22/01/2021 às 12h45min - Atualizada em 22/01/2021 às 12h45min

Estado deverá entrar em fase vermelha todos os dias e aos fins de semana

Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. Plano SP

O governador João Dória (PSDB), deverá anunciar nesta sexta-feira (22), regras mais restritivas de isolamento social, e provavelmente irá determinar que todo o estado de São Paulo fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, a fase vermelha valerá a partir de 20h.

Nela, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

Seis novas regiões devem regredir à fase vermelha, na qual atualmente está apenas Marília. A capital paulista e a Grande São Paulo também sofrerão alterações e ficarão na fase laranja, que não permite o funcionamento dos bares.

Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o estado na fase vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e, consequentemente, os riscos de contaminação.

O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Pior momento – Em São Carlos, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, em de março do ano passado, a ocupação de leitos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde, está próxima da lotação máxima.

Na quinta-feira (21) a noite a taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS em São Carlos estava em 85,7%, (24 pessoas estavam internadas em leitos de UTI/SUS e 10 em leitos de UTI da rede particular). Na parte da manhã os hospitais púbicos (Santa Casa e Universitário) chegaram a ter 100% de ocupação.

O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica, além de leitos na rede particular.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.