06/01/2021 às 13h26min - Atualizada em 06/01/2021 às 13h26min

O novo governo começa com velhas figuras

No primeiro escalão, tivemos poucas surpresas na sua composição, ainda falta a PROHAB Ácidas da Política

O novo governo do prefeito Airton Garcia (PSL), começou oficialmente no dia 01 de janeiro de 2021. Pela campanha que fez que garantiu sua reeleição, imaginamos que Airton não irá inventar muitas coisas nos próximos anos (ou irá? Pois ainda existe sua obsessão pelo prédio da Faber), mas talvez teremos um governo mais atuante, já que seu vice, o incansável Edson Ferraz, está em todos os lugares ao mesmo tempo e o homem não para.

Secretariado

Mas iremos comentar na coluna de hoje a composição do seu primeiro escalão, formado por 19 secretários municipais, e os diretores presidentes do SAAE, FESC, Fundação Pró- Memória e PROHAB.

Não mexeu no time que ganhou

Com exceção da PROHAB, todos os jogadores do primeiro escalão já foram nomeados e tivemos pouquíssimas novidades. Airton preferiu mexer um pouquinho só no seu secretariado.

Irmã

Na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi nomeada sua irmã Amariluz Garcia Ferreira. Não podemos esperar nada dessa Secretaria, afinal ela não tem estrutura alguma. Do jeito que está, nem deveria existir, se enquadraria bem como uma diretoria de alguma outra pasta.

O vereador

Na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, teremos o vereador Paraná Filho, que gastou uma boa grana para se reeleger, conseguiu os votos necessários, mas nem irá assumir a cadeira que o povo lhe garantiu ao Legislativo. Quando esteve à frente da pasta, tocou a mesma sem muitas novidades, agora poderá fazer mais.

População de rua

Na Secretaria de Cidadania e Assistência Social, continua Glaziela Solfa que fez um trabalho satisfatório no primeiro mandato de Airton. Sua missão agora é buscar uma solução para a população de rua que só aumenta em São Carlos. No papel existe uma política para essas pessoas, mas na prática...Basta olhar os semáforos da cidade.

Faz o que pode e faz bem

Na Secretaria de Comunicação, continua Mateus de Aquino que fez um bom trabalho nos últimos quatro anos, mesmo sem estrutura alguma em sua pasta, conseguiu atender a todas as demandas da imprensa da cidade e divulgar as ações da Administrações. Além disso tudo, o “cara” é motociclista.    

Se não boicotarem

Na Secretaria de Educação, teremos a ex-reitora da UFSCar Wanda Hoffmann. O que esperar dela? Se os servidores da sua pasta deixarem, talvez ela consiga manter a Educação no mesmo patamar atual. Já está bom se conseguir isso. Mas repetimos, tudo depende dos servidores da Educação.

Desperdício

Na Secretaria de Esportes e Cultura, ficou o polivalente, ex-moço de Santa Eudóxia e agora vovô João Muller. Um desperdício no nosso ponto de vista. Muller é um baita político para ficar encostado no Esportes. Nem ele estava esperando isso, mas enfim, política é muito dinâmica.

Nota 10

Na Secretaria da Fazenda, permanece o competente Mário Antunes. Dispensa comentários. O melhor secretário da Fazenda dos últimos tempos. Discreto, humilde e honesto.

Dama de Ferro

Na Secretaria de Gestão de Pessoas, a dama de ferro são-carlense Helena Antunes, vai tocar o barco por mais quatro anos. Os servidores a odeiam, os administradores a amam. Merece ficar, pois afinal, ela briga, discute, se indispõe com muita gente, mas suas ações são embasadas na Lei e ponto final.

Premiê

No Governo o Doutor Edson Fermiano continua costurando a colcha de retalhos com o Legislativo e apagando outros incêndios nos bastidores do 5º andar. Fez, faz e continuará fazendo esse trabalho de forma satisfatória.

Bom nome

Já a Habitação e Desenvolvimento Urbano, teremos a liderança do Caio Graco Vilela Braga. Ele já ocupou a pasta na gestão Altomani e tentou fazer alguma coisa, mas o maestro não deixou. Tem tudo para dar certo nesse governo Airton. Competência ele tem de sobra.

ENIAC

Na Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, continua José Galizia Tundisi. Uma pena. Não merece nem comentário. Não fez nada em 4 anos, irá continuar a fazer nada nesta pasta que “deveria” ser uma das capacitadas na “Capital da Tecnologia”. Mas política é política...

Olha o cara aí

A Secretaria de Obras Públicas, não poderia ter um nome melhor. O nosso querido Julinho “Visionário” Alves Ferreira, afinal na PROHAB o que ele fez obras é algo impressionante. Só existem três problemas, a Justiça que está de olho nele, sua ojeriza com servidoras municipais e seus excessos de vez em quando.

Ex-prefeito

Luis Antonio Panone assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão. Essa nomeação está mais com cara de acordo político do que técnico, mas vamos esperar e dar um tempo ao ex-prefeito de Descalvado.

Pau pra toda obra

A Saúde vai continuar sendo tocado pelo esforçado e amigo Marcos Palermo. Fez o que pode nos anos anteriores e irá continuar a fazer. Nada mais que isso. Se conseguir manter a Saúde no nível que está já está bom. Ah, mas o colunista está louco em falar que tá bom deixar do jeito que está? Não estamos loucos, somos realistas, a saúde pública do Brasil sempre foi um problema e continuará sendo.

O Coronel

A Segurança Pública continua tento a frente o coronel Samir Gardini. Esse também dispensa comentários. Estruturou a Guarda Municipal, deu moral para a tropa, vem ampliando o sistema de monitoramento por câmeras e lidera com pulso firme toda a estrutura desta importante pasta. Além de interagir muito bem com a Polícia Civil e Militar.

Trator

Mariel Olmo continua na Secretaria de Serviços Públicos. Começou o governo passado do Airton, meio que patinando, mas depois engrenou e está tendo um papel importantíssimo na recuperação da cidade, após os estragos que as chuvas causaram.  

Conseguiu

Na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, temos o Nino Mengatti, que era da Educação, se aventurou como candidato a prefeito em Araraquara e implorou por um cargo no atual Governo. Conseguiu. O que esperar? Geração de empregos, mas sem festa política de R$ 1 milhão igual o seu antecessor ok, Nino?

O Rei dos Semáforos

No Transporte e Trânsito, retorna o mega, o supimpa, expert, gênio o suprassumo do trânsito Coca Ferraz. O que esperar dele? Oras, fácil. Mais caixões pretos (semáforos) por toda a cidade e suas intervenções que na maioria das vezes não agradam ninguém. Também esperamos que ele consiga licitar o transporte público. Mas não usa papel de pão viu Coca, na gestão anterior não deu certo.

O que fizer já tá bom

Na Secretaria Especial de Infância e Juventude, outra das poucas novidades nesse primeiro escalão. Ana Beatriz Sodelli. O que esperar dela? Nada, qualquer coisa que ela implantar será melhor que o seu antecessor Paulo Wilhelm. Até hoje não entendemos como ele não conseguiu fazer nada nesta pasta. E olha que ele é um baita cara gente fina. Vai entender.

Sem novidades

Nas fundações e autarquias nenhuma novidade. A FESC continua liderada pelo Fernando Henrique Carvalho; na FESC, Maria Isabel Alves Lima e o SAAE, Benedito Marchezin. Este último o mais cobrado dos três e continuará assim nos próximos quatro anos.

Já a PROHAB

O diretor presidente da PROHAB, será empossado após a reunião do Conselho para a escolha do dirigente, que deve acontecer no próximo dia 19 de janeiro. Será que teremos aí mais uma surpresa ou o cargo será ocupado por um nome definido “nos acordos políticos do 5º andar”? Vamos esperar o dia 19.

E os demais escalões

Pelo visto também não teremos muitas novidades nas nomeações.

Merecido

A presidência da Câmara Municipal, revela mais um político sério, batalhador e merecedor do cargo. O vereado Roselei Françoso (MDB). A exemplo do seu antecessor, o vereador Lucão Fernandes (MDB), Roselei amadureceu, aprendeu a fazer política, se especializou e acima de tudo, continua um político humilde (pessoa ele já é faz tempo).

Um baita político

Roselei está no seu terceiro mandato, na última eleição obteve 1682 votos.  Com uma forte ação política na Educação, Roselei ao longo dos últimos anos, abriu seu leque de atuação, aprendeu a andar nos bastidores políticos tanto da situação e da oposição e como prêmio recebeu a presidência da Câmara com apenas um voto contrário à sua eleição.

Pastou, mas chegou lá

Sua trajetória até chegar na presidência não foi fácil. Nascido em São Carlos e criado no distrito de Santa Eudóxia, Roselei “pastou” bastante para chegar onde chegou. No campo político sua projeção começou graças ao Partido dos Trabalhadores, tentava ser vereador desde 2000, mas não deu e mesmo assim não perdeu as esperanças e hoje é um parlamentar de destaque na nossa política. Sucesso vereador!

Trabalho

Bom mas agora falando em trabalho, Roselei, afirmou que vai discutir com seus pares sobre a possibilidade de construir um prédio para abrigar uma nova Câmara Municipal. Será que desta vez o tema evolui?

Novo prédio

O atual prédio que abriga a Câmara já não serve mais a bastante tempo. Será que estão esperando algo mais grave ocorreu na edificação? A sede do legislativo é um prédio antigo, bem antigo e já não comporta mais “puxadinhos” e “gambiarras elétricas”, passou da hora de arrumar um novo local. Quem avisa, amigo é.

Radares

Tem muita gente estranhando e questionando a presença dos agentes de trânsito ao lado dos três radares móveis que operam diariamente em São Carlos. Nas redes sociais, surgem perguntas das mais variadas já que os equipamentos pertencem a uma empresa privada que presta serviços para a Prefeitura.

Radares II

Pois bem a presença dos agentes ao lado dos radares se tornou obrigatória a partir da publicação da Resolução Contran Nº 798, de  2 de Setembro de 2020 que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques.

Radares III

O parágrafo 4º do artigo 7º da Resolução cita que “Os medidores de velocidade do tipo portátil somente devem ser utilizados por autoridade de trânsito ou seu agente, no exercício regular de suas funções, devidamente uniformizados, em ações de fiscalização, não podendo haver obstrução da visibilidade, do equipamento e de seu operador, por placas, árvores, postes, passarelas, pontes, viadutos, marquises, ou qualquer outra forma que impeça a sua ostensividade.

Radares IV

Portanto para aqueles que questionam a presença dos agentes de trânsito, está aí a resposta. Não é culpa do prefeito, não é culpa dos vereadores e muito menos dos agentes. É Lei! Para quer quiser saber mais, acesse o link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-798-de-2-de-setembro-de-2020-276446814

Até sexta-feira

"Enquanto na Europa as autoridades não têm cerimônia para usarem todos os recursos para surpreender os infratores, aqui só falta botar banda de música para anunciar a presença do radar" (Rodolfo Rizzotto, coordenador do programa SOS Estradas). Fale conosco: [email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp