tecnologia a serviço da coletividade. Que seja o começo de inúmeras melhorias neste setor de iluminação.

Pegando fogo

A questão da vacinação com a Coronavac dos profissionais da saúde em São Carlos está dando o que falar. Alguns servidores municipais, que não estão “selecionados” na linha de frente no combate a pandemia estão se sentindo excluídos.

Bravos

Os agentes de saúde por exemplo estão muito bravos (e com razão). Mas é preciso entender que existe um cronogramana, que poderá sofrer alterações dependendo do resultado de uma reunião que deverá ocorreu nesta quinta-feira dos membros do Comitê Emergencial do Coronavírus.

E como estão as doses...

Até a noite de ontem das 3960 doses que foram enviadas pelo Governo do Estado na semana passada, 1335 foram aplicadas. Destas 424 doses foram aplicadas em servidores municipais da saúde e 911 em funcionários de hospitais, maternidade, laboratórios entre outros.

Três equipes

Atualmente são apenas três equipes da Vigilância fazendo cumprir a programação de vacinação em hospitais, unidades de urgência e emergência (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Não queria estar na pele dela

Olha uma coisa precisa ser dita na coluna de hoje. Desde que a vacina chegou não está sendo nada fácil os dias para diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Crislaine Mestre. Ela está cobrando escanteio, cabeceando na área e tendo de fazer gol. E por conta dessa briga idiota entre Governo Federal e Estadual, quem está pagando o pato são as prefeituras municipais.

Não vou tomar

Falando em briga idiota, estamos sabendo que tem servidor municipal da saúde que está se recusando a tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A esses servidores vai o recado de que a Prefeitura estará em um primeiro momento advertindo-os, se mesmo assim continuarem a se recusar a tomar a vacina, correrão o risco até de serem mandados embora por justa causa. Tudo com base legal, segundo a Procuradoria Geral do Munícipio.

Finalmente

E não poderíamos de deixar de comentar a ação que a Prefeitura realizou no último domingo em algumas galerias na baixada do Mercado Municipal. A ação liderara pelo vice-prefeito Edson Ferraz, neste primeiro momento, retirou mais de cinco caçambas de terra e entulhos compactados devido as últimas enchentes, em um trecho de cerca de 25 metros de comprimento.

Finalmente II

Na segunda foi realizado um trabalho emergencial de desentupimento da galeria de água no córrego do Mineirinho, localizada próxima a Rotatória do Cristo. Após vistorias, foi constatado que o local estava obstruído por troncos de árvores. Cabe ressaltar que não é só tronco que obstrui a passagem das águas. O córrego também está bem assoreado.

A máquina

Tem uma máquina grande lá do lado do córrego parado já a mais de uma semana, não sabemos se é ela que irá iniciar o processo de desassoreamento do córrego. Vamos aguardar.

Para encerrar

Se todas as outras administrações tivessem realizado essa manutenção proposta, encabeçada e liderada pelo vice-prefeito Edson Ferraz, com certeza os impactos das enchentes não teria sido tão grandes como as duas últimas que atingiram a cidade.

Para encerrar II

Não quero dizer aqui que evitaria as enchentes, isso ainda está longe de acontecer, se é que algum dia isso irá ocorrer, mas o volume de água por cima das galerias seriam bem menor.

Até sexta

A beleza é o que encanta aos olhos, mas se a aparência explicasse a essência, o sabor seria desnecessário. Fale conosco: [email protected]


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